Nome do Projeto
Acolhida Matemática 2023
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
26/06/2023 - 10/07/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Projeto de Ensino Acolhida Matemática 2023 insere-se no objetivo de enfrentamento à evasão e retenção. Entende-se que o acolhimento acadêmico é uma possibilidade para o enfrentamento à evasão do Curso de Licenciatura em Matemática (CLM) no primeiro ano, pois acredita-se que as experiências vivenciadas na Universidade neste período são fundamentais para a permanência do ingressante no Ensino Superior e seu sucesso acadêmico.
As diferenças entre a Educação Básica e a Superior podem ser intimidantes: estrutura física dispersa entre diversos campi, novos procedimentos burocráticos, diferenças de propostas didáticas, conteúdos avançados, etc. Oportuniza-se e estimula-se a aproximação entre discentes veteranos e ingressantes a fim de que a troca de experiências entre pares auxilie na compreensão do universo acadêmico vivenciado na Universidade. Estudantes que são acolhidos por seus pares “mais experientes” têm apoio para compreender e vivenciar a realidade acadêmica, além de orientação e estímulo para criar um grupo com sua turma de ingresso - o que pode auxiliar no desenvolvimento do sentimento de pertencimento ao Curso e à Universidade.
Objetivo Geral
Recepcionar e acompanhar os ingressantes 2023/1 do CLM, a fim de desenvolver o sentimento de pertencimento ao Curso e à Universidade a partir do acolhimento de seus veteranos, auxiliando-os no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico, buscando reduzir fatores que dificultem a sua permanência no Curso.
Justificativa
Entende-se que o acolhimento acadêmico é uma possibilidade para o enfrentamento à evasão do Curso de Licenciatura em Matemática (CLM). Acredita-se que a troca de experiências contribui para a permanência no Ensino Superior, a adaptação à rotina acadêmica e à identificação com sua futura profissão de forma solidária e coletiva. As atividades de recepção e acolhimento aos ingressantes visam promover uma ampla visão do curso, suas especificidades, áreas de atuação, possibilidades de estudos posteriores. Visam, além de apresentar o curso, apresentar a UFPel, suas instâncias administrativas, seus programas e núcleos, bem como suas ações como uma instituição pública em projetos de extensão, ensino e pesquisa. Tudo isso se da em vista de entender que quando há a apropriação mais abrangente dos conteúdos de uma universidade, se possibilita melhor aproveitamento e, consequentemente, uma menor taxa de evasão no curso e melhor emancipação psicossocial.
Metodologia
Um grupo de estudantes veteranos do Curso de Licenciatura em Matemática recepcionam os ingressantes no período das primeiras semanas de aulas. Serão feitas apresentações e conversas sobre a UFPel, o IFM e o CLM, além do apadrinhamento dos alunos ingressantes pelos veteranos.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao acolher os ingressantes através do apadrinhamento acadêmico, na qual cada calouro será orientado por um estudante veterano voluntário (padrinho/madrinha), que esclarecera eventuais dúvidas sobre o curso, sobre os trabalhos acadêmicos, materiais pedagógicos, entre outros, espera-se auxiliar o novo grupo de alunos do CLM na permanência no Ensino Superior, na adaptação à rotina acadêmica e na identificação com
sua futura profissão buscando evitar a evasão do Ensino Superior.
sua futura profissão buscando evitar a evasão do Ensino Superior.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DANIELA STEVANIN HOFFMANN | 1 | ||
ESTEFANI RODEGHIERO ALDRIGHI | |||
Ellen Shaiane Treichel Muller | |||
GLAUCIA POTENZA SOARES | 10 | ||
HELENA DUARTE VILELA | |||
LARA DILELIO ALVES | |||
LAUANDA DA SILVA FURTADO | |||
LETICIA BARROS DIAS SOARES | |||
LUANA DE VARGAS CAVALHEIRO | |||
MARIA HELENA LOPES AFONSO | |||
Mariana Junquer gayer Mendes |