Nome do Projeto
INTERAÇÃO EM SITES DE REDES SOCIAIS: SENTIDOS EM CONSTRUÇÃO DIALÓGICA
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2023 - 31/08/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto tem como base a noção de que a linguagem serve às necessidades interacionais dos sujeitos e de que o sentido não é propriedade das palavras, mas surge nas situações de interação. Isso envolve falar das relações entre linguagem e sociedade como proposto pela Análise Dialógica do Discurso (ADD), abordado o modo como se dá a apreensão do mundo pelo sujeito. Tem-se como foco a concepção de sentido como um vir a ser, postulado e por se realizar no diálogo das interações on-line, seja com os conteúdos que são publicados no meio virtual, seja com os sujeitos que se encontram nesse espaço. Isso implica em verificar as relações entre linguagem e realidade, especificamente em como o sentido nasce das/nas situações concretas de interação e implica índices sociais de valores, criados mediante o discurso, e as condições sociais e históricas da construção dos enunciados, o que se vincula com a concepção de ideologia da ADD. Assim, para se compreender as relações entre linguagem e mundo concreto, ou a apreensão de mundo pelos sujeitos, é necessário entender o ideológico como elemento constitutivo da linguagem, pois ele permeia essa apreensão, como reflexo e refração. Para isso, é preciso entender as formas da língua como obtendo sentido (da ordem da enunciação e do discurso) com base na significação das palavras (da ordem da língua) em sua mobilização pelas formas concretas com que se manifesta o sistema de comunicação social organizada; entendendo a interação e suas formas em sua relação com as situações concretas em que ela acontece. Desse modo, trabalha-se com uma perspectiva teórico-analítica que combina o trabalho com a língua (o texto) e com a situação de enunciação dos gêneros na esfera digital de acordo com as condições sociais e históricas em que são produzidos e recebidos e em que circulam e o tipo de locutor que os produz para quais interlocutores. O objeto de que se trata é o enunciado concreto, aquele efetivamente produzido, em sua eventeidade e repetibilidade, as “formas relativamente estáveis” de ação linguística, integradas ao comportamento humano, ou seja, os gêneros do discurso. Por fim, é preciso destacar que, embora o ponto de partida de um trabalho discursivo não seja as significações na língua, mas as condições concretas nas quais surgem os sentidos, consideram-se as significações, mas para ir além delas, relacionando-se os conceitos de significação (que é do plano da língua como sistema) aos de sentido, ou tema (que é do plano da linguagem). As significações se manifestam em frases, unidades da língua, e os sentidos, em enunciados, unidades da linguagem em uso, da atualização efetiva das possibilidades expressivas da língua. Assim, as significações não são o fator determinante, embora sejam indispensáveis para a instauração de sentidos. Desse modo, ainda que se considerem diferentes acepções de uma dada palavra, a produção de sentidos mobiliza essas acepções para seus fins específicos, ideologicamente marcados, em vez de restringir-se a significações cristalizadas. Para a concepção dialógica importa, portanto, a mobilização de significações na língua para criar sentidos na linguagem.
Objetivo Geral
O objetivo geral desta pesquisa é analisar a interação verbal (ou verbo-visual) em sites de redes sociais em um trabalho linguístico-discursivo que parta, ao mesmo tempo, de enunciados efetivamente produzidos (nível do sentido) e da palavra no sistema da língua (nível da significação) para verificar de que maneiras as significações na língua são apropriadas pelos discursos e servem à instauração de sentidos na linguagem. Para isso, é necessário entender o sentido como um produto ideológico não só como constituindo uma parte da realidade natural ou social mas também como reflexo e refração dessa realidade que lhe é exterior e a ideologia como fundada no dinamismo do vir a ser das avaliações ideológicas que marcam toda palavra, texto, enunciado, discurso.
Justificativa
Esta pesquisa se justifica em função da necessidade de tratar as questões discursivas nas análises de gêneros, muitas vezes reduzidas ao tratamento dos aspectos textuais. São estudos que priorizam os sentidos estabelecidos, buscados nos textos objetos de análise.
Tratar o sentido a partir da teoria dialógica envolve um trabalho integrado do plano linguístico-textual mais estrito (a chamada materialidade textual) e do plano enunciativo mais amplo. Esta concepção parte da ideia de que as palavras não têm um sentido dado, mas adquirem sentido nos contextos de uso, que envolvem a interação entre interlocutores específicos, em esferas de atividade e mediante gêneros. É preciso, para isso, considerar que a linguagem é a união entre as possibilidades do conjunto de signos, também mutável, porém mais estabilizado, e as realidades do sistema do uso. Não se pode estudar só um dos conjuntos sem considerar que, com isso, não se estude a totalidade do fenômeno enfocado, pois em relação à linguagem forma, conteúdo, material etc. estão ligados de maneira inseparável na realidade do uso por sujeitos em situações concretas de interação.
