Nome do Projeto
Lidando com números
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2023 - 21/06/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Diante das dificuldades relatadas por diversos acadêmicos do Curso de Agronomia, em relação ao seu aproveitamento em disciplinas que envolvam questões numéricas, foi pensado em um projeto de apoio ao entendimento de conteúdos básicos da matemática. É fato que, as dificuldades apresentadas pelos estudantes vem de conteúdos trabalhados no ensino fundamental e médio, e que, por alguma razão, não desenvolveram as habilidades esperadas. Tal proposta não pretende sombrear e nem substituir as disciplinas curriculares já previstas no curso de Agronomia.
Pretende-se formar um grupo de estudos, onde professores e estudantes, em conjunto, possam identificar e trabalhar as questões onde existam maiores dificuldades no entendimento da matemática básica, necessários a compreensão dos componentes curriculares do curso. A proposta é de um encontro semanal (15 semanas), em horário de intervalo de almoço, onde a cada semana será apresentado um tema, com atividades aplicadas a Agronomia. Além disso haverá um ambiente virtual (e-Projeto) onde haverá postagem de atividades e conteúdos que facilitem o aprendizado dos temas. Ao final do semestre, os participantes serão convidados a avaliar o Grupo, indicando a validade de sua continuidade, potencialidades e fragilidades do mesmo. Os alunos que participarem do grupo, serão acompanhados posteriormente para que possa ser verificado seu desempenho em disciplinas do Departamento de Engenharia Rural, como forma de validação do trabalho.
Objetivo Geral
Formar um grupo de estudos visando a revisão de conteúdos básicos de matemática sobre os quais existam dificuldades de compreensão por parte dos alunos, para aumento de aproveitamento (aprovação) nos componentes curriculares do Departamento de Engenharia Rural -DER- FAEM.
Justificativa
Este projeto foi pensado em função das inúmeras observações feitas, como docente, de dificuldades que muitos estudantes apresentam na realização de operações matemáticas simples (conteúdos de ensino fundamental e médio), que implicam em baixo aproveitamento especialmente nos componentes curriculares ofertados pelo Departamento de Engenharia Rural.
Através de sondagem (diálogo) com estudantes pudemos constatar como queixa frequente a deficiência de aprendizagem no ensino fundamental e médio, pelas mais diversas razões. Associa-se o fato de existir um grupo de estudantes que concluiu o ensino médio há vários anos e estando retornando a vida acadêmica necessitam revisar os conteúdos estudados.
Por outro lado, também é frequente a queixa dos professores em relação a falta de habilidade dos estudantes que, tendo ingressado no ensino superior não apresentam conhecimentos básicos na área de matemática. Em rápida revisão sobre o tema, observa-se que esse fato é presente no curso de Agronomia em muitas IES.
As dificuldades apresentadas pelos estudantes trazem como consequência expressivo índice de reprovação, em disciplinas que necessitam de base matemática para sua compreensão. Este fato leva muitos estudantes a aumentarem seu tempo de permanência na Instituição e, em alguns casos mais severos, abandonarem o curso.
Assim, entendemos que a possibilidade de formação deste grupo de estudos poderá ser uma forma de minimizar as dificuldades encontradas pelos estudantes, favorecendo a redução dos atuais índices de reprovação.
Através de sondagem (diálogo) com estudantes pudemos constatar como queixa frequente a deficiência de aprendizagem no ensino fundamental e médio, pelas mais diversas razões. Associa-se o fato de existir um grupo de estudantes que concluiu o ensino médio há vários anos e estando retornando a vida acadêmica necessitam revisar os conteúdos estudados.
Por outro lado, também é frequente a queixa dos professores em relação a falta de habilidade dos estudantes que, tendo ingressado no ensino superior não apresentam conhecimentos básicos na área de matemática. Em rápida revisão sobre o tema, observa-se que esse fato é presente no curso de Agronomia em muitas IES.
As dificuldades apresentadas pelos estudantes trazem como consequência expressivo índice de reprovação, em disciplinas que necessitam de base matemática para sua compreensão. Este fato leva muitos estudantes a aumentarem seu tempo de permanência na Instituição e, em alguns casos mais severos, abandonarem o curso.
Assim, entendemos que a possibilidade de formação deste grupo de estudos poderá ser uma forma de minimizar as dificuldades encontradas pelos estudantes, favorecendo a redução dos atuais índices de reprovação.
