Nome do Projeto
Contravisualidades e Formação Docente – emergências e contingências nas práticas pedagógicas em artes visuais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
29/05/2023 - 01/10/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Busca compreender a presença das visualidades e contravisualidades nas práticas pedagógicas das/os professoras/es de Artes Visuais, a partir de seus relatos, no que tange à importância atribuída às imagens em seus fazeres docentes cotidianos. A questão norteadora de pesquisa é: Como as visualidades e contravisualidades se apresentam e que sentidos são atribuídos a elas nas práticas pedagógicas das/os professoras/es de Artes Visuais? Como objetivos específicos proponho: realizar estudos e revisões teóricas atinentes aos campos da Cultura Visual e Formação Docente em Artes Visuais, identificar visualidades e contravisualidades utilizadas nas práticas escolares e compreender as motivações das/os professoras/es para realizar a curadoria educativa das imagens. A metodologia foca em entrevistas narrativas, narrativas com imagens, observações de aulas, dentre outras possibilidades, buscando contribuir com os estudos da Cultura Visual relacionados à formação docente, possibilitando uma maior compreensão das visualidades que circulam e são utilizadas nas salas de aula, como também observar as formas de curadoria educativa e exercício do “direito de olhar” na educação.
Objetivo Geral
Compreender como as visualidades e contravisualidades se apresentam e que sentidos são atribuídos a elas nas práticas pedagógicas das/os professoras/es de Artes Visuais.
Justificativa
A pesquisa visa contribuir com os estudos da Cultura Visual relacionados à formação docente, permitindo uma maior compreensão das visualidades que circulam nas salas de aula, seus usos e formas de curadoria educativa no exercício do “direito de olhar” na educação, visibilizando narrativas e práticas pedagógicas de professoras/es, com o objetivo de valorizar o que tem sido construído pela docência, como também, ampliar as discussões sobre a presença das imagens na vida contemporânea e sua consequente utilização nas salas de aula.
Metodologia
Qualitativa, foca em entrevistas narrativas, narrativas com imagens, observações de aulas, dentre outras possibilidades, considerando o objetivo proposto.
Indicadores, Metas e Resultados
A investigação acerca das visualidades e contravisualidades presentes nas práticas de ensino realizadas pelos professores, propiciando o conhecimento e a reflexão nas trocas acadêmicas/escolares visam contribuir para o campo da formação de professores(as).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA GURGEL PONTES | |||
Cláudia Rekowsky Bistrichi | |||
FABIANA LOPES DE SOUZA | |||
JESSICA BUCHWEITZ FICK | |||
JOSENILDO SANTOS DE SOUZA | |||
LIZIANE ALDRIGHI LEMOS | |||
LUCAS MORAES SALLES | |||
MARIANA JUNQUEIRA DE CAMARGO | |||
MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI | 6 | ||
RAFAEL DA SILVA GONCALVES | |||
RUAN SCOTTO DOS SANTOS AMORIM |