Nome do Projeto
Jogatina: criação colaborativa, direção e iniciação teatral
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/06/2023 - 25/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de pesquisa "Jogatina: criação colaborativa, direção e iniciação teatral" prevê a prática da criação e da direção colaborativa de cenas teatrais e tem como base a prática como pesquisa em artes cênicas. Dentre suas ações principais estão previstas a criação de esquetes teatrais com elenco de pequena formação bem como a criação colaborativa de solos e monólogos. A direção rotativa de cenas, modo de criação que vem sendo experiemntado pela professora diretora proponente desde 2013, com estudantes-artistas-pesquisadores, será o eixo central de investigação. Apresentações teatrais em escolas da rede pública de pelotas, nos diversos campus da universidade e em espaços culturais comunitários da cidade de Pelotas também serão realizadas em ações de extenção vinculadas ao projeto.
Objetivo Geral
O objetivo geral deste projeto é a prática da criação e da direção colaborativa de cenas teatrais. O projeto terá a prática como pesquisa em artes como eixo fundamental e focará tanto na iniciação ao teatro como no aperfeiçoamento artístico de pessoas já iniciadas na prática teatral. A pesquisa será composta por diversas ações, sendo a primeira delas a criação de esquetes a partir de contos de crime e suspense a serem criadas por estudantes da graduação em teatro e apresentadas para estudantes de ensino médio da rede púclica de Pelotas. Outra ação, desta vez voltada para extensão, será a realização de mostra das esquetes criadas em escolas da rede pública pelotense complementadas com atividades de mediação e recepção teatral. Também, para o segundo ano do projeto, estão previstas a criação colaborativa de solos monólogos, com temática ainda a definir, atividade que abarcará mais uma ação de pesquisa dentro do projeto.
Objetivos específicos:
-criação de esquetes teatrais
-criação de cenas teatrais em grupo, dialogos, solos e monólogos
-criação de dramatrugia
-criação de jogos de cena
-realização de mostra de cenas em escolas públicas de esnino médio
-mediação teatral e atividades de pedagogia do espectador realizadas entre estudantes universitários e secundaristas.
Objetivos específicos:
-criação de esquetes teatrais
-criação de cenas teatrais em grupo, dialogos, solos e monólogos
-criação de dramatrugia
-criação de jogos de cena
-realização de mostra de cenas em escolas públicas de esnino médio
-mediação teatral e atividades de pedagogia do espectador realizadas entre estudantes universitários e secundaristas.
Justificativa
A necessidade de retomada do Projeto de Pesquisa Jogatina, anteriormente realizado aqui na UFPel no período de 2013 à 2015, deu-se a partir da prática de criação colaborativa de cenas teatrais realizada na disciplina optativa Processos Coletivos de Criação do Curso de Teatro, em 2022.2, quando a professora e um grupo de estudantes optaram por seguir em sala de ensaio aprofundando a prática criativa colaborativa de cenas teatrais.
A primeira versão do rojeto Jogatina tinha como fundamentação as peças diáticas de Bertolt Brecht, a teoria do teatro Pós Dramático e suas possíveis contribuições para a pedagogia do teatro. Agora nesta nova versao de Jogatina, a ênfase estará mais aprofundada na criação e na direção colaborativas e na iniciação teatral. O projeto integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Teatro Educação e Práxis Social da UFpel.
A primeira versão do rojeto Jogatina tinha como fundamentação as peças diáticas de Bertolt Brecht, a teoria do teatro Pós Dramático e suas possíveis contribuições para a pedagogia do teatro. Agora nesta nova versao de Jogatina, a ênfase estará mais aprofundada na criação e na direção colaborativas e na iniciação teatral. O projeto integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Teatro Educação e Práxis Social da UFpel.
Metodologia
A metodologia de pesquisa em artes cênicas utilizada será fundamentalmente a Prática como Pesquisa. A base desta prática será a Direção Rotativa de Cenas, modo de criação colaborativa que vem sendo investigado pela diretora e professora teatral coordenadora do projeto desde 2015, na primeira versão do Projeto Jogatina. Modo este que foi também retrabalhado, resignificado e aprimorado através da pesquisa de doutoramento da professora proponente no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia/UFBA, com tese defendida em 2022.
Indicadores, Metas e Resultados
-esquetes teatrais
-cenas teatrais em grupo, monólogos, dialogos e solos
-mostra de cenas em escolas públicas
-relatório de atividades
-participação em eventos acadêmicos
-cenas teatrais em grupo, monólogos, dialogos e solos
-mostra de cenas em escolas públicas
-relatório de atividades
-participação em eventos acadêmicos
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BERTHA BUENO BOCK | |||
GUSTAVO TEIXEIRA DUARTE | |||
Isis Peres Chaves | |||
LORENZO PALMEIRO LENZ | |||
LUARA DIAS FERNANDES | |||
MURILLO SPONTON PERES | |||
MURILO DE FREITAS SATTE ALAM | |||
Maria Amélia Gimmler Netto | 4 | ||
NATALIA ALVES BAHR | |||
PEDRO RENAN VALERON WEBER | |||
SAMIRA GONCALVES SARAYA | |||
THAYNA GERALDO DO NASCIMENTO CAETANO |