Nome do Projeto
Educação e Informação na Implementação de Ações Afirmativas - UFPEL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/06/2017 - 23/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
Este projeto tem por objetivo publicar em meio virtual, especificamente numa fan page a ser criada, notícias e informações relacionadas a implementação e cumprimento de políticas de ações afirmativas na UFPel, no Brasil e no mundo. Os alunos do Centro de Artes, especialmente, serão responsáveis pelo planejamento da página a nível estético e textual liderados pelos coordenadores do projeto. Desta forma, os conhecimentos construídos nas disciplinas dos cursos de design e artes visuais serão utilizados de fato a fim de informar a toda sociedade no que se refere a inclusão e busca de oportunidades iguais à todos os brasileiros. Questões relacionadas gênero, sexualidade e raça também serão publicadas na busca da redução dos preconceitos.
Objetivo Geral
Criar e publicar em meio virtual, especificamente numa fan page, notícias e informações relacionadas a implementação e cumprimento de políticas de ações afirmativas na UFPel, no Brasil e no mundo, além de notícias relacionadas aos temas: gênero, sexualidade e raça na busca de reduzir os preconceitos e garantir o respeito entre os membros da comunidade da UFPEL.
Justificativa
No Brasil política educacional vem, aos poucos, tentando contribuir para minimizar as históricas de desigualdades sociais e raciais existentes no país. O processo de implantação de políticas afirmativas no ensino superior ainda é algo recente. Tiveram seu principal marco, em 29 de agosto de 2012, data em que a Presidência da República sancionou a Lei 12.711 (BRASIL, 2012). A partir desta medida as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação deveriam reservar, em cada processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação, no mínimo 50% (cinquenta por cento), das vagas por turno e curso, para estudantes oriundos de escolas públicas no ensino médio. Cabe salientar que a Universidade Federal de Pelotas- UFPEL implementa estas ações de forma gradual tendo início em 2013 e atingindo o percentual definido na legislação somente em 2017.
As políticas afirmativas nas universidades públicas representam uma grande conquista daqueles que sempre foram menos favorecidos, em especial a população negra. Que possui um histórico de marginalização e discriminação mantido estático no decorrer dos últimos séculos até os dias atuais. Inserir os cotistas nas
universidades é um processo que necessita a construção de espaços (físicos e ambientes virtuais) democráticos. Em que esses tenham voz de forma a ampliar as discussões sobre a conjuntura e temas pertinentes a questões étnicos raciais, ações afirmativas, políticas institucionais que assegurem um sentimento de pertença e identificação com o ambiente no qual estes se inserem.
Diante o avanço das tecnologias da informação e comunicação que possibilitam aproximar as pessoas, transmitir informações, dar visibilidade aos temas de interesse de diferentes atores, constatou-se nos últimos anos uma insatisfação junto aos alunos cotistas em torno da utilização do espaço virtual da UFPEL. Para
esses os espaços midiáticos não se apresentavam como um ambiente representativo dos temas de discussão, divulgação e construção de uma identidade pós-inserção dos mesmos na universidade.
Tal situação impulsiona em 2017 o surgimento de uma fan page administrada e alimentada por professores e alunos lincados ao Núcleo de Ações Afirmativas. Esta com função informativa e educativa, tendo como propósito consolidar um espaço democrático, assegurando visibilidade a estes atores que ingressam por cotas raciais na universidade e que por um período sentiram-se sem voz e sem um espaço identitários.
As políticas afirmativas nas universidades públicas representam uma grande conquista daqueles que sempre foram menos favorecidos, em especial a população negra. Que possui um histórico de marginalização e discriminação mantido estático no decorrer dos últimos séculos até os dias atuais. Inserir os cotistas nas
universidades é um processo que necessita a construção de espaços (físicos e ambientes virtuais) democráticos. Em que esses tenham voz de forma a ampliar as discussões sobre a conjuntura e temas pertinentes a questões étnicos raciais, ações afirmativas, políticas institucionais que assegurem um sentimento de pertença e identificação com o ambiente no qual estes se inserem.
Diante o avanço das tecnologias da informação e comunicação que possibilitam aproximar as pessoas, transmitir informações, dar visibilidade aos temas de interesse de diferentes atores, constatou-se nos últimos anos uma insatisfação junto aos alunos cotistas em torno da utilização do espaço virtual da UFPEL. Para
esses os espaços midiáticos não se apresentavam como um ambiente representativo dos temas de discussão, divulgação e construção de uma identidade pós-inserção dos mesmos na universidade.
Tal situação impulsiona em 2017 o surgimento de uma fan page administrada e alimentada por professores e alunos lincados ao Núcleo de Ações Afirmativas. Esta com função informativa e educativa, tendo como propósito consolidar um espaço democrático, assegurando visibilidade a estes atores que ingressam por cotas raciais na universidade e que por um período sentiram-se sem voz e sem um espaço identitários.
Metodologia
Inicialmente realizar-se-á uma revisão bibliográfica a partir de consultas feitas em repositórios virtuais de trabalhos científicos, jornais e revistas impressas e digitais no que se refere às políticas de ações afirmativas nas Universidades Brasileiras e seus efeitos.
