Nome do Projeto
36a. Semana Acadêmica de Letras da UFPEL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/07/2023 - 21/07/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
A Semana Acadêmica de Letras da UFPel agrega os cursos de Licenciaturas e Bacharelados em Letras do Centro de Letras e Comunicação da UFPel com o intuito de apresentar atividades de integração, palestras, espaço para comunicações e oficinas, todos voltados ao público discente e abertos à comunidade em geral. O tema da presente edição é "Traduzindo a Existência: caminhos políticos, linguísticos, poéticos e migratórios"; todas as atividades terão esse tema como eixo. O evento acontecerá nos turnos tarde e noite da semana compreendida entre os dias 17 a 21 de julho de 2023, e contará com a participação de palestrantes de diferentes instituições do Brasil.

Objetivo Geral

Propor reflexões e debates em torno do tema "Traduzindo a Existência: caminhos políticos, linguísticos, poéticos e migratórios" para contribuir com a formação dos futuros profissionais da área de Letras e da comunidade em geral.

Justificativa

Trata-se de evento tradicional dos Cursos de Letras da UFPel, organizado por acadêmicos há várias gerações, estando, agora, em sua 36ª edição.
Entre as justificativas para propô-lo, estão: integrar a comunidade acadêmica e a externa em torno dos temas do evento; possibilitar outras visões pertinentes às questões de "Traduzindo a Existência: caminhos políticos, linguísticos, poéticos e migratórios", refletindo sobre o necessário diálogo entre a linguística, a literatura e as artes em tempos de valorização das diversidades.

Metodologia

O evento ocorrerá entre os dias 17 e 21 de julho de 2023. Estão programadas palestras, rodas de conversa e sessões de comunicações e oficinas. Antes, há o seu planejamento, que inclui a decisão dos temas e palestrantes, da dinâmica de organização do evento, o envio dos convites, a divulgação do evento, a seleção dos trabalhos a serem apresentados, avaliação dos resumos submetidos para apresentação de comunicações, a solicitação de auxílios para a realização do evento, a preparação dos cadernos de resumos, a homologação das inscrições de ouvintes, a compra das passagens para os palestrantes e a produção do material do evento e distribuição de tarefas entre monitores. Logo após a sua realização, será
providenciado o relatório final do evento e a sua prestação de contas.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o evento obtenha ampla participação da comunidade interna e externa da UFPel, a exemplo de anos anteriores, em que se contou com a presença de profissionais do ensino e estudantes das principais instituições de ensino superior da região. Também almeja-se que os alunos de graduação participantes do evento despertem o interesse pela temática em debate e participem do evento como um todo: palestras, oficinas, comunicações e rodas de conversa de modo a aprimorar conhecimentos para sua trajetória acadêmica e profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLARA MOLINA DOS SANTOS
ANDERSON LUÍS BRUM DE FREITAS
ANDRÉ RODRIGUES DA SILVA
ANGEL ALVES HILIAN
BEATRIZ HYGINO DIADAMO
BIBIANA DE LEON SEDREZ
BRUNO DA SILVA OLIVEIRA
CARLA ARAUJO DE MACEDO NOGUEIRA
CAROLINA CASTRO CHIARELLI
EDUARDA SILVEIRA VEBER
GABRIEL DIAS MORALES
GUSTAVO HENRIQUE RÜCKERT9
HELENA CORREA DOMBROSKI
Isabelly Felipe Marques
JORAMA DE QUADROS STEIN9
JÚLIA MELO DOS SANTOS
LUIZA MÜLLER DA ROSA
Luiza Siqueira Katrein
MARCOS VIEIRA DOS SANTOS
MARIANA MIRANDA DA SILVA
SHEILA DOS SANTOS CARRILHO

Página gerada em 28/02/2024 23:36:18 (consulta levou 0.158837s)