Nome do Projeto
Literatura & Música: trânsitos e conexões
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2023 - 30/06/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A comparação entre textos literários e composições musicais é eleita com frequência como foco de investigação, pelo entrecruzamento constante observado entre as artes. Entre outras razões, música e literatura costumam ser aproximadas pelo fato de se desenvolverem no tempo e por terem sua base material na sonoridade. A riqueza de seus campos permite inúmeras formas de interação, tanto na criação artística quanto na apreensão de seus significados. Em vista desse diálogo e do aproveitamento que a sua exploração pode gerar, este projeto propõe uma reflexão sobre as relações entre música e literatura consideradas em suas especificidades e como domínios conceituais distintos.
Objetivo Geral
OBJETIVO GERAL
O objetivo deste projeto de pesquisa consiste em analisar os trânsitos e as conexões entre
música e literatura, entendidas como domínios conceituais distintos que se entrecruzam
frequentemente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Atualizar o levantamento bibliográfico sobre as relações entre Música e
Literatura, a partir dos estudos sobre intermidialidade;
b) Examinar a intermidialidade entre música e literatura, levando em conta temática, aspectos estruturais e expressividade;
c) A partir de um recorte musical e literário pesquisado, produzir obra
artística a partir das formas de intermidialidade propostos por Irina Rajewsky.
O objetivo deste projeto de pesquisa consiste em analisar os trânsitos e as conexões entre
música e literatura, entendidas como domínios conceituais distintos que se entrecruzam
frequentemente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Atualizar o levantamento bibliográfico sobre as relações entre Música e
Literatura, a partir dos estudos sobre intermidialidade;
b) Examinar a intermidialidade entre música e literatura, levando em conta temática, aspectos estruturais e expressividade;
c) A partir de um recorte musical e literário pesquisado, produzir obra
artística a partir das formas de intermidialidade propostos por Irina Rajewsky.
Justificativa
No âmbito dos estudos comparados, Solange de Oliveira propõe uma abordagem
músico/literária que enfatiza as implicações culturais de referências musicais, a qual ela chama de
melopoética cultural. A autora ressalta que a melopoética consiste em estudos baseados em
analogias estruturais entre obras musicais e literárias, buscando nas formas musicais ou
procedimentos composicionais modelos e referências para a interpretação da obra literária.
Segundo Esther Lopes Ojeda, múltiplos códigos se entrecruzam nas manifestações
musicais e literárias, relacionadas e frequentemente permeáveis entre si, até o ponto de criações
que, pela evolução própria da cultura, influenciam umas às outras, desfazendo a fronteira entre
ambas. Inclusive, as obras musicais e literárias podem confluir em produtos culturais de maior
significação (dramas musicais, óperas etc) em que a parte musical e a literária formam dois níveis
de um mesmo discurso.
A literatura apresenta frequentemente elementos musicais como o ritmo na poesia, por
exemplo, que evidencia que música e literatura são campos com similaridades. No gênero
dramático, observa-se o uso da música para compor a ambientação, para caracterizar as
personagens ou para sinalizar as partes da ação. Muitas vezes, um texto narrativo gira em torno
de temas relativos à música ou usa estruturas musicais em sua composição, como ocorre no conto
“Trio em lá menor” de Machado de Assis, em que a narrativa é construída mimetizando a forma
sonata. Por outro lado, a música também faz uso da literatura, como se observa em composições
em que ocorre a musicalização de textos literários, havendo correspondência entre a frase
melódica e a frase textual, ou na música programática, que evoca o extramusical aproximando-se
da narração literária como, por exemplo, o poema sinfônico “Assim falou Zaratustra” de Richard
Strauss, inspirado na obra homônima de Nietzsche. Além disso, a literatura tem sido fonte
constante de inspiração de temas, personagens e formas para a música.
músico/literária que enfatiza as implicações culturais de referências musicais, a qual ela chama de
melopoética cultural. A autora ressalta que a melopoética consiste em estudos baseados em
analogias estruturais entre obras musicais e literárias, buscando nas formas musicais ou
procedimentos composicionais modelos e referências para a interpretação da obra literária.
Segundo Esther Lopes Ojeda, múltiplos códigos se entrecruzam nas manifestações
musicais e literárias, relacionadas e frequentemente permeáveis entre si, até o ponto de criações
que, pela evolução própria da cultura, influenciam umas às outras, desfazendo a fronteira entre
ambas. Inclusive, as obras musicais e literárias podem confluir em produtos culturais de maior
significação (dramas musicais, óperas etc) em que a parte musical e a literária formam dois níveis
de um mesmo discurso.
A literatura apresenta frequentemente elementos musicais como o ritmo na poesia, por
exemplo, que evidencia que música e literatura são campos com similaridades. No gênero
dramático, observa-se o uso da música para compor a ambientação, para caracterizar as
personagens ou para sinalizar as partes da ação. Muitas vezes, um texto narrativo gira em torno
de temas relativos à música ou usa estruturas musicais em sua composição, como ocorre no conto
“Trio em lá menor” de Machado de Assis, em que a narrativa é construída mimetizando a forma
sonata. Por outro lado, a música também faz uso da literatura, como se observa em composições
em que ocorre a musicalização de textos literários, havendo correspondência entre a frase
melódica e a frase textual, ou na música programática, que evoca o extramusical aproximando-se
da narração literária como, por exemplo, o poema sinfônico “Assim falou Zaratustra” de Richard
Strauss, inspirado na obra homônima de Nietzsche. Além disso, a literatura tem sido fonte
constante de inspiração de temas, personagens e formas para a música.
Metodologia
A metodologia desta pesquisa consistirá em atividades que envolvam atualizar o levantamento bibliográfico sobre as relações entre Música e Literatura, considerando os estudos sobre intermidialidade; examinar a intermidialidade entre música e literatura, levando em conta temática, aspectos estruturais e expressividade; a partir de um recorte musical e literário pesquisado, produzir obra artística, levando em conta as formas de intermidialidade propostas por Irina Rajewsky; divulgação dos resultados da pesquisa em plataformas de streaming e apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos e publicação de artigos em periódicos científicos.
Indicadores, Metas e Resultados
Este projeto já esteve em andamento na UFPel de 2017 a 2019 e, atualmente, está em vigor na UFRGS. Durante esse período, houve apresentação de trabalhos no Brasil e no Exterior, publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais, produção de canções e contos com inspiração musical e música instrumental com inspiração literária, orientação de TCC e participação em bancas, decorrentes do projeto. No momento, aguardamos a publicação, pela Editora Zouk, de um livro de artigos organizado pelos autores deste projeto, com o apoio do PPG-Letras da UFRGS. Esperamos dar continuidade à produção de conhecimento que se mostrou profícua nesse período e promover o fomento da criação artística a partir das relações entre os campos da Literatura e da Música.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIENE PIMENTA FONSECA | |||
CARLOS WALTER ALVES SOARES | 6 | ||
CINARA FERREIRA PAVANI | |||
FELIPE BRIÃO WEISS | |||
FELIPE PERES DOMINGUES | |||
GIULLIANO MARTINI DA FONTOURA | |||
HEITOR JOSE DE OLIVEIRA ANTUNES | |||
JULIO CESAR DAMERO CASARIN | |||
MIRELE THÜRMER KUHN | |||
NELSON JOSE PEREIRA DA SILVA ZAGO | |||
RAISSA FOSCHIANI DIAS BAPTISTA |