Nome do Projeto
Comunicação organizacional e pública para o Curso de Comércio Exterior
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/09/2023 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Trabalho
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
O projeto tem por objetivo a constituir espaços de diálogo do Curso de Comércio Exterior com seus públicos de interesse, tanto interno quanto externo à universidade. Para isso, as principais ações do projeto referem-se à produção de manuais de comunicação pública para o Curso, a criação e atualização de espaços online (site e sites de redes sociais) para promoção do Curso, além de ações de divulgação científica e valorização da memória institucional.

Objetivo Geral

O projeto, de cunho unificado e com ênfase em extensão, visa a constituir espaços de diálogo do Curso de Comércio Exterior com seus públicos de interesse (interno e externo à universidade), por meio da criação e atualização de site e perfis em sites de redes sociais para promoção do Curso, divulgação científica e valorização da memória institucional.

Justificativa

A comunicação da universidade pública deve cumprir com três dimensões – comunicação para a universidade como organização, como comunidade e como projeto (de nação e de sociedade que queremos). Nesse sentido, justificam-se ações que projetem o diálogo do Curso de Comércio Exterior com seus públicos de interesse, para divulgação do Curso e promoção de sua imagem pública, cumprindo assim com a dimensão da comunicação para a organização. Também importam ações com vistas a fomentar o sentimento de pertencimento de estudantes e servidores com o referido Curso, trabalhando a dimensão da universidade como comunidade. Por fim, e igualmente importante, ações de comunicação a partir do Curso devem servir, ainda, à dimensão da universidade como projeto, fomentando a divulgação de produções técnico-científicas e a valorização da universidade pública, gratuita e de qualidade.

Metodologia

O projeto prevê ações de ensino e de extensão para o decorrer dos próximos 4 anos. As ações de ensino ocorrerão no âmbito da atividade "Café com a Coordenação", um espaço de diálogo e exercício democrático, em que a Coordenação se reune com todos os estudantes para discutir o andamento do Curso, colhendo dúvidas, sugestões, reclamações e projetando iniciativas que melhorem o ambiente acadêmico. Já a extensão é projetada por meio de ações de divulgação técnico-científica e de diálogo com a comunidade local. O principal canal de comunicação para as ações vislumbradas nesse projeto é o digital – site do Curso e perfis em sites de redes sociais.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto visa a estabelecer canais online para comunicação do Curso de Comércio Exterior com seus públicos de interesse, bem como criar manuais e protocolos para que essa comunicação possa ser realizada dentro dos parâmetros de qualidade da Comunicação Organizacional e da Comunicação Pública. Espera-se que as ações projetadas resultem, de forma direta, na:
- Criação da identidade visual do Curso de Comércio Exterior;
- Produção de um guia do estudante do Curso;
- Produção de canais de comunicação online (site e perfis em sites de redes sociais);
- Criação de um repositório da memória institucional do Curso;
- Divulgação de produções técnico-científicas e de eventos do Curso;
- Café com a Coordenação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA DOS SANTOS BARTNIK
ANA LAURA DE SOUSA PEREIRA
ANNA KAROLINE DIAS DE AVIZ
CAROLINE CASALI2
CECILIA OLIVEIRA KRAMER
DANIEL LENA MARCHIORI NETO14
EDUARDA ARGOS DE PAULA SOUZA
FABIANO MILANO FRITZEN1
FERNANDO GOULART DA SILVA JUNIOR
ISABEL TERESINHA DUTRA SOARES1
JOAO PEDRO PEREIRA CAMARGO
KEVIN ELIECER AGUILAR AGUIRRE
LUANA SANCHES KERN
LUCIO OMAR FERREIRA DA SILVA JUNIOR
LUVANDER VIEIRA FARIAS
MARIA EDUARDA PRATES MACHADO
MARIA EDUARDA SALLABERRY LEITE
MATEUS DE FREITAS VIDAL
MIGUEL HOBUSS DE ARAUJO
PATRICIA SCHNEIDER SEVERO1
PEDRO HENRIQUE GOMES MONTEIRO
RAPHAELA LEITE DA SILVA
STEFANIE MONTEIRO BARTY
STUART MASKE STRELOW
VITOR ALEXANDRE DO AMARAL ASTONI
WESLEY CUNHA TEODORO

Página gerada em 21/12/2024 14:03:49 (consulta levou 0.160194s)