Nome do Projeto
O Leitor como produtor e a percepção do processo de literarização das relações vitais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2023 - 01/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A necessária articulação da literatura com o processo de formação do leitor se torna cada vez mais evidente no cenário atual em que a própria autoria se dilui em meio à tecnologia e ao avanço da inteligência artificial. O empobrecimento da criação artística deriva das leituras empobrecidas e, assim como Walter Benjamin destacou, o tratamento dialético dessa questão (...) não pode de maneira alguma operar com essa coisa rígida e isolada: obra, romance, livros. Ele deve situá-la nos contextos sociais vivos" (2012, p. 131). Ainda que Benjamin tenha como foco o autor como produtor, é possível a atualização para o o leitor como produtor devido a sua importância nesse processo. A fusão de vários elementos e técnicas presentes na produção literária muitas vezes somente é acessada por um leitor capaz de compreender e intermediar - em uma situação formativa - essa perspectiva para outros leitores que também são e poderão se tornar autores capazes de produzir complexidades e não apenas simplificações e generalizações a partir do existente e disponível na cultura.

Objetivo Geral

Atividades de pesquisa visando articular a análise de textos literários considerando os vários campos do conhecimento que se cruzam para viabilizar reflexões necessárias a partir de diálogos intertextuais e considerando a pluralidade de mídias nas quais ocorrem a produção cultural e artística. Neste cenário, o papel do leitor como produtor será evidenciado como central para o avanço da produção artística e literária.

Justificativa

A principal justificativa para a proposta de pesquisa de forma geral, ou seja, na possibilidade de construção de um espaço de debate visando reorientar a percepção do leitor (seja ele idealizado, real, em seu processo formativo próprio e/ou na atuação docente) parte do diálogo com a reflexão benjaminiana: “Se voltarmos agora o olhar ao processo de fusão das formas literárias, mencionado no início, veremos como a fotografia, a música e outros elementos, que não conhecemos ainda, mrgulham naquela massa líquida incandescente da qual serão cunhadas as novas formas. Confirma-se, assim, que é somente a literarização de todas as relações vitais que permite dar uma ideia exata do alcance desse processo de fusão, do mesmo modo que é nível da luta de classes que determina a temperatura na qual se dá a fusão, de modo mais ou menos completo” (2012, p. 140).
Benjamin não destaca ou aprofunda – ao menos não diretamente – o papel do leitor, podendo ser aessado, talvez, enquanto percurso para a autoria, para a produção, o produtor. Assim, o aspecto central da leitura formativa e produtiva pode reestabelecer vínculos com base na intertextualidade, interdisciplinaridade e intermidialidade que estão presentes na nossa contemporaneidade e afetam a nossa percepção da realidade, tanto cultural quanto política, fator decisivo para a manutenção de uma sociedade democrática, ainda que com todos os problemas advindos de um processo burgués que não reconhece as desigualdades sociais e o processo histórico de opressão. No entanto, é a ideia por ele desenvolvida acerca do autor que permite a percepção de um outro tipo de leitor em constante formação que restabelece a si mesmo como um bem incompressível – na definição de Antonio Candido – capaz de dialogar com essa diversidade de relações vitais literarizadas sem sucumbir à previsibilidade de um horizonte de expectativas limitado. As leituras prévias não sustentam um processo interpretativo capaz de acessar a verdade, mas apenas uma constatação da historicidade do sujeito-leitor enquanto pertencente a um espaço de diálogo e de (re)inclusão de si na construção da sociedade e da própria história.

Metodologia

As leituras e discussões se pautarão na contribuição que as análises e interpretações advindas da relação entre os textos literários e as perspectivas teórico-críticas oferecem a outras áreas do conhecimento. Essa preocupação evidencia ampliar um processo que articula o caráter interdisciplinar na direção de se estabelecer uma troca e salientar quais aspectos ampliam as possibilidades de leitura no campo dos estudos literários, além de manter a recepção das outras áreas do conhecimento visando a compreensão do texto literário e das demais manifestações artísticas e culturais que se relacionam com a linguagem.
Nesse campo de atuação, as diversas mídias são inseridas em seus diversos contextos, problematizando contexto e condições de produção, tecnologias envolvidas em sua produção e recepção, diálogos entre as artes e contribuições entre as diversas linguagens/artes em consonância com os embasamentos teóricos necessários para abordar essas complexidades.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os resultados das atividades de pesquisa, assim como das ações de extensão e ensino que serão desenvolvidas em complemento aos objetivos, oportunize espaço para uma valorização da formação de leitores, especialmente os literários, em uma nova situacionalidade histórica e social. O entendimento de que os textos literários e constituem de inutensílios acaba por não refletir de forma positiva no conjunto da sociedade e dos processos educativos que insistem em encontrar elementos que correspondam de forma direta e com resultados administrados (como na própria estrutura exigida para o cadastro deste projeto) com antecedência e previsibilidade. Apesar de ser algo importante e necessário para o planejamento, a lógica que impera acaba por normatizar processos de construção de forma desconexa, ignorando a imprevisibilidade do caráter humano e da criação artística e literária. Dessa forma, o redimensionamento dessa premissa de base pretende resultar em uma reorganização da própria definição de indicadores e resultados, esperando um dinamismo que extrapole os indicadores. Mesmo assim, essas discussões serão disponibilizadas e publicizadas mediante a apresentação em eventos e revistas científicas para ampliação dos debates e problematizações que envolvem desde a formação de professores e leitores até o papel da inteligência artificial no campo da produção artística e literária.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELE CAROLINE AGUIAR DOS SANTOS
FRANCINE NUNES DE SOUZA
JOAO LUIS PEREIRA OURIQUE8
LARISSA KONZE DE VARGAS
SHANE ALVES COSTA
SIMONE SANTOS DE SOUZA

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