Metodologia
O projeto será divulgado, através do Colegiado de Curso, de redes sociais, do Diretório Acadêmico e do Grupo PET. Haverá um período de inscrições.
Haverá um encontro semanal, em sala de aula, com 1 hora de duração, no horário de 12h30min às 13h30min, onde serão abordados temas pertinentes aos que são trabalhados no ensino fundamental e médio, a saber:
1. Sistema de numeração
2. Operações fundamentais
4. Expressões aritméticas e algébricas
5. Máximo divisor comum e Mínimo múltiplo comum
6. Fração ou número fracionário. Números decimais (operações)
7. Regra de três
8. Sistema métrico. Medidas de comprimento. Medidas de volume e capacidade. Medidas de massa. Medidas de superfície
9. Geometria básica
10. Trigonometria
11. Porcentagem
12. Juros simples e compostos
13. Média aritmética e ponderada
14. Polinômios. Relações e funções
15. Planilhas eletrônicas
A proposta é de , em cada encontro, resolver exercícios aplicados à Agronomia, de forma a que os alunos possam visualizar a utilização dos conteúdos na solução de questões profissionais. Além do período presencial, será criado um ambiente virtual no e-Projeto, onde serão postadas atividades semanais, vídeos, listas de exercícios e ambiente de interação para esclarecimento de dúvidas e troca de ideias.
Haverá acompanhamento da frequência e da realização de atividades, pelo qual, o aluno com 75% de frequência estará apto a receber certificado.
Todos alunos serão acompanhados, posteriormente a sua participação, com checagem de seu desempenho nas disciplinas cursadas no Departamento de Engenharia Rural.
No final do semestre os alunos serão convidados a avaliar o projeto, apontando a validade de sua continuidade, aspectos positivos e as fragilidades que indicarão como poderá ser mais eficiente.
Haverá um encontro semanal, em sala de aula, com 1 hora de duração, no horário de 12h30min às 13h30min, onde serão abordados temas pertinentes aos que são trabalhados no ensino fundamental e médio, a saber:
1. Sistema de numeração
2. Operações fundamentais
4. Expressões aritméticas e algébricas
5. Máximo divisor comum e Mínimo múltiplo comum
6. Fração ou número fracionário. Números decimais (operações)
7. Regra de três
8. Sistema métrico. Medidas de comprimento. Medidas de volume e capacidade. Medidas de massa. Medidas de superfície
9. Geometria básica
10. Trigonometria
11. Porcentagem
12. Juros simples e compostos
13. Média aritmética e ponderada
14. Polinômios. Relações e funções
15. Planilhas eletrônicas
A proposta é de , em cada encontro, resolver exercícios aplicados à Agronomia, de forma a que os alunos possam visualizar a utilização dos conteúdos na solução de questões profissionais. Além do período presencial, será criado um ambiente virtual no e-Projeto, onde serão postadas atividades semanais, vídeos, listas de exercícios e ambiente de interação para esclarecimento de dúvidas e troca de ideias.
Haverá acompanhamento da frequência e da realização de atividades, pelo qual, o aluno com 75% de frequência estará apto a receber certificado.
Todos alunos serão acompanhados, posteriormente a sua participação, com checagem de seu desempenho nas disciplinas cursadas no Departamento de Engenharia Rural.
No final do semestre os alunos serão convidados a avaliar o projeto, apontando a validade de sua continuidade, aspectos positivos e as fragilidades que indicarão como poderá ser mais eficiente.
Indicadores, Metas e Resultados
Pretende-se atingir a participação de no mínimo 20 alunos no primeiro semestre de oferta do projeto. Espera-se que, pelo menos 50% destes alunos participem de no mínimo 75% das atividades previstas.
Espera-se que através da participação neste projeto os estudantes possam reduzir o numero de reprovações nos componentes curriculares ofertados pelo Departamento de Engenharia Rural - DER - FAEM.
Espera-se que através da participação neste projeto os estudantes possam reduzir o numero de reprovações nos componentes curriculares ofertados pelo Departamento de Engenharia Rural - DER - FAEM.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GIOVANA MILECH ROBE | |||
KAROLAIN KLUG SCHILLER | |||
LAVÍNIA BUBOLZ HOLZ | |||
LUCIANA MARINI KOPP | 8 | ||
LUIS CARLOS TIMM | 1 | ||
LUIZA EHLERT BIERHALS | |||
TONISMAR DOS SANTOS PEREIRA | 1 | ||
VITOR EMANUEL QUEVEDO TAVARES | 2 |