Nome do Projeto
				Contravisualidades e Formação Docente – emergências e contingências nas práticas pedagógicas em artes visuais 
				
								Ênfase
				Pesquisa
				
								Data inicial - Data final
				29/05/2023 - 01/10/2027
				
								Unidade de Origem
				
				
				Coordenador Atual
				
				Área CNPq
				
Linguística, Letras e Artes				
				
				
								Resumo
				Busca compreender a presença das visualidades e contravisualidades nas práticas pedagógicas das/os professoras/es de Artes Visuais, a partir de seus relatos, no que tange à importância atribuída às imagens em seus fazeres docentes cotidianos. A questão norteadora de pesquisa é: Como as visualidades e contravisualidades se apresentam e que sentidos são atribuídos a elas nas práticas pedagógicas das/os professoras/es de Artes Visuais? Como objetivos específicos proponho: realizar estudos e revisões teóricas atinentes aos campos da Cultura Visual e Formação Docente em Artes Visuais, identificar visualidades e contravisualidades utilizadas nas práticas escolares e compreender as motivações das/os professoras/es para realizar a curadoria educativa das imagens. A metodologia foca em entrevistas narrativas, narrativas com imagens, observações de aulas, dentre outras possibilidades, buscando contribuir com os estudos da Cultura Visual relacionados à formação docente, possibilitando uma maior compreensão das visualidades que circulam e são utilizadas nas salas de aula, como também observar as formas de curadoria educativa e exercício do “direito de olhar” na educação. 
				
				
				
			Objetivo Geral
Compreender como as visualidades e contravisualidades se apresentam e que sentidos são atribuídos a elas nas práticas pedagógicas das/os professoras/es de Artes Visuais.
						Justificativa
A pesquisa visa contribuir com os estudos da Cultura Visual relacionados à formação docente, permitindo uma maior compreensão das visualidades que circulam nas salas de aula, seus usos e formas de curadoria educativa no exercício do “direito de olhar” na educação, visibilizando narrativas e práticas pedagógicas de professoras/es, com o objetivo de valorizar o que tem sido construído pela docência, como também, ampliar as discussões sobre a presença das imagens na vida contemporânea e sua consequente utilização nas salas de aula. 
						Metodologia
Qualitativa, foca em entrevistas narrativas, narrativas com imagens, observações de aulas, dentre outras possibilidades, considerando o objetivo proposto.
						Indicadores, Metas e Resultados
A investigação acerca das visualidades e contravisualidades presentes nas práticas de ensino realizadas pelos professores, propiciando o conhecimento e a reflexão nas trocas acadêmicas/escolares visam contribuir para o campo da formação de professores(as).
						Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final | 
|---|---|---|---|
| ALESSANDRA GURGEL PONTES | |||
| CLÁUDIA REKOWSKY BISTRICHI | |||
| FABIANA LOPES DE SOUZA | |||
| JESSICA BUCHWEITZ FICK | |||
| JOSENILDO SANTOS DE SOUZA | |||
| LIZIANE ALDRIGHI LEMOS | |||
| LUCAS MORAES SALLES | |||
| MARIANA JUNQUEIRA DE CAMARGO | |||
| MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI | 9 | ||
| RUAN SCOTTO DOS SANTOS AMORIM |