Nome do Projeto
Folclore e Educação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2023 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto de" Folclore e Educação" surgiu em 2016, dentro do curso de licenciatura em Educação do Campo a Distância, através de uma necessidade posta pelos acadêmicos do polo Universitário EAD de São José do Norte que estavam vinculados ao referido curso, como um projeto de ensino com o objetivo de estudar/aprofundar questões referentes ao Folclore, à Cultura popular e às relações desses com a Educação. De 2016 à setembro de 2018 os participantes do projeto de ensino desenvolveram diversas ações de extensão vinculadas aos grupos UAB/UFPEL, PET/GAPE, LAM/LIFE e NUFOLK. Ao longo desse tempo o grupo passou a ser pressionado a começar a oferecer oficinas e cursos para professores da rede de ensino bem como qualificar os materiais produzidos estendendo o acesso a comunidade. O grupo também possuí vínculos com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis em Pelotas, através do PET/GAPE, bem como com professores da rede municipal do Município de São José do Norte e do Município do Capão do Leão. Esse projeto estava vinculado ao projeto de pesquisa "Cultura Litorânea do RS: semelhanças e diferenças entre comunidades da orla da lagoa e comunidades da orla marítima" que tem o objetivo de mapear as manifestações culturais do litoral gaúcho, bem como assessorar e produzir materiais para as escolas públicas dessa região. Até 2021, nossa proposta desenvolvia materiais sobre folclore para ações junto a alunos surdos, da UFPel e da rede de ensino. Atualmente o foco principal da nossa prposta é continuar desenvolvendo e oferecendo oficinas em diversas áreas do conhecimento para professores da rede pública de ensino que abordem assuntos relacionados aos conteúdos de folclore e cultura popular, bem como atuando com crianças, adolescentes e adultos em escolas de Pelotas e região e em associações de bairro e ONGs.

Objetivo Geral

Desenvolver oficinas, eventos, cursos e atividades sobre Folclore e Cultura Popular em escolas públicas e na comunidade, potencializando a socialização e a produção de novos materiais de estudos sobre o assunto e de materiais didáticos para as escolas públicas.
Específicos:
(1)Potencializar a produção de materiais didáticos sobre Folclore e Cultura popular. (2) Interagir com outros projetos da UFPel que trabalham com cultura popular e folclore. (3) Publicar os materiais produzidos em formato digital; (4) Promover a páginas do projeto para socializar as produções e divulgar o projeto. (5) promover o intercambio cultural através de viagens e da participação em eventos da área. (5) Estimular a preservação e o respeito ao Patrimônio cultural imaterial e material nacional. (6) Produzir vídeos e outros materiais sobre Folclore e Cultura popular que possam ser utilizados por educadores e pais. (7) Organizar um repositório digital dos materiais produzidos para que a comunidade possa acessá-lo. (8) Divulgar os materiais que foram produzidos para a cultura surda.

Justificativa

O grupo de estudo Folclore e Educação é fruto da articulação de docentes e discentes que participam do PET GAPE, NUFOLK, do LAM/LIFE, de docentes que atuaram no ECO de Folclore (2010 -2017) do extinto Curso de Educação do Campo e de pesquisas que trabalham com Cultura popular do Centro de Artes (vinculadas ao grupo de pesquisa OMEGA) e da Faculdade de Educação (vinculadas ao grupo de pesquisa GAPE). Esses grupos reuniram-se por estarem organizando materiais didáticos para trabalhar com Cultura Popular e Folclore nas escolas públicas e pela necessidade de aprofundarem questões relativas a esses dois temas e suas relações com a Educação, mais especificamente, com Educação Popular. O grupo também procura investir intensamente na autonomia e autoria dos acadêmicos envolvidos através da produção de materiais para Educação Básica, estudos orientados e participação em eventos.
Existe uma demanda de ações solicitadas pelos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo de São José do Norte, hoje professores da rede, que solicitam a oferta de atividades de extensão para continuarem envolvidos com seus estudos sobre esse assunto.
Devido a intensa produção de materiais e aos frequentes acessos da comunidade na página do grupo, há uma frequente solicitação da comunidade pelo retorno das ações do projeto, que iniciou como unificado em 2018, que foram interrompidas no final de 2021. Por esse motivo nosso grupo resolveu retomar as atividades e dando prosseguimento a ações que ocorriam antes e criar novas ações a partir de demandas atuais.

Metodologia

O Grupo terá encontros semanais para estudos e organização das propostas das oficinas, dos encontros, dos eventos e dos cursos a serem desenvolvidos nas escolas públicas e demais escolas da região.
Todos os participantes terão leituras e tarefas prévias para serem socializadas nos encontros semanais. Cada encontro tem um tema previamente determinado, que pode ser articulado com novos temas a partir dos estudos desenvolvidos. A partir de cada tema os participantes devem propor atividades e materiais que podem ajudar a trabalhar ou desenvolver o tema nas escolas de Educação Básica. A partir dos temas estudados e das propostas de atividades e materiais sugeridos o grupo deverá escolher, através de votação, as atividades ou materiais que irão produzir e trabalhar nas atividades extensionistas, bem como os temas do folclore que serão trabalhados.
O grupo terá momentos de integração com o NUFOLK, GAPE, LAM/LIFE e com outros grupos da UFPEL e de outras instituições que trabalhem com Cultura Popular, Folclore e Formação de professores.
Também participarão das ações acadêmicos da UFPel matriculados na disciplina Folclore e Educação (código 17360121).
O Local dos encontros semanais do grupo será na sala do Laboratório Multilinguagens (LAM), sala 309 do Campus Anglo.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos expandir a interação comunitária, bem como instrumentalizar os acadêmicos da UFPEL e os professores das escolas de Educação Básica em suas ações com cultura popular e folclore.
Também esperamos ampliar a produção do repositório de materiais para que possam ser acessados e utilizados pelos professores e educadores da região através da página do projeto do projeto .

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIRTON CATARINO LOPES
ALESSANDRA MOTA VARGAS
ALEXANDRE HENZEL BARCELOS
ANA CLAUDIA SAFONS SOARES
ANDRÉ LUIZ SALDANHA ANDRES
BEATRIZ DE FREITAS CORRÊA
BERNADETE LOVATEL
Cristiane Andrade de Miranda
EMILY MACIEL DA COSTA
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO1
IDELGIR DE SOUZA PEREIRA
Indi do Rêgo Medeiros
MONIQUE GUADALUPE CASANOVA
NANCI DALLMANN GARCIA1
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA1
TAMARA DIAS NUNES
TAMARA DIAS NUNES

Página gerada em 28/04/2024 21:09:55 (consulta levou 0.153068s)