Nome do Projeto
Tutoria de Estudos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
19/06/2023 - 13/10/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Os altos índices de reprovação nas disciplinas de matemática nos diferentes cursos e os constantes relatos da falta de conhecimento dos alunos nos conteúdos dos pré-requisitos das disciplinas, sejam do ensino básico, médio ou do ensino superior, motivaram a investigação de quão eficiente pode ser uma abordagem de tutoria nos estudos dos alunos. De fato, realizar tarefas avançadas, quando não possuímos ou dominamos as ferramentas básicas e necessárias para a tarefa, torna extremamente difícil a sua conclusão e pode levar à frustração e aversão ao processo. Por exemplo, solicitar ao uma criança que pule quando ainda não consegue ficar em pé, é impossível. Nas ciências exatas, a identificação de qual pré-requisito está faltando para a conclusão de uma tarefa deve ser feita por alguém com mais experiência na área, como um monitor, professor, tutor, etc. O presente projeto vem em busca de investigar o impacto de uma tutoria nas aprovações da disciplina de cálculo 3.

Objetivo Geral

Investigar o impacto de uma tutoria de estudos nas aprovações de cálculo 3.

Justificativa

O projeto se justifica pelos altos índices de reprovação nas disciplinas de cálculo, em particular, na disciplina de cálculo 3, que possui uma grade extensa de pré-requisitos e conhecimentos prévios de grande importância para o bom andamento da disciplina e uma conclusão com sucesso.

Metodologia

O professor estará disponível 8 horas semanais para supervisionar os estudos dos alunos das turmas T3 e T4 de cálculo 3. Durante esse período não serão dadas aulas sobre os pré-requisitos, porém, o professor indicará materiais, vídeos e estará disponível para dúvidas e explicar algo não entendido nos materiais.
Não será obrigatória a participação dos alunos. O interesse dos alunos no aprendizado e auto regulagem dos estudos também será objeto de investigação. A cada encontro o professor anotará o tempo de permanência do aluno na tutoria. Buscar-se-á comparar o grupo não participante do projeto com o participante no que diz respeito a horas de estudo sem tutoria.

Indicadores, Metas e Resultados

Em 2022/2, aproximadamente 30% dos alunos inicialmente matriculados na disciplina de cálculo 3 obtiveram aprovação. O restante foi a soma de trancamentos, infrequências e reprovações. Com a tutoria espera-se obter uma melhora nos índices e uma menor evasão do curso. Também pretende-se investigar a influência da tutoria nos índices da disciplina.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDE16

Página gerada em 29/04/2024 07:25:13 (consulta levou 0.122139s)