Nome do Projeto
Literatura & Música: trânsitos e conexões
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2023 - 30/06/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A comparação entre textos literários e composições musicais é eleita com frequência como foco de investigação, pelo entrecruzamento constante observado entre as artes. Entre outras razões, música e literatura costumam ser aproximadas pelo fato de se desenvolverem no tempo e por terem sua base material na sonoridade. A riqueza de seus campos permite inúmeras formas de interação, tanto na criação artística quanto na apreensão de seus significados. Em vista desse diálogo e do aproveitamento que a sua exploração pode gerar, este projeto propõe uma reflexão sobre as relações entre música e literatura consideradas em suas especificidades e como domínios conceituais distintos.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL

O objetivo deste projeto de pesquisa consiste em analisar os trânsitos e as conexões entre
música e literatura, entendidas como domínios conceituais distintos que se entrecruzam
frequentemente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Atualizar o levantamento bibliográfico sobre as relações entre Música e
Literatura, a partir dos estudos sobre intermidialidade;
b) Examinar a intermidialidade entre música e literatura, levando em conta temática, aspectos estruturais e expressividade;
c) A partir de um recorte musical e literário pesquisado, produzir obra
artística a partir das formas de intermidialidade propostos por Irina Rajewsky.

Justificativa

No âmbito dos estudos comparados, Solange de Oliveira propõe uma abordagem
músico/literária que enfatiza as implicações culturais de referências musicais, a qual ela chama de
melopoética cultural. A autora ressalta que a melopoética consiste em estudos baseados em
analogias estruturais entre obras musicais e literárias, buscando nas formas musicais ou
procedimentos composicionais modelos e referências para a interpretação da obra literária.
Segundo Esther Lopes Ojeda, múltiplos códigos se entrecruzam nas manifestações
musicais e literárias, relacionadas e frequentemente permeáveis entre si, até o ponto de criações
que, pela evolução própria da cultura, influenciam umas às outras, desfazendo a fronteira entre
ambas. Inclusive, as obras musicais e literárias podem confluir em produtos culturais de maior
significação (dramas musicais, óperas etc) em que a parte musical e a literária formam dois níveis
de um mesmo discurso.
A literatura apresenta frequentemente elementos musicais como o ritmo na poesia, por
exemplo, que evidencia que música e literatura são campos com similaridades. No gênero
dramático, observa-se o uso da música para compor a ambientação, para caracterizar as
personagens ou para sinalizar as partes da ação. Muitas vezes, um texto narrativo gira em torno
de temas relativos à música ou usa estruturas musicais em sua composição, como ocorre no conto
“Trio em lá menor” de Machado de Assis, em que a narrativa é construída mimetizando a forma
sonata. Por outro lado, a música também faz uso da literatura, como se observa em composições
em que ocorre a musicalização de textos literários, havendo correspondência entre a frase
melódica e a frase textual, ou na música programática, que evoca o extramusical aproximando-se
da narração literária como, por exemplo, o poema sinfônico “Assim falou Zaratustra” de Richard
Strauss, inspirado na obra homônima de Nietzsche. Além disso, a literatura tem sido fonte
constante de inspiração de temas, personagens e formas para a música.

Metodologia

A metodologia desta pesquisa consistirá em atividades que envolvam atualizar o levantamento bibliográfico sobre as relações entre Música e Literatura, considerando os estudos sobre intermidialidade; examinar a intermidialidade entre música e literatura, levando em conta temática, aspectos estruturais e expressividade; a partir de um recorte musical e literário pesquisado, produzir obra artística, levando em conta as formas de intermidialidade propostas por Irina Rajewsky; divulgação dos resultados da pesquisa em plataformas de streaming e apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos e publicação de artigos em periódicos científicos.

Indicadores, Metas e Resultados

Este projeto já esteve em andamento na UFPel de 2017 a 2019 e, atualmente, está em vigor na UFRGS. Durante esse período, houve apresentação de trabalhos no Brasil e no Exterior, publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais, produção de canções e contos com inspiração musical e música instrumental com inspiração literária, orientação de TCC e participação em bancas, decorrentes do projeto. No momento, aguardamos a publicação, pela Editora Zouk, de um livro de artigos organizado pelos autores deste projeto, com o apoio do PPG-Letras da UFRGS. Esperamos dar continuidade à produção de conhecimento que se mostrou profícua nesse período e promover o fomento da criação artística a partir das relações entre os campos da Literatura e da Música.


Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIENE PIMENTA FONSECA
CARLOS WALTER ALVES SOARES6
CINARA FERREIRA PAVANI
FELIPE BRIÃO WEISS
FELIPE PERES DOMINGUES
GIULLIANO MARTINI DA FONTOURA
HEITOR JOSE DE OLIVEIRA ANTUNES
JULIO CESAR DAMERO CASARIN
MIRELE THÜRMER KUHN
NELSON JOSE PEREIRA DA SILVA ZAGO
RAISSA FOSCHIANI DIAS BAPTISTA

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