Nome do Projeto
Superioridade da técnica de obturação cone único sobre outras técnicas obturadoras: uma revisão sistemática
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/05/2023 - 31/10/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A técnica obturadora do cone único é uma técnica moderna que tem como vantagens a diminuição do tempo operatório e de consumo de material, além de proporcionar uma obturação mais rápida e simples de executar. É uma técnica que garante uma obturação tridimensional do canal sem utilizar cones acessórios e, consequentemente, causa menos danos à dentina pois não aumenta a pressão sobre as paredes dentinárias gerada pelo espaçador bidigital na técnica de condensação lateral. O objetivo do trabalho é realizar uma revisão sistemática de estudos in vitro e ex vivo comparando a técnica de obturação cone único com outras técnicas obturadoras que utilizam cimento endodôntico associado à guta-percha. A pergunta de pesquisa sera norteada baseada na seguinte PICO: População – dente a ser tratado endodonticamente; Intervenção – obturação endodôntica por técnica cone único; Comparação – outras técnicas obturadoras; Outcome – qualidade da obturação, formação de trincas, resistência à fratura, força de adesão, distribuição do cimento, selamento do canal e apical. As bases de dados analisadas serão PubMed, Scopus, Web of Science, Embase, Bireme e SciELO. Serão incluídos estudos in vitro e ex vivo que comparam a técnica de obturação cone único com guta-percha com outras técnicas obturadoras, independente do cimento endodôntico utilizado e técnica de instrumentação. Nos estudos ex vivo, os elementos dentários devem ter rizogênese completa. Não haverá restrição de idioma e ano de publicação. Serão excluídos os artigos que não comparam cone único com outras técnicas de obturação; que descrevem a técnica cone único com outro material obturador que não guta-percha; artigos que não especificam a técnica de obturação utilizada; e aqueles estudos que não estavam disponíveis para leitura na íntegra. A seleção dos estudos e coleta dos dados será realizada por dois autores, de forma independente. Os artigos serão agrupados de acordo com o desfecho e sua respectiva forma de avaliação. Testes estatísticos serão aplicados de acordo com a heterogeneidade dos dados.

Objetivo Geral

2.1 Objetivo geral
Realizar uma revisão sistemática de estudos in vitro e ex vivo comparando a técnica de obturação cone único com outras técnicas obturadoras que utilizam cimento endodôntico associado à guta-percha.

2.2 Objetivos específicos
2.2.1 Comparar a técnica de obturação cone único com outras técnicas obturadoras nos seguintes desfechos: qualidade da obturação, força de adesão, resistência à fratura, formação de trincas, penetração do cimento endodôntico, selamento do canal e selamento apical.

Justificativa

As técnicas modernas, como a do cone único, tem vantagens como diminuir o tempo operatório e o consumo de material, proporcionando uma obturação mais rápida e simples de executar. Além disso, essa técnica garante uma obturação 3D do canal sem a utilização de cones acessórios e é menos provável que cause danos a dentina, uma vez que não se faz condensação lateral, que é responsável pelo aumento da pressão sobre as paredes dentinárias. Porém, é importante saber se essa técnica é superior às demais já consolidadas com relação à desfechos como qualidade da obturação, força de adesão, resistência à fratura, formação de trincas, penetração de cimento endodôntico, selamento do canal e apical. Por isso é importante realizar um compilado do que já existe de informação na literatura.

Metodologia

Essa revisão sistemática será conduzida de acordo com o guideline Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA) (MOHER et al., 2009). O estudo já foi registrado no International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) (CRD42020179584). A pergunta de pesquisa será baseada na PICO: População – dente a ser tratado endodonticamente; Intervenção – obturação endodôntica por técnica cone único; Comparação – outras técnicas obturadoras; Outcome – qualidade da obturação, formação de trincas, resistência à fratura, força de adesão, distribuição do cimento, selamento do canal e apical.

