Nome do Projeto
Efeito da cooperação e competição na aprendizagem motora do drible de basquete
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
26/05/2023 - 31/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O suporte ao relacionamento social tem demonstrado benefícios na aprendizagem motora. Recentemente, tem sido observado que uma das formas de suportar o relacionamento social é através de estruturas de práticas cooperativas em comparação a estruturas de prática competitivas. Neste sentido, o objetivo do presente estudo é verificar os efeitos de estruturas de prática com meios e fins cooperativos e competitivos na aprendizagem de uma tarefa de drible em adultos inexperientes no basquete. Sessenta adultos universitários, de ambos os sexos, serão convidados de forma intencional a participar do estudo. A tarefa envolverá realizar o drible em um percurso com alternância de mãos durante a execução dos quiques com a bola de basquete, no menor tempo possível. O estudo será composto por quatro fases: o pré-teste, fase de prática e após 24 horas, serão realizados os testes de retenção e transferência. Os participantes serão divididos aleatoriamente e equiparados em relação ao sexo e idade, em três grupos: cooperação, competição e controle. Antes do início da fase de prática, as duplas de participantes serão instruídas de que “irão realizar a tarefa juntos e o tempo será somado para formarem um time” (cooperação), ou serão informados que “vocês estarão competindo um contra o outro, e o melhor irá competir com o melhor de outro time” (competição). Já o grupo controle receberá apenas informações gerais sobre a tarefa. Estas instruções serão reforçadas durante a fase de prática. Questionários de autoeficácia, motivação intrínseca e afetos positivos serão aplicados após o pré-teste, fase de prática e antes do teste de retenção. Todas as análises serão realizadas no SPSS (versão 25.0) e será adotado nível alfa de significância de 5%.
Objetivo Geral
Verificar os efeitos de estruturas de prática com meios e fins cooperativos e competitivos sobre a motivação intrínseca durante a aprendizagem de uma tarefa de drible em adultos inexperientes no basquete.
Verificar os efeitos de estruturas de prática com meios e fins cooperativos e competitivos sobre a autoeficácia durante a aprendizagem de uma tarefa de drible em adultos inexperientes no basquete.
Verificar os efeitos de estruturas de prática com meios e fins cooperativos e competitivos sobre os afetos durante a aprendizagem de uma tarefa de drible em adultos inexperientes no basquete.
Verificar os efeitos de estruturas de prática com meios e fins cooperativos e competitivos sobre a autoeficácia durante a aprendizagem de uma tarefa de drible em adultos inexperientes no basquete.
Verificar os efeitos de estruturas de prática com meios e fins cooperativos e competitivos sobre os afetos durante a aprendizagem de uma tarefa de drible em adultos inexperientes no basquete.