Nome do Projeto
Noções de Oratória Forense
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
03/08/2023 - 07/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto busca analisar os instrumentos para o aperfeiçoamento da oratória e as relações existentes entre a importância da oratória e a atuação do profissional do Direito. Dessa forma, a oratória forense acaba oportunizando aos alunos a construção de aprendizados a partir da análise das ações que ocorrem nas salas de audiência, de julgamento e no Tribunal do Júri. Assim, os alunos botarão em prática as atividades relacionadas à oratória como a ambientação, leitura, postura corporal, debates, a fala por si só, e outras.

Objetivo Geral

Realizar estudos em torno da oratória forense, desenvolvendo técnicas de comunicação oral e verbal para maior eficácia na prática jurídica ao estudante concluinte do curso.

Justificativa

O conhecimento e a prática da oratória têm importante papel no fomento das subjetividades do operador do direito, propiciando uma atuação técnica e pessoal dentro do sistema jurídico e acadêmico de forma a colocar em prática o que é passado dentro das salas de aulas, ou seja, o alicerce teórico e o debate de casos concretos. Dessa forma, a prática da oratória torna-se necessária em especial ao estudante concluinte, que irá ingressar no mercado de trabalho jurídico em seguida e qual enfrentará diversos momentos em que a oratória é ponto chave para a defesa dos direitos. Sendo assim, vê-se importante a disponibilização de uma atividade de ensino direcionada para a oratória forense.

Metodologia

O projeto será realizado na forma de grupo de estudos com encontros semanais, presenciais, com atividades práticas em que os alunos irão aprender técnicas de oratória e posteriormente a aplicação por meio de discursos, leituras em voz alta e simulações de audiências/júris. Os alunos realizarão uma atividade final de relatório do aprendizado e uma simulação de defesa oral de algum caso concreto. Os encontros semanais ocorrerão preferencialmente às quintas feiras às 8h30 para os alunos matutinos e às 20h30 para os alunos noturnos.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os alunos por meio das atividades propostas possam demonstrar o seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento na oratória, proporcionando um grupo de alunos aptos para o enfrentamento da prática jurídica e também reflexivos sobre a importância da oratória ao operador do direito no dia-a-dia das atividades jurídicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA SALLET DE ALMEIDA E SILVA
ANA CAROLINA GIUDICE BEBER
ANDERSON ALEXANDRE DIAS SANTOS
ANNA KARENINA NASCIMENTO DA SILVA CAVALHEIRO
BRUNA FLORES PRATES
BRUNA LUISA ZANOTELLI ROCKENBACH
DANIELA DOS SANTOS NOBRE
EDUARDA IRIGOYEN STUDZINSKI
ELISA MOREIRA BEZERRA
FERNANDA MÜLLER DE AVILA
GABRIEL GAIA DUARTE
GABRIEL KRUGER DOS SANTOS
GABRIELA LEAL PEREIRA
HEITOR DE BORBA CALDAS
IAGO DE MELLO VALADÃO
IGOR GARCIA REZENDE GENELHU
ISABELA DIAS PINHEIRO
ISADORA CARDOSO CALEIRO
JANAÍNA MESQUITA SANTOS
JOSE FERNANDO GONZALEZ3
JOÃO TAVARES NETO
Julio Augusto Jesus Lopez
KALIUP DIAS PINHEIRO
KARIZA ANDRÉ PIRES
LEONARDO LAMAS
LUCAS VON ANHT DE QUADROS
LUIZ AUGUSTO ROSENTHAL FREITAS JUNIOR
LUIZA MOTTA ETCHEGARAY
MATHEUS BOLDT PORTUGAL OLIVEIRA
MAURO RENATO RIBEIRO SOARES
MELQUIZEDEQUI SOARES RIBEIRO
NATALI RIBEIRO DE ALMEIDA
NATASHA PEREIRA PERALTA
NEANDER TEIXEIRA SILVEIRA
NICOLE ROSA DE OLIVEIRA
RUSSEIN CAVADAS FRANCHINI
SÁRA TATIANA FERREIRA MENDES
SÍRIA FERREIRA DOS SANTOS
THUÍNI LUIZI RIGATTI
VITÓRIA NUNES DOS SANTOS
VITÓRIA PERES MOREIRA

Página gerada em 23/12/2024 07:00:45 (consulta levou 0.122144s)