Nome do Projeto
Acolhida Matemática 2023
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
26/06/2023 - 10/07/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Projeto de Ensino Acolhida Matemática 2023 insere-se no objetivo de enfrentamento à evasão e retenção. Entende-se que o acolhimento acadêmico é uma possibilidade para o enfrentamento à evasão do Curso de Licenciatura em Matemática (CLM) no primeiro ano, pois acredita-se que as experiências vivenciadas na Universidade neste período são fundamentais para a permanência do ingressante no Ensino Superior e seu sucesso acadêmico. As diferenças entre a Educação Básica e a Superior podem ser intimidantes: estrutura física dispersa entre diversos campi, novos procedimentos burocráticos, diferenças de propostas didáticas, conteúdos avançados, etc. Oportuniza-se e estimula-se a aproximação entre discentes veteranos e ingressantes a fim de que a troca de experiências entre pares auxilie na compreensão do universo acadêmico vivenciado na Universidade. Estudantes que são acolhidos por seus pares “mais experientes” têm apoio para compreender e vivenciar a realidade acadêmica, além de orientação e estímulo para criar um grupo com sua turma de ingresso - o que pode auxiliar no desenvolvimento do sentimento de pertencimento ao Curso e à Universidade.

Objetivo Geral

Recepcionar e acompanhar os ingressantes 2023/1 do CLM, a fim de desenvolver o sentimento de pertencimento ao Curso e à Universidade a partir do acolhimento de seus veteranos, auxiliando-os no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico, buscando reduzir fatores que dificultem a sua permanência no Curso.

Justificativa

Entende-se que o acolhimento acadêmico é uma possibilidade para o enfrentamento à evasão do Curso de Licenciatura em Matemática (CLM). Acredita-se que a troca de experiências contribui para a permanência no Ensino Superior, a adaptação à rotina acadêmica e à identificação com sua futura profissão de forma solidária e coletiva. As atividades de recepção e acolhimento aos ingressantes visam promover uma ampla visão do curso, suas especificidades, áreas de atuação, possibilidades de estudos posteriores. Visam, além de apresentar o curso, apresentar a UFPel, suas instâncias administrativas, seus programas e núcleos, bem como suas ações como uma instituição pública em projetos de extensão, ensino e pesquisa. Tudo isso se da em vista de entender que quando há a apropriação mais abrangente dos conteúdos de uma universidade, se possibilita melhor aproveitamento e, consequentemente, uma menor taxa de evasão no curso e melhor emancipação psicossocial.

Metodologia

Um grupo de estudantes veteranos do Curso de Licenciatura em Matemática recepcionam os ingressantes no período das primeiras semanas de aulas. Serão feitas apresentações e conversas sobre a UFPel, o IFM e o CLM, além do apadrinhamento dos alunos ingressantes pelos veteranos.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao acolher os ingressantes através do apadrinhamento acadêmico, na qual cada calouro será orientado por um estudante veterano voluntário (padrinho/madrinha), que esclarecera eventuais dúvidas sobre o curso, sobre os trabalhos acadêmicos, materiais pedagógicos, entre outros, espera-se auxiliar o novo grupo de alunos do CLM na permanência no Ensino Superior, na adaptação à rotina acadêmica e na identificação com
sua futura profissão buscando evitar a evasão do Ensino Superior.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELA STEVANIN HOFFMANN1
ESTEFANI RODEGHIERO ALDRIGHI
Ellen Shaiane Treichel Muller
GLAUCIA POTENZA SOARES10
HELENA DUARTE VILELA
LARA DILELIO ALVES
LAUANDA DA SILVA FURTADO
LETICIA BARROS DIAS SOARES
LUANA DE VARGAS CAVALHEIRO
MARIA HELENA LOPES AFONSO
Mariana Junquer gayer Mendes

Página gerada em 14/11/2024 23:12:32 (consulta levou 0.105590s)