Nome do Projeto
Queilite de contato pigmentada: uma revisão sistemática
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2023 - 31/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A queilite de contato pigmentada (QCP) é uma variante da queilite associada a uma reação de hipersensibilidade que possui como principal achado clínico as lesões hiperpigmentadas labiais. A etiologia da QCP não está bem esclarecida, no entanto alguns estudos descrevem ingredientes cosméticos, alimentos e medicações de uso tópico como causadores desta condição. Além disso, substâncias como o Myroxylon pereirae, mix de fragrâncias, níquel e ácido ricinoleico são bastante relatadas em estudos sobre a QCP. A pigmentação é sugerida por alguns autores como uma consequência da reação inflamatória, que pode gerar alteração na atividade dos melanócitos. Outros achados clínicos incluem edema, descamação e prurido. O diagnóstico da QCP é confirmado através do teste de contato (patch test), que ocorre a partir da aplicação de pequenas quantidades de substâncias potencialmente alergênicas na pele do paciente, seguindo um protocolo padrão estabelecido localmente. Ao confirmar o composto responsável pela reação alérgica, o profissional deve orientar o paciente a interromper o uso de qualquer produto que contenha a substância em sua composição. Para isso, a Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos (INCI) parece ser uma ferramenta útil para auxiliar na identificação destes compostos. O tempo de resolução das lesões pigmentadas parece ser variável, no entanto os estudos não esclarecem o prognóstico após a confirmação da QCP. Por isso, o objetivo deste estudo é realizar uma revisão sistemática da literatura de relatos e séries de casos, a fim de determinar a etiologia da queilite de contato pigmentada e principais achados clínico-demográficos.

Objetivo Geral

Avaliar as características clínicas, histopatológicas e demográficas associadas à QCP.

Justificativa

A QCP pode ser um desafio diagnóstico para o clínico além de causar eventual desconforto estético ao paciente. A literatura demonstra uma carência de informações a respeito das pigmentações geradas pela queilite de contato. Nesse sentido, a determinação da etiologia, características clínicas, histológicas e demográficas, além das substâncias envolvidas, pode auxiliar o profissional a incluir esta patologia em sua lista de hipóteses diagnósticas e fornecer a orientação necessária ao paciente.

Metodologia

1 Critérios de Elegibilidade
O acrônimo PECOS (Population, Exposure, Comparison, Outcomes, Studies) será utilizado para definir a pergunta norteadora do estudo e determinar os critérios de inclusão, que serão: P) Pacientes com QCP; E) Cosméticos, alimentos ou medicações; C) Não se aplica; O: Determinar as características clínicas e demográficas associadas aos pacientes com QCP; S) Relatos e séries de casos.
Os critérios de exclusão serão: 1) Estudos que não citem a pigmentação como achado clínico da queilite de contato pigmentada; 2) Estudos que não comprovem o diagnóstico de QCP a partir da solicitação de teste cutâneo; 3) Revisões bibliográficas, estudos experimentais, short communication, cartas ao editor, estudos in vitro e ex vivo; 4) Estudos que apresentem outros idiomas que não sejam inglês, português e espanhol; 5) Texto completo não disponível; 6) Amostras duplicadas.

2 Fontes de informação e estratégia de busca
Estratégias de buscas personalizadas serão conduzidas nas seguintes bases de dados: PubMed (National Library of Medicine), Web of Science (Thomson Reuters), Scopus (Elsevier), , Embase (Elservier) e LILACS e literatura cinzenta (ProQuest e Google Scholar) (Appendix 1).
Os artigos encontrados em cada uma das bases selecionadas, serão importados para os gerenciadores de referências EndNote® (Clarivate Analytics, Philadelphia, USA) e Rayyan® Qatar Computing Research Institute, Doha, Catar). A partir disso, serão realizadas as remoções de duplicatas e início da triagem dos resultados.

3 Seleção de estudos
Os artigos serão selecionados em duas fases e por dois autores independentes (A.S.F e G.L.B.). Na primeira fase, serão realizadas as leituras dos títulos e resumos de todos os artigos encontrados nas bases de dados. Se o título e/ou resumo atenderem aos critérios de elegibilidade, o estudo será incluído para a segunda fase, na qual a análise do texto completo será realizada. Os pesquisadores serão calibrados com base na avaliação dos títulos/resumos das primeiras 50 referências encontradas durante as pesquisas. O valor de kappa de concordância entre revisores será obtido. Discordâncias entre A.S.F. e G.L.B. serão resolvidas em discussão com outros autores (A.C.S., A.C.U.V).

4 Coleta de dados
Os dados de interesse serão coletados por dois pesquisadores (A.S.F; G.L.B), e tabulados por meio do software Microsoft Excel, versão 16.0 (Microsoft, Redmond, Washington, EUA). Quando disponíveis, serão coletadas as seguintes variáveis: autor, ano e país de publicação; idade (anos), sexo (feminino/maculino) e comorbidades (sim/não; qual/is); composto alergênico (qual/is), localização da pigmentação (lábio inferior, lábio superior ou ambos), apresentação (única/multipla), coloração (qual), tempo de evolução (em meses) e tempo de resolução da pigmentação (em meses); aspectos histopatológicos (infiltração de células linfoides e histiócitos, acúmulo de melanina na camada basal). Os dados não disponíveis serão identificados como não relatados (NR).

5 Análise de risco de viés
A qualidade metodológica dos artigos incluídos será avaliada utilizando a ferramenta Joanna Briggs Institute University of Adelaide, para relatos de casos ou séries de casos (GAGNIER, 2013).
Os relatos de casos incluídos serão avaliados conforme os seguintes parâmetros: características demográficas do paciente descritas claramente, histórico médico e apresentação como uma linha do tempo, condição clínica atual do paciente descrita claramente, tratamento fornecido descrito claramente, condição clínica pós intervenção descrita claramente, eventos adversos identificados e lições fornecidas pelo relato de caso.
Artigos de séries de casos incluídos serão avaliados conforme os seguintes parâmetros: critérios de inclusão descritos claramente, condição medida de forma padronizada e confiável, uso de métodos válidos para identificação da condição, inclusão consecutiva e completa de participantes, dados demográficos e informações clínicas do participantes descritos claramente, acompanhamento ou resultado descrito claramente, relatórios das informações demográficas e o uso de análise estatística apropriada.
Os parâmetros serão respondidos com “sim” (baixo risco de viés), “não” (alto risco de viés) ou “não se aplica”.

6 Análise estatística
A análise estatística será realizada utilizando o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para Windows, versão 25.0 (IBM Corporation, Armonk, NY). A avaliação das variáveis será feita por meio de análise estatística e descritiva, com estabelecimento de medidas de tendência central (média), dispersão (desvio padrão; valores mínimo e máximo) e frequências absoluta e relativa.

7 Outras informações
Essa revisão sistemática será elaborada de acordo com as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) guidelines (Page et al, 2020). Além disso, será elaborado um protocolo de revisão para registro no International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO).

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se determinar o perfil clínico-demográfico e histopatológico dos casos de QCP

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINI CARDOSO SOARES
AMANDA DOS SANTOS FIGUEIREDO
ANA CAROLINA UCHOA VASCONCELOS2
GABRIEL LIMA BRAZ

Página gerada em 07/09/2024 20:17:55 (consulta levou 0.076409s)