Nome do Projeto
Geoprocessamento Lab Café
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2023 - 30/06/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
As tecnologias de Geoprocessamento estão em constante e rápida evolução, principalmente por causa da grande quantidade e variedade de dados espaciais disponíveis e o desenvolvimento tecnológico dos equipamentos de posicionamento espacial. Por tanto, a qualificação, atualização e formação continuada na área de geoprocessamento é de suma importância, permitindo que o tecnólogo em Geoprocessamento tenha uma formação condizente com as necessidades do mercado de geotecnologias. Sendo assim, este projeto pretende realizar apresentações mensais sobre temas atuais da evolução contínua das geotecnologias, apresentando as tecnologias e metodologias mais utilizadas o mercado de trabalho, assim como promover a troca de conhecimentos e experiências entre os professores do curso de geoprocessamento e a comunidade acadêmica.

Objetivo Geral

Apresentar os temas atuais e perspectivas futuras inerentes ao Geoprocessamento nas Engenharias e Geociências.

Justificativa

As geotecnologias evoluem de maneira rápida e constante no tempo, sendo assim, se faz necessário o desenvolvimento de projetos que apresentem as tecnologias atuais aplicadas ao Geoprocessamento, principalmente no que tange a disponibilidade de dados espaciais, desenvolvimento de metodologias de levantamento e processamento de dados, assim como a disponibilidade de novos equipamentos. Sendo assim, o projeto contribui para uma formação atualizado do tecnólogo em Geoprocessamento e em sintonia com o mercado de trabalho, com troca de experiências e saberes.

Metodologia

Para o desenvolvimento do projeto serão realizados encontros mensais com a apresentação de temas atuais na área de atuação do Geoprocessamento. Os encontros serão realizados preferencialmente em horários onde possam comparecer o máximo de alunos, ou seja, inverso a oferta de disciplinas. Serão convidados professores da UFPel que atuam na área do Geoprocessamento para a apresentação dos temas, assim como de egressos do curso e profissionais atuantes no mercado das Geotecnologias.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores e metas de acompanhamento do projeto são efetivados através da elaboração da lista de presença. Os resultados esperados tangem a qualificação e atualização da formação dos alunos do curso de Geoprocessamento, sendo o diagnóstico da evolução do projeto realizado através de formulário de consulta de sugestões de temas e saberes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE FELIPE BRUCH2
ALISON LOPES PEREIRA
Bruno Souza Hoppe
CARLOS EDUARDO PASSOS CARVALHAL SANTOS
EDIL BILHALVA DOS SANTOS
FELIPE MARTINS MARQUES DA SILVA2
GABRIEL FRAGALI DE CASTRO
INGRID PAIVA TORBES
IRINEU DIAS CORRÊA JUNIOR
KETHLYN PIRES FREITAS
LUCIANO MARTINS TAVARES
MARCELO AUGUSTO DIAS SILVA
MARCELO DOS SANTOS MULLET
MARCIANO CARNEIRO2
MARCOS DEJAIR OLIVEIRA LEAL
NATALY IANE ANJOS OLIVEIRA
SAMUEL CUNHA DUTRA
TALISON LUIS DE BRITTO MONTE
VINICIUS KLUMB

Página gerada em 27/04/2024 11:59:08 (consulta levou 0.167485s)