4.1 Critérios de elegibilidade e estratégia de busca
A busca será realizada usando as seguintes bases de dados eletrônicas: PubMed (National Library of Medicine), Scopus (Elsevier), Web of Science (Thomson Reuters), Embase, Bireme e SciELO (Scientific Electronic Library Online). Além disso, será realizada busca na literatura cinza e manual através da análise das referências dos artigos selecionados. Os critérios de inclusão serão estudos in vitro e ex vivo que compararam a técnica de obturação cone único com guta-percha com outras técnicas obturadoras, independente do cimento endodôntico utilizado e técnica de instrumentação. Os estudos que avaliam dentes extraídos, os elementos dentários devem ter rizogênese completa. Não haverá restrição de idioma e ano de publicação. Serão excluídos os artigos que não comparam cone único com outras técnicas de obturação; que descrevem a técnica cone único com outro material obturador que não guta-percha; artigos que não especificam a técnica de obturação utilizada; e aqueles estudos que não estavam disponíveis para leitura na íntegra.
A busca e coleta dos dados será desenvolvida por dois pesquisadores independentes. A seguinte estratégia de busca e palavras-chave serão utilizadas: (Tooth, Nonvital) OR (Tooth, nonvital) OR (Nonvital Tooth) OR (Tooth, Devitalized) OR (Devitalized Tooth) OR (Tooth, Pulpless) OR (Pulpless Tooth) OR (Teeth, Pulpless) OR (Pulpless Teeth) OR (Teeth, Devitalized) OR (Devitalized Teeth) OR (Teeth, Nonvital) OR (Nonvital Teeth) OR (Teeth, Endodontically-Treated) OR (Endodontically-Treated Teeth) OR (Teeth, Endodontically Treated) OR (Tooth, Endodontically-Treated) OR (Endodontically-Treated Tooth) OR (Tooth, Endodontically Treated) AND (Root canal obturation ) OR (Canal Obturation, Root) OR (Canal Obturations, Root) OR (Obturation, Root Canal) OR (Obturations, Root Canal) OR (Root Canal Obturations) OR (Endodontic Obturation) OR (Endodontic Obturations) OR (Obturation, Endodontic) OR (obturations, Endodontic) OR (Single cone obturation) OR (Single cone technique) OR (Single cone) OR (Single-cone) OR (single-cone approach) OR (single-cone obturation) OR (Gutta-Percha) OR (Gutta Percha) OR (Guttapercha).

4.2 Seleção dos estudos
Os estudos selecionados serão exportados para o software Rayyan (Doha, Qatar). Após a remoção de duplicatas, os artigos serão avaliados em 2 etapas. Na primeira etapa, será realizada uma análise apenas de título e resumo segundo os critérios de inclusão já pré-estabelecidos. Se o artigo não fornecer informação suficiente no título e resumo para decisão da inclusão ou exclusão, ele será incluído para a próxima fase. Na segunda etapa, será realizada a leitura na íntegra dos artigos e se aplicará os mesmos critérios de inclusão descritos anteriormente. Discrepâncias entre os dois pesquisadores serão resolvidas através de discussão com um terceiro revisor. A concordância entre os examinadores será avaliada através dos índice Kappa.

4.3 Coleta e análise dos dados
A coleta dos dados será realizada pelos mesmos dois autores, de forma independente, utilizando uma planilha padronizada no programa Microsoft Excel. Os artigos serão agrupados de acordo com o desfecho e sua respectiva forma de avaliação. As seguintes variáveis serão coletadas: autor e ano de publicação, tipo de estudo, objetivo, tamanho da amostra, grupo dentário, grupos de comparação, grupo controle, randomização, método de avaliação, tipo de cimento utilizado, se há alguma outra variável sendo avaliada e conclusão do estudo. Os autores serão contatados via e-mail em caso de falta de dados ou dados não publicados. Esses estudos serão incluídos apenas se as informações faltantes foram fornecidas.

4.4 Análise estatística
Todos os dados serão tabulados em planilha eletrônica através do software Microsoft Excel®. A análise dos dados será feita através do software SPSS 23.0 (Statistical Package for Social Sciences, v.23.0), com nível de significância de p ≤ 0.05. Testes estatísticos serão aplicados de acordo com a heterogeneidade dos dados.

Indicadores, Metas e Resultados

Não existe um consenso claro sobre a eficácia dos métodos de obturação dos canais radiculares, principalmente da técnica obturadora com cone único. Assim, o presente estudo pretende fazer um compilado dos estudos in vitro e ex vivo existentes na literatura que comparem a técnica cone único com outras técnicas obturadoras, identificando sua provável superioridade sobre outras técnicas em desfechos específicos. Sua provável superioridade e vantagens poderiam tornar essa técnica mais difundida entre clínicos gerais e especialistas, vez que é uma técnica mais simples, de fácil execução e rápida.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA CLASEN VIEIRA4
ELISA KORTE FORTES
FERNANDA GERALDO PAPPEN2
KATERINE JAHNECKE PILOWNIC2

Página gerada em 27/04/2024 15:07:58 (consulta levou 0.156879s)