Nome do Projeto
Impacto das soluções de hipoclorito de sódio e clorexidina nas propriedades da dentina radicular
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/05/2023 - 30/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O objetivo deste trabalho será verificar sistematicamente a literatura acerca da ação das substâncias irrigadoras Hipoclorito de Sódio e Clorexidina nas propriedades da dentina radicular. Materiais e métodos: Quatro bases de dados serāo pesquisadas. Serāo incluídos ensaios in vitro, envolvendo dentes humanos que receberam intervenção das soluções e tiveram seus resultados comparados entre si. O risco de viés será avaliado segundo guia CRIS para estudos laboratoriais in vitro. Meta-análises serāo realizadas considerando as substâncias irrigadoras (0.2% e 2% CHX, 1%, 2.5%, 3%, 5.25% e 6% NaOCl, em diferentes tempos e as alterações na dureza e rugosidade superficial, alteração na composição mineral e presença de defeitos na dentina e força de adesão de cimentos obturadores, reparadores e adesivos (para cimentação do pino à dentina radicular ambos irrigantes impactam negativamente a estrutura dentinária. Tendo em vista que os resultados apontados na literatura até o momento permanecem controversos. As diferenças metodológicas podem dificultar a percepção e correta interpretação dos dados.

Objetivo Geral

O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão sistemática acerca da literatura disponível sobre o efeito das soluções irrigadoras hipoclorito de sódio (NaOCl) e clorexidina (CHX) sobre a dentina radicular de dentes endodonticamente tratados.

Justificativa

Tendo em vista que os resultados apontados na literatura até o momento permanecem controversos, novas pesquisas acerca do efeito das soluções irrigadoras de hipoclorito de sódio e digluconato de clorexidina sobre as propriedades da dentina radicular se justificam. Estima-se que ambas soluções irrigadoras influenciem a composição da dentina.

Metodologia

Esta revisão sistemática será conduzida seguindo a recomendação dos Itens Preferenciais de Relatórios para Revisões Sistemáticas e Meta-Análise (PRISMA). O estudo foi registrado no International Prospective Register of Ongoing Systematic Reviews (PROSPERO) (CRD42021272404). A pesquisa bibliográfica busca responder às seguintes questões: “O efeito do hipoclorito de sódio e da clorexidina impacta nas propriedades da dentina radicular?”.
Portanto, a estrutura do PICO foi centrada nos seguintes aspectos:
Pacientes: dentes tratados endodonticamente;
Intervenção: clorexidina;
Comparação: hipoclorito de sódio;
Resultado: rugosidade, molhabilidade, propriedade antimicrobiana, dureza, resistência à fratura, módulo de elasticidade.
2.1 Estratégia de busca
A busca da literatura será realizada nas seguintes bases de dados eletrônicas: PubMed (MEDLINE), Web of Science e Scopus. Nenhuma restrição de idioma ou data de publicação será aplicada. A estratégia de busca será realizada no PubMed e adaptada para as demais bases de dados (Tabela 1).
Uma busca manual será realizada na lista de referências dos estudos selecionados. A literatura cinza também será pesquisada para referências elegíveis adicionais, usando o banco de dados do Google Scholar. Os estudos identificados serão importados para um software gerenciador de referências (EndNote X9; Thomson Reuters, Nova York, NY) para remover duplicatas.

2.2 Critérios de elegibilidade
Os estudos serāo selecionados quando o título ou resumo atender aos seguintes critérios de inclusão: (1) Estudos in vitro em que a intervenção compreende a comparação entre grupos independentes, utilizando soluções de hipoclorito de sódio e clorexidina em diferentes concentrações; (2) estudos com o mesmo protocolo de irrigação para ambas as substâncias analisadas; e (3) estudos que incluíram espécimes humanos, como incisivos, pré-molares ou molares, de indivíduos adultos. Estudos que utilizarem dente bovino ou estudos que não compararem as duas soluções (NaOCl e CHX); revisões (sistemáticas ou não), relatos de casos, estudos observacionais e cartas ao editor foram excluídos.

2.3 Seleção de estudos
A avaliação se o artigo preenche os critérios de inclusão, títulos e resumos será realizada por dois pesquisadores. Qualquer discrepância quanto à inclusão ou exclusão de um estudo será discutida com um terceiro pesquisador (F.G.P.) quando não for possível chegar a um consenso. Estudos em que o resumo não estiver disponível, mas o título sugira qualquer relação com os critérios de inclusão do presente estudo também foram selecionados para elegibilidade. Os textos completos dos artigos foram revisados por dois autores (R.C.A. e J.R.). e houve consenso entre os revisores (R.C.A, J. R. e F. G. P.) para a inclusão definitiva do artigo no estudo.

2.4 Extração de dados
Será definido um protocolo para extração de dados dos estudos incluídos e utilizada uma planilha no formato Excel (Microsoft Corporation, Redmond, WA, EUA). Em caso de falta de dados, os autores serāo contatados por e-mail.
2.5 Risco de avaliação de viés
A qualidade metodológica dos estudos incluídos será avaliada conforme descrito anteriormente por Sarkis-Onofre et al. (2014) [24] e Dalla Valle et al. (2020) e de acordo com a Lista de Verificação para Relatar Estudos In vitro (Diretrizes CRIS). Essa estratégia considera o cálculo do tamanho da amostra, seleção da amostra de acordo com as características anatômicas, preparação da amostra, randomização e alocação dos dentes por grupo, análise estatística, uso de dentes cariados ou livres restaurados, manuseio do material de acordo com as instruções do fabricante, procedimentos experimentais conduzidos pelo mesmo operador, descrição do tamanho da amostra, cegamento do operador da amostra e cegamento do operador da máquina testadora.
Um ‘sim’ (S) denota o cumprimento do parâmetro, e um ‘não’ (N) indica que não será possível encontrar a informação. Estudos com 'Y' para até três parâmetros serão classificados como tendo alto risco de viés; aqueles com 'Y' para 4-6 parâmetros foram classificados como tendo um risco médio de viés e aqueles com 'Y' para 7 ou mais parâmetros foram classificados como tendo um baixo risco de viés. A avaliação da validade dos estudos fornecerá uma estimativa do risco de superestimação dos efeitos observados e precauções para conclusão.

Indicadores, Metas e Resultados

Vários estudos têm avaliado o efeito das soluções irrigadoras em desfechos como módulo de elasticidade, molhabilidade (DOGAN BUZOGLU; CALT; GÜMÜSDERELIOGLU, 2007), microdureza (TARTARI et al., 2013), resistência à fratura (UZUNOGLU et al., 2012), resistência de união (ARI; YASAR; BELLI, 2003; MAI et al., 2010; SANTOS et al., 2006; ZHANG; GAO; LI, 2010) e oxidação dos tecidos orgânicos dentinários (GU et al., 2017), assim como investigam se estas reações podem afetar a interface dentinária em contato com a obturação dos canais radiculares e com as restaurações. Tendo em vista que os resultados apontados na literatura até o momento permanecem controversos, o objetivo deste trabalho é estabelecer uma revisão sistemática acerca do efeito das soluções irrigadoras de hipoclorito de sódio e digluconato de clorexidina sobre as propriedades da dentina radicular.Acredita-se que ambos irrigantes impactam negativamente a estrutura dentinária.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA CLASEN VIEIRA2
EDUARDA CARRERA MALHÃO
FERNANDA GERALDO PAPPEN2
KATERINE JAHNECKE PILOWNIC4

Página gerada em 27/04/2024 15:15:30 (consulta levou 0.165658s)