Nome do Projeto
Projeto UTOPIA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/06/2023 - 11/06/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
Este Projeto unificado com ênfase em extensão tem como objetivo geral potencializar a educação básica por meio da metodologia ativa gamificação e, de maneira transdisciplinar, suscitar o enfrentamento a violência de gênero. Essa proposta se justifica pela necessidade observada de alternativas ao processo de ensino utilizada na educação básica das escolas públicas, a partir da análise dos microdados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) (IDEB, 2021) e pelo aumento exponencial na violência de gênero no território (BOLZAN, 2023). De forma que, a presente proposta tem como tese que as tecnologias digitais e a metodologia ativa gamificação, aliadas, tornam possível a transdisciplinaridade acerca dos conteúdos da educação básica e o tema gênero, fazendo com que a educação atue de maneira preventiva no enfrentamento a violência de gênero além de potencializar a aprendizagem. A fim de cumprir o objetivo, será desenvolvido 45 desafios, disponibilizado diariamente às 9 horas da manhã, na Plataforma e-PROJETO da UFPel, tendo seu link divulgado, também diretamente e no mesmo horário, para um grupo em um aplicativo de mensagens instantânea. Por desafios, entende-se questões a serem resolvidas pelos participantes. Os participantes do desafio serão alunos da educação básica de escola pública, que no turno inverso a suas aulas, nas respectivas escolas, frequentam os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) São Gonçalo e Centro, ambos em Pelotas/RS, e o Instituto Nossa Senhora da Conceição, também em Pelotas/RS. O desafio será composto por questões que abordarão conteúdos do ensino básico, das diversas disciplinas, e de forma transdisciplinar suscitará temas como gênero, enfrentamento a violência de gênero, igualdade de gênero, enfrentamento a violência e abuso infantil e o papel da educação no enfrentamento a violência. Como resultados espera-se melhora no desempenho escolar, e consequentemente melhora do desempenho no IDEB, e mudança de comportamento.
Objetivo Geral
O objetivo deste Projeto é potencializar a educação básica por meio da metodologia ativa gamificação e, de maneira transdisciplinar, suscitar o enfrentamento a violência de gênero.