Nome do Projeto
Noções de Oratória Forense
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
03/08/2023 - 07/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto busca analisar os instrumentos para o aperfeiçoamento da oratória e as relações existentes entre a importância da oratória e a atuação do profissional do Direito. Dessa forma, a oratória forense acaba oportunizando aos alunos a construção de aprendizados a partir da análise das ações que ocorrem nas salas de audiência, de julgamento e no Tribunal do Júri. Assim, os alunos botarão em prática as atividades relacionadas à oratória como a ambientação, leitura, postura corporal, debates, a fala por si só, e outras.
Objetivo Geral
Realizar estudos em torno da oratória forense, desenvolvendo técnicas de comunicação oral e verbal para maior eficácia na prática jurídica ao estudante concluinte do curso.
Justificativa
O conhecimento e a prática da oratória têm importante papel no fomento das subjetividades do operador do direito, propiciando uma atuação técnica e pessoal dentro do sistema jurídico e acadêmico de forma a colocar em prática o que é passado dentro das salas de aulas, ou seja, o alicerce teórico e o debate de casos concretos. Dessa forma, a prática da oratória torna-se necessária em especial ao estudante concluinte, que irá ingressar no mercado de trabalho jurídico em seguida e qual enfrentará diversos momentos em que a oratória é ponto chave para a defesa dos direitos. Sendo assim, vê-se importante a disponibilização de uma atividade de ensino direcionada para a oratória forense.
Metodologia
O projeto será realizado na forma de grupo de estudos com encontros semanais, presenciais, com atividades práticas em que os alunos irão aprender técnicas de oratória e posteriormente a aplicação por meio de discursos, leituras em voz alta e simulações de audiências/júris. Os alunos realizarão uma atividade final de relatório do aprendizado e uma simulação de defesa oral de algum caso concreto. Os encontros semanais ocorrerão preferencialmente às quintas feiras às 8h30 para os alunos matutinos e às 20h30 para os alunos noturnos.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que os alunos por meio das atividades propostas possam demonstrar o seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento na oratória, proporcionando um grupo de alunos aptos para o enfrentamento da prática jurídica e também reflexivos sobre a importância da oratória ao operador do direito no dia-a-dia das atividades jurídicas.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| AMANDA SALLET DE ALMEIDA E SILVA | |||
| ANA CAROLINA GIUDICE BEBER | |||
| ANDERSON ALEXANDRE DIAS SANTOS | |||
| ANNA KARENINA NASCIMENTO DA SILVA CAVALHEIRO | |||
| BRUNA FLORES PRATES | |||
| BRUNA LUISA ZANOTELLI ROCKENBACH | |||
| DANIELA DOS SANTOS NOBRE | |||
| EDUARDA IRIGOYEN STUDZINSKI | |||
| ELISA MOREIRA BEZERRA | |||
| FERNANDA MÜLLER DE AVILA | |||
| GABRIEL GAIA DUARTE | |||
| GABRIEL KRUGER DOS SANTOS | |||
| GABRIELA LEAL PEREIRA | |||
| HEITOR DE BORBA CALDAS | |||
| IAGO DE MELLO VALADÃO | |||
| IGOR GARCIA REZENDE GENELHU | |||
| ISABELA DIAS PINHEIRO | |||
| ISADORA CARDOSO CALEIRO | |||
| JANAÍNA MESQUITA SANTOS | |||
| JOSE FERNANDO GONZALEZ | 3 | ||
| JOÃO TAVARES NETO | |||
| JULIO AUGUSTO JESUS LOPEZ | |||
| KALIUP DIAS PINHEIRO | |||
| KARIZA ANDRÉ PIRES | |||
| LEONARDO LAMAS | |||
| LUCAS VON ANHT DE QUADROS | |||
| LUIZ AUGUSTO ROSENTHAL FREITAS JUNIOR | |||
| LUIZA MOTTA ETCHEGARAY | |||
| MATHEUS BOLDT PORTUGAL OLIVEIRA | |||
| MAURO RENATO RIBEIRO SOARES | |||
| MELQUIZEDEQUI SOARES RIBEIRO | |||
| NATALI RIBEIRO DE ALMEIDA | |||
| NATASHA PEREIRA PERALTA | |||
| NEANDER TEIXEIRA SILVEIRA | |||
| NICOLE ROSA DE OLIVEIRA | |||
| RUSSEIN CAVADAS FRANCHINI | |||
| SÁRA TATIANA FERREIRA MENDES | |||
| SÍRIA FERREIRA DOS SANTOS | |||
| THUÍNI LUIZI RIGATTI | |||
| VITÓRIA NUNES DOS SANTOS | |||
| VITÓRIA PERES MOREIRA |