Nome do Projeto
Seminário de Extensão Rural - A extensão crítica e a curricularização
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/07/2023 - 31/07/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
Resumo
O seminário busca inserir no rol das temáticas ativas da PREC a extensão rural, dando ênfase a questão da curricularização da extensão rural, no entendimento que é um lugar que precisa ser incluído, assim como associá-los as metodologias da extensão crítica e aproximar da sociedade organizada refional.

Objetivo Geral

Criar um espaço de conexão entre os diferentes atores da extensão rural da regtião.

Justificativa

A extensão rural é uma área consolidada nos modelos de desenvolvimento rural, sendo balizada pela chamada PNATER, que define seus âmbitos e públicos de ação. Historicamente, é uma área em disputa, com dezenas de atores atuando. No âmbito da UFPel, é uma área consolidada, porém de pouca organização interna nos últimos anos, sentimento esse compartilhado entre os docentes da área e a própria PREC. A aproximaçãocom os atores da extensão rural na região é essencial para esse saber fazer. Dessa forma, a efetivação do seminário buscar encontrar esses atores num mesmo espaço, a fim de que ao se reconhecer, possam formular políticas comuns para o desenvolvimento da área na UFPel.

Metodologia

O seminário será efetivado em dois turnos de atividades, no primeiro com atividade expositiva de professores convidados da UDELAR. No segundo, apresentação de experiências de extensão rural na região, a fim de balizar a discussão final sobre ações futuras.

Indicadores, Metas e Resultados

O resultado mais importante é que se constitua um coletivo na UFPel, juntamente com os atores do seu entorno, a fim de formular políticas e ações na extensão rural. Como indicadores importantes e imediatos se entende que o número de participantes do seminário é um indicador do momento constituído, e a criação de um grupo de trabalho, em formato a ser definido, quem sabe um órgão anexo a PREC, seria um indicador de efetividade do dia de trabalho.
Como resultado para fora da universidade, espera-se poder mobilizar a força de trabalho da extensão rural universitária a construir projetos participativos com a sociedade organizada que possam contribuir para alavancar o desenvolvimento rural sustentável na região.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDER JOSE DE SENA
ANA CAROLINA OLIVEIRA NOGUEIRA8
DANIELA APARECIDA MOREIRA
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO8
JACKELINE VIEIRA LIMA
LUCIO ANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES13
LUIZ FILIPE DAME SCHUCH13
MARIA REGINA CAETANO COSTA8
MARIELEN PRISCILA KAUFMANN8
PATRÍCIA MARTINS DA SILVA8

Página gerada em 18/04/2024 20:41:05 (consulta levou 0.189881s)