Nome do Projeto
GraphicAÇÕES | XV GRAPHICA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/07/2023 - 30/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Este projeto de extensão parte da iniciativa de estabelecer a cidade de Pelotas/RS como sede do XV International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design - Graphica 2024, (que pode ser traduzido, devido as singularidades da área, por Conferência Internacional de Expressão Gráfica para Artes e Design). Este evento vai ser organizado por meio da aliança entre duas instituições (UFPel e IFSUL). Com isto, após mais de 10 anos, volta-se a contemplar a região sul do Brasil com um congresso de expressividade nacional e internacional em um momento de retomada da modalidade presencial. A denominação “GraphicAÇÕES” congrega o entendimento de um evento como uma ação de troca, divulgação, construção, intensificação e ampliação dos vínculos entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Pretende-se, diante desta ideia, a organização do tema central do evento e, por conseguinte, palestras, sessões temáticas, exposições e workshops, agregando professores, pesquisadores e profissionais da área com o intuito de que se juntem a nós nesta ação. Ainda, busca-se a construção, reconstrução e consolidação de vínculos a partir da reaproximação dos componentes desta rede, diante das características propiciadas por um evento presencial.

Objetivo Geral

Apresentar e divulgar estudos desenvolvidos na área;
Ampliar as discussões a partir da promoção do debate, por meio da trocas de experiências;
Fomentar a ampliação de redes de trabalho mediante a aproximação de temas de interesse;
Estimular a reflexão e a crítica sobre à área: panorama geral, contextos de atuação, dificuldades e projeções futuras;
Aproximar, fomentar e ampliar vínculos internacionais com parceiros.

Justificativa


Entende-se a importância de instituições públicas como a UFPel e o IFSul promoverem o congresso de maior expressividade na área de expressão gráfica no contexto brasileiro. É importante ressaltar, que trata-se de um evento, cujo objetivo é estimular o intercâmbio de ideias e a discussão sobre questões de interesse da área gráfica, pela comunidade acadêmica e científica deste campo do conhecimento e atividade.
A realização desse evento teve início em meados do século passado. Naquele momento, o público participante era formado, principalmente, por professores de Geometria Descritiva e Desenho Técnico, que trabalhavam em instituições de ensino superior e academias militares. A partir de três encontros sucessivos – 1955, 1957, 1959 – a ideia de criar uma associação, que contemplasse os interesses de docentes e profissionais atuantes no campo das técnicas de representação gráfica, ganhou força. Em 1963, por ocasião do 4° Simpósio Nacional ocorrido em Recife, foi fundada a Associação Brasileira de Professores de Geometria Descritiva e Desenho Técnico – ABPGDDT.
Após o 10° Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico, que teve lugar em Brasília, o termo “graphica” veio a encabeçar o título dessa sequência de colóquios. Poucos anos depois, já tendo aberto suas fronteiras para se fazer representar não somente por professores daquelas disciplinas, mas, também, por profissionais que trabalham em diferentes campos igualmente usuários de linguagens gráficas, a entidade passou a ser chamada “Associação Brasileira de Expressão Gráfica” – ABEG.
O GRAPHICA 96, segundo decisão da própria ABEG, fez-se acompanhar da 1st International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, por se notar a repercussão que aquela série de eventos vinha tendo em outros países. Outra iniciativa tomada naquele instante foi a de publicar anualmente a revista Graf & Tec, de distribuição gratuita aos associados.
A proximidade de afiliados à ABEG com grupos da ISGG - International Society for Geometry and Graphics, em conferências internacionais, possibilitou o estreitamento de relações acadêmicas com docentes estrangeiros e tornou-a membro institucional desta Associação, sendo o Brasil eleito para sediar, em 2006, a 12th International Conference on Geometry and Graphics.
Como o GRAPHICA é um evento de grande dimensão e projeção internacional, é realizado pela ABEG bianualmente.

Metodologia

As atividades do evento estão previstas para ocorrer nos dias 16 à 27 de setembro de 2024. Um atividade de engajamento acontecerá na primeira semana e inicio da segunda, a execução de Workshop para estudantes da cidade. E o evento propriamente dito será realizado na segunda semana. Assim, a dinâmica contempla a realização de workshops, sessões temáticas, apresentação de banners, palestras e mesas redonda.

Indicadores, Metas e Resultados

De maneira geral, espera-se que o congresso siga fomentando a discussão de expressão gráfica.

Ainda como indicadores:

> Número de artigos enviados;
> Número de artigos apresentados;
> Número de posters apresentados;
>Número de autores envolvidos;
>Número de instituições envolvidas;
> Número de participantes envolvidos;
> Número de pós-graduandos envolvidos;
> Número de pesquisadores e professores envolvidos;
>Número de mesas;
>Número de palestras;
>Número de participantes;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA54
ALEXANDRE BERNEIRA DA SILVA
GABRIELE CECAGNO BIANCHI
ISABELA DIAS DAME
ISABELA DIAS DAME
IVANA PATRICIA IAHNKE STEIM1
JULIA PEREIRA DA SILVA
JULIANA TASCA TISSOT40
LUCAS DE OLIVEIRA PETERSEN
LUCIANA SANDRINI ROCHA
LUISA RODRIGUES FELIX DALLA VECCHIA
ROBERTA MULAZZANI DOLEYS SOARES40
TATIANE BRISOLARA NOGUEIRA
TAÍS FEIJÓ VIANA
TÁSSIA BORGES DE VASCONSELOS64
VINICIUS COSTA DA COSTA

Página gerada em 29/04/2024 00:24:36 (consulta levou 0.215220s)