Nome do Projeto
Avaliação do potencial e aplicações de metodologias de posicionamento por GNSS nas atividades agrícolas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2023 - 01/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O uso da tecnologia de posicionamento por satélites artificiais, como o GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite), tem se tornado cada vez mais comum nas atividades agrícolas. Essas tecnologias oferecem uma série de benefícios aos agricultores, auxiliando no aumento da eficiência, produtividade e sustentabilidade das operações agrícolas. Segundo Pires (2004), o GNSS possibilita visualizar e manejar a área agrícola de acordo com a variabilidade espacial e temporal, diferentemente do que era possível até então, quando a área era considerada uniforme e, portanto, manejada como tal. Um estudo recente conduzido por Oliveira et al. (2021) explorou o uso do posicionamento GNSS foco no mapeamento da variabilidade espacial do solo. Os autores utilizaram técnicas de georreferenciamento de alta precisão, combinando dados GNSS com informações obtidas por sensores proximais, como a condutividade elétrica do solo. Os resultados revelaram padrões de variabilidade espacial do solo, permitindo a implementação de estratégias de manejo diferenciadas de acordo com as características identificadas. A evolução contínua da tecnologia GNSS tem impactado significativamente as atividades agrícolas. Novas metodologias e aplicações têm surgido, oferecendo benefícios adicionais aos agricultores. No entanto, diante dessas constantes inovações, torna-se fundamental realizar uma avaliação criteriosa dos métodos e aplicações existentes, visando garantir que as soluções adotadas sejam adequadas e eficientes para as demandas específicas do setor agrícola. Nesse contexto, por meio dessa pesquisa, será realizada uma avaliação dos métodos que vem sendo propostos e a potencialidade de cada um deles. Ainda com esse trabalho pretende-se auxiliar os agricultores a tomar decisões sobre a adoção e o uso adequado dos métodos de posicionamento por GNSS, considerando as especificidades de suas operações e necessidades.

Objetivo Geral

Investigar o potencial e as diversas aplicações das metodologias de posicionamento por satélites artificiais com o uso do GNSS, no contexto das atividades agrícolas, visando avaliar seus benefícios, limitações, aplicabilidade e realizar contribuições para que as metodologias possam ser aprimoradas e empregadas na agricultura.

Justificativa

O estudo do potencial e das aplicações das metodologias de posicionamento por GNSS nas atividades agrícolas é de grande relevância devido aos benefícios e avanços que essas tecnologias têm trazido para o setor agrícola.
Com o surgimento dos Sistemas de Navegação Global por Satélites (GNSS), foram desenvolvidas diferentes metodologias que permitem o posicionamento em tempo real na superfície terrestre, nas atividades agrícola é possível conduzir máquinas agrícolas de forma precisa, auxiliando no direcionamento dessa máquina com menor fadiga do operador e, consequentemente, menores erros como sobreposição de produtos químicos, consumo excessivo de combustível e menor tempo de trabalho em operações de preparo do solo e semeadura, por exemplo. (FERNANDES, 2013). Um outro exemplo do uso de métodos de posicionamento por GNSS se refere a obtenção de amostras de solo georreferenciadas (mapa da variabilidade espacial do solo). Com base nessas informações, os agricultores podem adotar estratégias de manejo diferenciadas para diferentes áreas, considerando as características específicas do solo, como a fertilidade, a umidade e a compactação. Isso resulta em uma utilização mais precisa de insumos agrícolas, evitando a superdosagem em áreas com menor necessidade e a subdosagem em áreas com maior demanda.
A avaliação dos métodos e aplicações do GNSS se faz necessária para garantir que as soluções adotadas sejam adequadas e eficientes para as demandas específicas do setor agrícola, já que nem todos os métodos disponíveis podem ser igualmente aplicáveis ou eficazes em todas as situações agrícolas. Ainda, a avaliação também permite identificar possíveis limitações, desafios e áreas que ainda requerem aprimoramento.

Metodologia

1. Revisão bibliográfica. Realizar uma análise criteriosa dos materiais disponíveis na internet, como artigos, livros, dissertações e teses, relacionados ao tema de pesquisa, é fundamental para obter informações sólidas e embasadas. Através dessa análise, é possível identificar e selecionar os recursos mais relevantes e confiáveis, aprofundando o conhecimento sobre o assunto em questão.
2. Análise exploratória:
2.1. A partir do material analisado, é possível elencar os principais métodos de posicionamento GNSS utilizados nas atividades agrícolas. Essa análise proporciona a identificação e seleção dos métodos mais relevantes e amplia o entendimento sobre como o GNSS é aplicado de forma eficaz no contexto agrícola
2.2. Realizar uma investigação aprofundada sobre as principais características e diferenças dos métodos de posicionamento GNSS empregados nas atividades agrícolas é essencial. Através dessa análise minuciosa, é possível compreender melhor as peculiaridades de cada método e identificar suas aplicações específicas no contexto agrícola, contribuindo para uma escolha informada e eficaz do método de posicionamento mais adequado às necessidades e objetivos do setor agrícola.
3. Estudo de caso: Será selecionada uma área de estudo para a aplicação de diferentes métodos de levantamento GNSS.
4. Avaliação dos resultados: A partir dos dados obtidos, será possível realizar a comparação e análise dos resultados obtidos por meio de diferentes métodos de posicionamento GNSS, proporcionando análises sobre a eficácia, precisão e aplicabilidade de cada método na área específica em questão. Através nessas análises, será possível embasar decisões futuras sobre a escolha do método mais adequado para levantamentos GNSS em contextos semelhantes na área agrícola.

Indicadores, Metas e Resultados

Produção acadêmica: Produzir artigos científicos, dissertações e/ou teses relacionados à pesquisa.
Elaboração de TCCs: Orientar e apoiar estudantes na produção de Trabalhos de Conclusão de Curso relacionados à pesquisa.
Avanço do conhecimento: Contribuir para o avanço do conhecimento no campo de métodos de levantamento GNSS aplicados à agricultura.
Disseminação do conhecimento: Divulgar descobertas e práticas relevantes para o setor agrícola, beneficiando a comunidade acadêmica, profissionais do setor e demais interessados.
Estímulo ao desenvolvimento e aplicação: Estimular o desenvolvimento contínuo e a aplicação eficaz dos métodos de levantamento GNSS no contexto rural.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DIULIANA LEANDRO3
FELIPE ELIAS TELECHI DE FREITAS
FIORAVANTE JAEKEL DOS SANTOS3
RODRIGO RIZZI3
ROGERS ADEMIR DRUNN PEREIRA3
SERGIO LEAL FERNANDES3
SUELEN CRISTINA MOVIO HUINCA3
WUENDER HENKE DE OLIVEIRA

Página gerada em 27/04/2024 11:09:49 (consulta levou 0.213858s)