Nome do Projeto
Ensino dos acadêmicos na visualização de floras vaginais à microscopia óptica com a coloração azul de Cresil
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
10/07/2023 - 23/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O exame a fresco é um método diagnóstico realizado rotineiramente na área da Ginecologia e Obstetrícia visando a visualização de alterações da microbiota vaginal que levam ao desenvolvimento de vulvovaginites e outras afecções ginecológicas. Nesse sentido, é fundamental que os alunos da faculdade de Medicina estejam familiarizados com essa ferramenta, e, por isso, o projeto busca atender a essa demanda de aprendizado através da elaboração de um material que possa ser consultado no dia a dia do ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia da UFPel voltado para a realização e compreensão dos aspectos visualizados no exame a fresco.

Objetivo Geral

Elaborar um material simplificado que auxilie os acadêmicos a coletar uma amostra adequada para o exame a fresco, manusear o microscópio óptico e identificar os principais componentes da flora vaginal fisiológica ao microscópio óptico, bem como as principais alterações que ocorrem em patologias comuns da rotina ginecológica, correlacionando-as com a sintomatologia clínica das pacientes atendidas no ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia da UFPel.

Justificativa

O exame a fresco é um método simples, rápido e barato que auxilia na detecção de alterações da microbiota e do epitélio vaginal, permitindo um diagnóstico mais preciso e uma conduta médica mais assertiva e eficaz. Contudo, sua realização e interpretação é uma habilidade adquirida ao longo do tempo, sendo muito desafiadora para os alunos que estão tendo o primeiro contato com a Ginecologia e Obstetrícia no quinto semestre. O projeto busca, portanto, facilitar o aprendizado desses acadêmicos e a compreensão dos diagnósticos feitos na rotina do ambulatório. Ademais, a maioria dos materiais já disponíveis nesse sentido não possuem imagens das lâminas preparadas com o corante azul de Cresil, usado pelos alunos e professores na UFPel.

Metodologia

será feita uma simulação de coleta de amostra para exame a fresco e de utilização do microscópio, e tal processo será fotografado. Também serão captadas imagens da visualização dos exames a fresco das pacientes do ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia da UFPel, com o auxílio de uma câmera acoplada à lente do microscópio. Todas essas imagens serão utilizadas na elaboração do material didático. Esse material será desenvolvido pelos alunos e incluirá as informações necessárias para a compreensão do que está sendo visualizado, sendo disponibilizado posteriormente a todos os acadêmicos da disciplina e doutorandos.

Indicadores, Metas e Resultados

▪ Integrar o corpo discente e docente da disciplina;
▪ Promover a associação dos conteúdos teóricos com a prática clínica;
▪ Capacitar os alunos na realização do exame a fresco, bem como na interpretação adequada do mesmo;
▪ Permitir com que os acadêmicos vivenciem o processo de elaboração de um material didático e busquem informações científicas e de qualidade para seu aprendizado;
▪ Promover um ensino acadêmico mais eficiente;
▪ Aprimorar o rendimento acadêmico dos discentes matriculados na disciplina;
▪ Construir um banco de imagens que possa vir a ser utilizado para a confecção de um atlas detalhado posteriormente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELICA DA SILVA MACHADO
GUILHERME LUCAS DE OLIVEIRA BICCA4
JOAO VICTOR FREITAS SOARES
Kellen Crizel da Rocha
MARIA EDUARDA MINERVINO ELIAS
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA1

Página gerada em 28/04/2024 15:27:09 (consulta levou 0.140855s)