Nome do Projeto
Pedro Damião: um outro olhar sobre a Dialética
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2023 - 28/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Pedro Damião (1007-1072) é um pensador interessante, pois, num período marcado pelo grande entusiasmo em torno da "dialética"(uma das artes do Trívio) e seu uso para compreender as questões relacionadas à fé, prefere assumir uma atitude de grande cautela em torno da arte dialética. A pesquisa busca entender melhor este autor que, por assim dizer, segue "um outro caminho", a fim de verificar, a partir de seu contexto histórico e filosófico, que razões possam fundamentar sua postura. O problema em questão é o lugar da razão para tratar da fé, tema que perfaz toda a filosofia medieval.

Objetivo Geral

Compreender a postura dita contra a dialética de Pedro Damião, no contexto da filosofia do século XI.

Justificativa

O pensamento filosófico do século XI é marcado pelo entusiasmo de muitos pensadores (Berengário de Tours, Anselmo de Aosta, entre outros) pela dialética, uma das artes do trívio. A dialética é quase sinônimo de "razão" nesse contexto. Pedro Damião é um autor que vai em outra direção. Sua posição é interessante, pois representa uma tendência que se faz sempre presente, ainda que de forma bastante minoritária, no contexto medieval: um pensador que entende não ser um bom caminho utilizar da lógica, da razão humana para dar conta dos mistérios da fé.

Metodologia

Pesquisa de caráter eminentemente bibliográfico.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final da pesquisa pretende-se a publicação de artigo a ser encaminhado a revista filosófica. Pretende-se também apresentar os resultados parciais no Encontro da Sociedade Brasileira para o Estudo da Filosofia Medieval (Porto Alegre, 2023 e no GT Filosofia na Idade Média da Associação Nacional de Filosofia Medieval (Recife, 2024)

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MANOEL LUIS CARDOSO VASCONCELLOS10
MARCOS VINÍCIUS MADRUGA VAZ
Maicon Espindola dos Santos

Página gerada em 29/04/2024 01:12:30 (consulta levou 0.143162s)