Nome do Projeto
Jogatina: criação colaborativa, direção e iniciação teatral
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/06/2023 - 25/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de pesquisa "Jogatina: criação colaborativa, direção e iniciação teatral" prevê a prática da criação e da direção colaborativa de cenas teatrais e tem como base a prática como pesquisa em artes cênicas. Dentre suas ações principais estão previstas a criação de esquetes teatrais com elenco de pequena formação bem como a criação colaborativa de solos e monólogos. A direção rotativa de cenas, modo de criação que vem sendo experiemntado pela professora diretora proponente desde 2013, com estudantes-artistas-pesquisadores, será o eixo central de investigação. Apresentações teatrais em escolas da rede pública de pelotas, nos diversos campus da universidade e em espaços culturais comunitários da cidade de Pelotas também serão realizadas em ações de extenção vinculadas ao projeto.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é a prática da criação e da direção colaborativa de cenas teatrais. O projeto terá a prática como pesquisa em artes como eixo fundamental e focará tanto na iniciação ao teatro como no aperfeiçoamento artístico de pessoas já iniciadas na prática teatral. A pesquisa será composta por diversas ações, sendo a primeira delas a criação de esquetes a partir de contos de crime e suspense a serem criadas por estudantes da graduação em teatro e apresentadas para estudantes de ensino médio da rede púclica de Pelotas. Outra ação, desta vez voltada para extensão, será a realização de mostra das esquetes criadas em escolas da rede pública pelotense complementadas com atividades de mediação e recepção teatral. Também, para o segundo ano do projeto, estão previstas a criação colaborativa de solos monólogos, com temática ainda a definir, atividade que abarcará mais uma ação de pesquisa dentro do projeto.

Objetivos específicos:
-criação de esquetes teatrais
-criação de cenas teatrais em grupo, dialogos, solos e monólogos
-criação de dramatrugia
-criação de jogos de cena
-realização de mostra de cenas em escolas públicas de esnino médio
-mediação teatral e atividades de pedagogia do espectador realizadas entre estudantes universitários e secundaristas.

Justificativa

A necessidade de retomada do Projeto de Pesquisa Jogatina, anteriormente realizado aqui na UFPel no período de 2013 à 2015, deu-se a partir da prática de criação colaborativa de cenas teatrais realizada na disciplina optativa Processos Coletivos de Criação do Curso de Teatro, em 2022.2, quando a professora e um grupo de estudantes optaram por seguir em sala de ensaio aprofundando a prática criativa colaborativa de cenas teatrais.
A primeira versão do rojeto Jogatina tinha como fundamentação as peças diáticas de Bertolt Brecht, a teoria do teatro Pós Dramático e suas possíveis contribuições para a pedagogia do teatro. Agora nesta nova versao de Jogatina, a ênfase estará mais aprofundada na criação e na direção colaborativas e na iniciação teatral. O projeto integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Teatro Educação e Práxis Social da UFpel.

Metodologia

A metodologia de pesquisa em artes cênicas utilizada será fundamentalmente a Prática como Pesquisa. A base desta prática será a Direção Rotativa de Cenas, modo de criação colaborativa que vem sendo investigado pela diretora e professora teatral coordenadora do projeto desde 2015, na primeira versão do Projeto Jogatina. Modo este que foi também retrabalhado, resignificado e aprimorado através da pesquisa de doutoramento da professora proponente no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia/UFBA, com tese defendida em 2022.

Indicadores, Metas e Resultados

-esquetes teatrais
-cenas teatrais em grupo, monólogos, dialogos e solos
-mostra de cenas em escolas públicas
-relatório de atividades
-participação em eventos acadêmicos

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BERTHA BUENO BOCK
Isis Peres Chaves
LORENZO PALMEIRO LENZ
LUARA DIAS FERNANDES
MURILLO SPONTON PERES
MURILO DE FREITAS SATTE ALAM
Maria Amélia Gimmler Netto4
PEDRO RENAN VALERON WEBER
SAMIRA GONCALVES SARAYA
THAYNA GERALDO DO NASCIMENTO CAETANO

Página gerada em 28/04/2024 23:23:28 (consulta levou 0.167328s)