Por outro lado, ao se considerar as relações dialógicas estabelecidas em sites de redes sociais, os sentido que os sujeitos às coisas do mundo (sempre valoradas em um processo de reflexo e refração da realidade), é tido, por muitos, como desprovido de ideologia, como “opinião pessoal”, como se este não fosse um enunciado em que ele expressa a sua valoração ao instaurar sentidos no que diz. Se a significação é considerada um processo social contínuo de instauração de eventos significativos, a produção de sentidos deve ser analisada considerando necessariamente o contexto histórico-social interativo em que são produzidos os discursos, porque este é contexto constitutivo do sentido.
Tratar o sentido a partir da teoria dialógica envolve um trabalho integrado do plano linguístico-textual mais estrito (a chamada materialidade textual) e do plano enunciativo mais amplo. Esta concepção parte da ideia de que as palavras não têm um sentido dado, mas adquirem sentido nos contextos de uso, que envolvem a interação entre interlocutores específicos, em esferas de atividade e mediante gêneros. É preciso, para isso, considerar que a linguagem é a união entre as possibilidades do conjunto de signos, também mutável, porém mais estabilizado, e as realidades do sistema do uso. Não se pode estudar só um dos conjuntos sem considerar que, com isso, não se estude a totalidade do fenômeno enfocado, pois em relação à linguagem forma, conteúdo, material etc. estão ligados de maneira inseparável na realidade do uso por sujeitos em situações concretas de interação.
Por outro lado, ao se considerar as relações dialógicas estabelecidas em sites de redes sociais, os sentido que os sujeitos às coisas do mundo (sempre valoradas em um processo de reflexo e refração da realidade), é tido, por muitos, como desprovido de ideologia, como “opinião pessoal”, como se este não fosse um enunciado em que ele expressa a sua valoração ao instaurar sentidos no que diz. Se a significação é considerada um processo social contínuo de instauração de eventos significativos, a produção de sentidos deve ser analisada considerando necessariamente o contexto histórico-social interativo em que são produzidos os discursos, porque este é contexto constitutivo do sentido.
Metodologia
Esta pesquisa compreende as seguintes fases:
- leitura de obras do Círculo de Bakhtin e de seus comentadores brasileiros, que estabeleceram no país a Análise Dialógica do Discurso, com ênfase em aspectos fundamentais para o tratamento discursivo dos textos: gênero discursivo, relações dialógicas, enunciado concreto, responsividade, valoração, ideologia, sentido etc;
- análise de diferentes exemplares gêneros discursivos que são produzidos, recebidos e que circulam em sites de redes sociais, buscando compreender os sentidos dados aos eventos sociais relatos/comentados, considerando o discurso como constituído pela sua estrutura linguístico-textual e articulação ao contexto;
- socialização dos resultados da pesquisa.
- leitura de obras do Círculo de Bakhtin e de seus comentadores brasileiros, que estabeleceram no país a Análise Dialógica do Discurso, com ênfase em aspectos fundamentais para o tratamento discursivo dos textos: gênero discursivo, relações dialógicas, enunciado concreto, responsividade, valoração, ideologia, sentido etc;
- análise de diferentes exemplares gêneros discursivos que são produzidos, recebidos e que circulam em sites de redes sociais, buscando compreender os sentidos dados aos eventos sociais relatos/comentados, considerando o discurso como constituído pela sua estrutura linguístico-textual e articulação ao contexto;
- socialização dos resultados da pesquisa.
Indicadores, Metas e Resultados
Esperam-se, como resultado dessa pesquisa, a produção de conhecimento teórico-analítico e a veiculação de trabalhos que evidenciem a construção de sentidos em enunciados de sites de redes sociais, demonstrando os mecanismos de discursivização, ou seja, as intencionalidades que desencadeiam as escolhas linguístico-textuais a partir do contexto e dos interlocutores, das respostas esperadas (ou não) que determinam o vir a ser da unidade de produção de sentido.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CLARA MOLINA DOS SANTOS | |||
BRUNA KRUGER GARCIA | |||
EDUARDO SOARES DA CUNHA | |||
Gabriele Valim Vargas | |||
HELENA PEREIRA QUINES | |||
JESSICA DA SILVEIRA FARIAS | |||
KARINA GIACOMELLI | 4 | ||
LAIS BARBOSA SILVA | |||
LAÍZE AMARAL DA COSTA | |||
LUANA PERES GULARTE | |||
Letícia Garcia Silva | |||
NATASHA FERNANDES WILLMS | |||
NIKOLAS CORRÊA SOUZA | |||
RAQUEL PORTELLA DE SOUZA | |||
TAIANE GONCALVES DE CASTRO | |||
THAMARA FURTADO DOS SANTOS | |||
Vanessa David Acosta |