Nome do Projeto
Simpósio Internacional em comemoração aos 700 anos da canonização de Santo Tomás de Aquino (1323-2023)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/08/2023 - 04/09/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O presente projeto de extensão visa realizar um Simpósio que reunirá professores pesquisadores internacionais que tratarão de temas da filososfia e do direito segundo o pensamento de Tomás de Aquino. O evento comemora os 700 anos da canonização de uma personalidade que deixou mais de 140 obras que influenciaram no processo cultural da modernidade e pós-modernidade. Os temas desenvolvidos serão os seguintes: 1. O bem comum e o direito; 2. A lei natural; 3. A ciência de Deus e os futuros possíveis; 4. O tiranicídio; 5. A angústia da Filosofia; 6. A natureza humana e suas faculdades da inteligência e da vontade.

Objetivo Geral

Estudar a obra de Tomás de Aquino. Discutir temas da filosofia e dos direitos humanos com especialistas no assunto. Contribuir para a construção do pensamento crítico nos alunos e professores. O público alvo do projeto visa atingir graduandos e pós-graduandos do curso de Filosofia e professores e intressados na áreas das ciências humanas.

Justificativa

Debater temas da filosofia e dos direitos humanos e desenvolver o pensamento crítico considerando a fundamentação da realidade cultural que foi fundamentada em grande parte no pensamento de Tomás de Aquino, professor da Universidade de Paris no século XIII. Este Simpósio que abordar as origens da Universidade que se encontram no século XIII, conforme a comprovação histórica dos fatos, documentos, locais e obras.

Metodologia

Conferências proferidas por pesquisadores internacionais, conforme consta no histórico.
Debate o final das conferências,
Realização de minicurso.
Indicação de leituras das obras de Tomás de Aquino.
Realização de seminário temático no grupo de estudos Tomás de Aquino.

Indicadores, Metas e Resultados

Capacitar os graduandos e pós-graduandos dos cursos de filosofia, direito e das ciências humanas das instituições superiores, incluindo as escolas públicas de privadas de Ensino Médio da região de Pelotas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JULIAN RITZEL FARRET
MANOEL LUIS CARDOSO VASCONCELLOS20
SERGIO RICARDO STREFLING20
WILLIAN KALINOWSKI

Página gerada em 29/04/2024 02:46:15 (consulta levou 0.171782s)