Nome do Projeto
Populismos contemporâneos: compreensões a partir da análise de discurso de Laclau e Mouffe
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2023 - 31/08/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto de pesquisa visa compreender as construções populistas que têm emergido nos últimos anos em diversas partes do globo. Com base em um arcabouço teórico contemporâneo, entende-se que não há populismo (no singular), mas populismos que se diferenciam, fundamentalmente, em termos ideológicos – embora essa compreensão não esgote as distinções entre os populismos que se apresentam hoje, e mesmo os que vigoraram em outros momentos. É no sentido de buscar entendimento mais completo e complexo desse fenômeno, suas causas e consequências, que o projeto é apresentado.

Objetivo Geral

Compreender o fenômeno dos populismos contemporâneos.

Justificativa

O populismo tem sido abordado no cotidiano em sentido bastante pejorativo. Na academia brasileira, entre pesquisadores/as da área de Ciência Política, o quadro não é diferente, sendo o “populismo” abordado, em geral, sem precisão conceitual e com acepção ligada à ideia de “uso das massas”. Em contraposição, investigadores/as ao redor do mundo têm aprofundado análises a partir de estudos de caso que proliferam nos últimos tempos. A pesquisa proposta, embasada em abordagens contemporâneas sobre o fenômeno populista, trará aprofundamento no seu entendimento à academia brasileira. É patente a relevância da proposta vistos os casos caracterizados como populistas, tanto na Europa, nos Estados Unidos como na América Latina. Também se justifica no sentido de compreender essa realidade para além da significação negativa, conforme proposto por autores como Laclau (2013). O projeto é viável, dado que possui recursos humanos qualificados para desempenhar as atividades de pesquisa e por contar com fontes disponíveis para análise – em termos gerais, materiais escritos e não escritos disponibilizados em diferentes meios, em geral acessíveis gratuitamente por meios digitais.

Metodologia

A metodologia, inicialmente, tem base na análise teórico-crítica da literatura. Busca-se uma análise bibliográfica sobre a literatura de Ciência Política e Filosofia Política acerca do populismo. A partir de materiais teórico-metodológicos sobre análise de discurso – fundamentalmente de Laclau e Mouffe – buscar-se-á compreender casos populistas em diferentes partes do mundo. Devido às especificidades de cada caso, o corpus discursivo será definido conforme as referidas particularidades. Como exemplo, indicamos o primeiro objeto de análise: o caso brasileiro. Para essa análise utilizaremos dados disponibilizados sobre as eleições presidenciais do Brasil de 2022, como peças publicitárias do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, postagens e publicações em redes sociais como Twitter e Youtube, lançamentos de campanhas, debates televisionados, entre outros. Guiados pela análise discursiva da Escola de Essex, examinaremos o corpus discursivo buscando compreender/revelar: a) o antagonismo apresentado ao líder, que permite a própria existência deste; b) o líder populista, que consubstancia os diversos elementos das demandas de um povo; c) os elementos que, ao se articularem, assumem um nome/líder; d) o povo que, por meio de suas demandas, assume um líder. Da mesma forma do caso brasileiro, outros estudos de casos populistas serão tratados com base nesta esquematização metodológica.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores
- Expandir a compreensão e a análise crítica sobre o fenômeno populista no Brasil e em outras partes do mundo;
- Evidenciar especificidades de casos populistas analisados.
- Demonstrar a importância de compreender o populismo para além do limitativo entendimento pejorativo vigente, fundamentalmente, na academia brasileira.

Metas
- Apresentação de trabalhos de discentes de graduação e de pós-graduação e de docentes em eventos científicos;
- Publicação de trabalhos de em anais de eventos por discentes de graduação e de pós-graduação e de docentes;
- Publicação de artigos em periódicos especializados;
- Produção de trabalhos de conclusão de curso, de dissertações e de teses, com inspiração no projeto de pesquisa;
- Publicação de livro referente à pesquisa.

Resultados esperados
- Demonstrar a existência de populismos (no plural), adequando a compreensão de cada caso às suas respectivas contingências;
- Assentar pontos para entender a constituição dos populismos;
- Aprofundar a discussão teórica em torno do populismo frente à literatura especializada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE RIBEIRO CASIMIRO LOPES
BIANCA DE FREITAS LINHARES40
Beatriz Franco Pereira do Vale
Benjamin Arditi
CORINA GONSALES VEGA
DANIEL DE MENDONCA36
FELIPE CORRAL DE FREITAS
GUSTAVO GILSON SOUSA DE OLIVEIRA
HUGO HELENO CAMILO COSTA
IAN BOTELHO SOARES
ISABELA RODRIGUES DO NASCIMENTO
JOANILDO ALBUQUERQUE BURITY
LETICIA BARON
LUANA DIAS LAMEIRA
LUCAS GARCIA DA SILVA
Lucas Antônio Penna Rey
MANUEL SEBASTIÁN BARROS
Mercedes María Barros
Renata da Silva
Renata da Silva
Silvia Teresa Morelli Gasó
THALES MORBACH LANGE

Página gerada em 23/04/2024 18:16:44 (consulta levou 0.158768s)