Nome do Projeto
Noções de Oratória Forense
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
03/08/2023 - 07/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto busca analisar os instrumentos para o aperfeiçoamento da oratória e as relações existentes entre a importância da oratória e a atuação do profissional do Direito. Dessa forma, a oratória forense acaba oportunizando aos alunos a construção de aprendizados a partir da análise das ações que ocorrem nas salas de audiência, de julgamento e no Tribunal do Júri. Assim, os alunos botarão em prática as atividades relacionadas à oratória como a ambientação, leitura, postura corporal, debates, a fala por si só, e outras.
Objetivo Geral
Realizar estudos em torno da oratória forense, desenvolvendo técnicas de comunicação oral e verbal para maior eficácia na prática jurídica ao estudante concluinte do curso.
Justificativa
O conhecimento e a prática da oratória têm importante papel no fomento das subjetividades do operador do direito, propiciando uma atuação técnica e pessoal dentro do sistema jurídico e acadêmico de forma a colocar em prática o que é passado dentro das salas de aulas, ou seja, o alicerce teórico e o debate de casos concretos. Dessa forma, a prática da oratória torna-se necessária em especial ao estudante concluinte, que irá ingressar no mercado de trabalho jurídico em seguida e qual enfrentará diversos momentos em que a oratória é ponto chave para a defesa dos direitos. Sendo assim, vê-se importante a disponibilização de uma atividade de ensino direcionada para a oratória forense.
Metodologia
O projeto será realizado na forma de grupo de estudos com encontros semanais, presenciais, com atividades práticas em que os alunos irão aprender técnicas de oratória e posteriormente a aplicação por meio de discursos, leituras em voz alta e simulações de audiências/júris. Os alunos realizarão uma atividade final de relatório do aprendizado e uma simulação de defesa oral de algum caso concreto. Os encontros semanais ocorrerão preferencialmente às quintas feiras às 8h30 para os alunos matutinos e às 20h30 para os alunos noturnos.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que os alunos por meio das atividades propostas possam demonstrar o seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento na oratória, proporcionando um grupo de alunos aptos para o enfrentamento da prática jurídica e também reflexivos sobre a importância da oratória ao operador do direito no dia-a-dia das atividades jurídicas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA SALLET DE ALMEIDA E SILVA | |||
ANA CAROLINA GIUDICE BEBER | |||
ANDERSON ALEXANDRE DIAS SANTOS | |||
ANNA KARENINA NASCIMENTO DA SILVA CAVALHEIRO | |||
BRUNA FLORES PRATES | |||
BRUNA LUISA ZANOTELLI ROCKENBACH | |||
DANIELA DOS SANTOS NOBRE | |||
EDUARDA IRIGOYEN STUDZINSKI | |||
ELISA MOREIRA BEZERRA | |||
FERNANDA MÜLLER DE AVILA | |||
GABRIEL GAIA DUARTE | |||
GABRIEL KRUGER DOS SANTOS | |||
GABRIELA LEAL PEREIRA | |||
HEITOR DE BORBA CALDAS | |||
IAGO DE MELLO VALADÃO | |||
IGOR GARCIA REZENDE GENELHU | |||
ISABELA DIAS PINHEIRO | |||
ISADORA CARDOSO CALEIRO | |||
JANAÍNA MESQUITA SANTOS | |||
JOSE FERNANDO GONZALEZ | 3 | ||
JOÃO TAVARES NETO | |||
Julio Augusto Jesus Lopez | |||
KALIUP DIAS PINHEIRO | |||
KARIZA ANDRÉ PIRES | |||
LEONARDO LAMAS | |||
LUCAS VON ANHT DE QUADROS | |||
LUIZ AUGUSTO ROSENTHAL FREITAS JUNIOR | |||
LUIZA MOTTA ETCHEGARAY | |||
MATHEUS BOLDT PORTUGAL OLIVEIRA | |||
MAURO RENATO RIBEIRO SOARES | |||
MELQUIZEDEQUI SOARES RIBEIRO | |||
NATALI RIBEIRO DE ALMEIDA | |||
NATASHA PEREIRA PERALTA | |||
NEANDER TEIXEIRA SILVEIRA | |||
NICOLE ROSA DE OLIVEIRA | |||
RUSSEIN CAVADAS FRANCHINI | |||
SÁRA TATIANA FERREIRA MENDES | |||
SÍRIA FERREIRA DOS SANTOS | |||
THUÍNI LUIZI RIGATTI | |||
VITÓRIA NUNES DOS SANTOS | |||
VITÓRIA PERES MOREIRA |