Nome do Projeto
Análise da influência da umidade no consumo de climatização de edifícios isolados termicamente
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2023 - 31/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O objetivo geral da pesquisa é verificar as possibilidades de minimizar os impactos da umidade no consumo de energia de climatização de edificações residenciais com elevado nível de isolamento térmico. O projeto de pesquisa está organizado em 3 etapas. Na primeira etapa será modelado uma edificação residencial com elevado nível de isolamento térmico, atendendo aos preceitos da Standard Passive House. Serão utilizados os softwares PH Design, Sketchtup e PHPP. A partir da etapa de modelagem, será analisado o consumo de climatização e o impacto da umidade neste consumo. Posteriormente, serão realizadas na segunda etapa otimizações da renovação do ar interior da edificação, observando estratégias de ventilação natural, como também ventilação mecânica. Na terceira fase serão analisados os resultados do processo de otimização, verificando as possibilidade de melhorar os desempenho da edificação considerando a ventilação natural e artificial. Pretende-se com isso preencher a lacuna dos efeitos da umidade no desempenho de edificações com elevado nível de isolamento térmico. Como resultados esperados pretende-se definir uma gestão eficiente da ventilação/renovação de ar dos ambientes interiores da edificação eficiente energeticamente.

Objetivo Geral

O objetivo geral da pesquisa é verificar as possibilidades de minimizar os impactos da umidade no consumo de energia de climatização de edificações residenciais com elevado nível de isolamento térmico.

Justificativa

Edificações com elevado nível de isolamento térmico são uma realidade nova no contexto brasileiro. São edificações que apresentam elevado nível de conforto térmico e baixo consumo de energia. Existe uma lacuna a ser preenchida no âmbito da discussão do desempenho termoenergético dessas edificações. Dentro desse contexto esse trabalho pretende verificar as possibilidades de minimizar os impactos da umidade no consumo de energia de climatização de edificações residenciais com elevado nível de isolamento térmico.

Metodologia

A pesquisa é exploratória, com a utilização da simulação computacional como estratégia de pesquisa. O projeto de pesquisa está organizado em 3 etapas. Na primeira etapa será modelado uma edificação residencial com elevado nível de isolamento térmico, atendendo aos preceitos da Standard Passive House. Serão utilizados os softwares PH Design, Sketchtup e PHPP. A partir da etapa de modelagem, será analisado o consumo de climatização e o impacto da umidade neste consumo. Posteriormente, serão realizadas na segunda etapa otimizações da renovação do ar interior da edificação, observando estratégias de ventilação natural, como também ventilação mecânica.
Na terceira fase serão analisados os resultados do processo de otimização, verificando as possibilidade de melhorar os desempenho da edificação considerando a ventilação natural e artificial.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultados esperados pretende-se definir uma gestão eficiente da ventilação/renovação de ar dos ambientes interiores da edificação eficiente energeticamente. Quais serão os melhores horários para a renovação do ar considerando a ventilação natural? Quais serão as melhores vazões e horários para a renovação do ar considerando a ventilação mecânica?
De posse destas respostas será possível:
1) analisar os impactos da umidade no consumo de energia de climatização;
2) observar a melhor maneira de ventilar a edificação naturalmente;
3) observar a melhor maneira de ventilação a edificação mecanicamente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO GRALA DA CUNHA4
GABRIELA MELLER4
GABRIELA WREGE PARRA
ROBERTA MULAZZANI DOLEYS SOARES4

Página gerada em 26/04/2024 22:56:10 (consulta levou 0.144464s)