A seguir partiremos para o primeiro contato com idealizadores e alimentadores da fan page para coleta dos
dados iniciais e expectativas dos envolvidos a fim de melhor conhecer projeto gráfico da mesma. A seguir, parte-se para a liberação do espaço para os usuários das redes sociais. A partir daí serão editadas e publicadas matérias locais, respondidos os questionamentos dos visitantes da página e publicadas as matérias e videos relacionados às aões afirmativas e questões de gênero, sexualidade e raça.
A seguir partiremos para o primeiro contato com idealizadores e alimentadores da fan page para coleta dos
dados iniciais e expectativas dos envolvidos a fim de melhor conhecer projeto gráfico da mesma. A seguir, parte-se para a liberação do espaço para os usuários das redes sociais. A partir daí serão editadas e publicadas matérias locais, respondidos os questionamentos dos visitantes da página e publicadas as matérias e videos relacionados às aões afirmativas e questões de gênero, sexualidade e raça.
Indicadores, Metas e Resultados
Pretende-se a partir dessa metodologia averiguar se os procedimentos adotados pelos professores e alunos vinculados a este projeto contribuirão, por meio das redes sociais, para que as ações afirmativas implementadas na UFPEL tenham exito na consolidação de uma política inclusiva.
Além disso, através da interação com os visitantes, acredita-se que haverá o estreitamento das relações entre a UFPel e sociedade civil.
Além disso, através da interação com os visitantes, acredita-se que haverá o estreitamento das relações entre a UFPel e sociedade civil.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALAN CAETANO CÂNDIDO | |||
ALEX DIAS SCHUG | |||
AMANDA HARTWIG DE HARTWIG | |||
ANA LUCIA BORGES SILVEIRA | |||
ANA ROBERTA UGLO PATTE | |||
ANDREW DA CUNHA MONTEIRO | |||
ANDREY MACHADO DE CAMPOS | |||
ANTONIO CARLOS PINTO ROSA | |||
AYO MAIÁ FREITAS SANTOS | |||
BEATRIZ DE FREITAS CORRÊA | |||
BEATRIZ HELENA MENDES DA SILVA | |||
BEATRIZ SANTOS JESUS PEREIRA | |||
BÁRBARA MEDINA PERES | |||
CAMILA CARDUZ COELHO | |||
CARLA SILVA DE AVILA | |||
CLAUDIO BAPTISTA CARLE | 2 | ||
CLEBER MORALES | |||
DEBORA DOS SANTOS PEREIRA | |||
ELIZANGILA SIQUEIRA WALERKO | |||
ESTEFÂNIA ALVES KONRAD | |||
FÁBIO DOS SANTOS GONÇALVES | |||
GABRIELA BORGES DE MAGALHAES CASTRO | |||
GABRIELA NOREMBERG PINTO | |||
GEISELAINE PEREIRA DIAS | |||
GIOVANI DE SOUZA BARBOSA | |||
GLEIDSON RENATO MARTINS DIAS | |||
GUILHERME VIEIRA BARBOSA | |||
HIGOR LUAN SANTOS CAMARGO | |||
ISADORA CARDOSO CALEIRO | |||
JOSÉ TABAJARA MARQUES GONÇALVES | |||
LAÍSA ARLENE SALES RIBEIRO | |||
LEDECI LESSA COUTINHO | |||
LEONARDO CHRISTIAN DA SILVA MAIA | |||
LOREDANA MARISE RICARDO RIBEIRO | 21 | ||
LOURIVALDO JOSE DA SILVA JUNIOR | |||
LUCIANE DOS SANTOS AVILA | |||
LUCIELLE VIEIRA BARBOSA | |||
MANUELLA CORRÊA MATHIAS | |||
MARCELA LIMA DE MORAES | |||
MARIA IOLANDA LEMOS GONÇALVES | |||
MARIA JOANA MAYER DE MATTOS | |||
MARIA RAQUEL RODRIGUES VIEIRA | |||
MARINÊS LOPES DE ROSA | |||
MATEUS RODRIGUES CARDOSO | |||
MATEUS SINNOTT DOS SANTOS | |||
MATHEUS BORGES | |||
MATHEUS CRUZ | 2 | ||
MAÍLSON MORAES SANTIAGO | |||
MICAEL DE ARAUJO AFONSO | |||
MICAEL MACHADO DA SILVA | |||
MIRIAM CRISTIANE ALVES | 21 | ||
Matheus de Oliveira Coutinho | |||
PRISCILLA MONT SERRAT PIMENTEL FERNANDES | |||
PRISCILLA PINHEIRO LAMPAZZI | |||
RAFAEL NOLASCO | |||
RENAN GOMES LEMOS | |||
RENAN GOMES LEMOS | |||
ROSEMAR GOMES LEMOS | 25 | ||
ROSÂNGELA MACHADO FLORES MINHO | |||
Rita de Cássia dos Reis Viebrantz | |||
TAÍS RODRIGUES DE AGUIAR | |||
TEREZA CRISTINA BARBOSA DUARTE DOS SANTOS | |||
Tassiele Viebrantz Cassuriaga | |||
VALÉRIA FONTOURA NUNES | |||
VERIDIANA MACHADO ROSA OLIVEIRA | |||
VITALINO DIAS NETO | |||
WILLIAM SILVA DAS NEVES | |||
WILSON TEIXEIRA DE ÁVILA | |||
YARKAN ANJEL |