Nome do Projeto
Tecnologias para equipamentos agrícolas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/07/2023 - 27/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Além da demanda de máquinas agrícolas adequadas à adoção de práticas conservacionistas como a semeadura direta, é crescente a demanda de infraestrutura e equipamentos que permitam a prática da agricultura regenerativa e de baixo carbono com foco no enriquecimento e proteção do solo. Tanto nas grandes como nas pequenas propriedades agrícolas, em especial as agroecológicas, há carência de equipamentos adequados para as práticas necessárias ao bom desempenho das atividades. Há por exemplo semeadura em sistema convencional de cultivo com baixa qualidade, sendo necessário o desenvolvimento de máquinas agrícolas específicas para os cultivos convencional e/ou direto praticados pela agricultura familiar e empresarial, que proporcione operações eficientes, apresentando simplicidade de uso, baixo custo operacional e de aquisição e baixa exigência de potência. Para que a sequência de ciclos produtivos permita o máximo aproveitamento do potencial do solo combinado à sua preservação é possível e necessário o desenvolvimento de equipamentos e ferramentas que atendam especificamente essas demandas.

Objetivo Geral

Estudar e compreender as reais necessidades das atividades agrícolas alinhadas com a preservação do solo e recursos naturais para desenvolver e construir máquinas, equipamentos e subsistemas que atendam as necessidades específicas dos agricultores e da indústria de máquinas agrícolas, aumentado a qualidade das operações e por consequência aumentar a competitividade das atividades agrícolas.

Justificativa

Embora haja tecnologias e máquinas consideradas apropriadas para as práticas agrícolas é notória a necessidade de intervenções como a mobilização total ou localizada do solo, emitindo maior volume de gases promotores do aquecimento global, redução da fertilidade e gasto energético para essas operações. Há uma demanda urgente de máquinas e equipamentos que permitam a mitigação da compactação do solo associada a operações menos onerosas e com a agilidade necessária para as janelas de tempo cada vez menores. Ainda, os agricultores que cultivam menores áreas demandam, em relação a equipamentos, melhor desempenho, eficiência, praticidade, conforto, rapidez nas operações e baixo custo de aquisição e tecnologias de conectividade.

Metodologia

Para cada demanda de desenvolvimento se terá como ponto de partida a definição das especificações de projeto empregando as ferramentas da fase de projeto informacional da metodologia de projeto consensual, consolidada e empregada com êxito por várias indústrias e pesquisadores da área. A partir daí serão desenvolvidas as fases de projeto conceitual, de projeto preliminar e de projeto detalhado.
A fase de projeto conceitual se dará em duas partes, a análise e a síntese.
Análise: parte do campo abstrato, por meio de análise funcional e decomposição das funções, verificando-se o escopo do problema, analisando-se as especificações de projeto e identificando-se possíveis restrições. Em seguida, será estabelecida a estrutura funcional, formulando-se o problema de projeto.
Síntese: é a reunião ou agrupamento das soluções, tendo-se um resultado mais próximo do campo concreto. São selecionadas as combinações, avaliando-se disponibilidade de tecnologia e matriz de avaliação. As concepções selecionadas serão detalhadas graficamente e simuladas em programas computacionais. Usando matriz de avaliação, determina-se a melhor concepção do equipamento, finalizando a fase de projeto conceitual. Na fase de projeto preliminar serão realizadas três etapas constituídas de diferentes tarefas, a partir da concepção obtida. A primeira consistirá em elaborar leiautes e desenhos de formas preliminares. Na segunda etapa serão elaborados leiautes e desenhos de formas detalhados.
Na terceira e última etapa serão finalizadas as verificações em três tarefas: otimização e complementação dos desenhos de formas; verificação de erros e fatores de perturbação e preparação de lista preliminar de partes e documentos para produção. Ao final desta fase será obtido o leiaute definitivo.
Na fase de projeto detalhado, a partir do leiaute definitivo, serão empregados normas e procedimentos padronizados de acordo com as possibilidades e necessidades dos meios de fabricação, além da construção de um protótipo para realização de testes e ensaios. O projeto será apresentado para as empresas do ramo de máquinas agrícolas buscando parcerias e investidores para o desenvolvimento e fabricação do mesmo.
Os ensaios de campo serão realizados em área experimental e em propriedades da região sul do Rio Grande do Sul. Serão obtidos dados referentes ao desempenho das máquinas, equipamentos e/ou de seus subsistemas. Os ensaios dos subsistemas serão realizados previamente em laboratório, adotando-se delineamento e análise estatísticos apropriados. Será realizada validação do protótipo por meio de avaliação qualitativa por parte de um grupo de agricultores selecionados como referência. Nessa etapa serão escolhidas propriedades de base familiar para realização dos testes de campo por esses agricultores. A utilização do protótipo por parte dos agricultores permitirá avaliar aspectos referentes ao esforço do operador, força requerida, manobrabilidade, profundidade de trabalho, uniformidade da operação, capacidade e qualidade da operação, embuchamentos durante a operação, largura de trabalho, facilidade de regulagem, e facilidade de operação.

Indicadores, Metas e Resultados

O principal resultado esperado é a obtenção de protótipos de equipamentos, máquinas e/ou subsistemas que atendam às necessidades dos agricultores, aumentado a qualidade das operações agrícolas em sistema convencional e/ou direto de cultivo. Há também a possibilidade de geração de patentes das máquinas e seus subsistemas.
O impacto imediato esperado é o aumento da qualidade das operações agrícolas, em comparação com a atual realidade desse meio, garantindo maiores retornos financeiros para as atividades associado à maior conservação do solo e promoção de sua melhoria relacionada a aspectos bioquímicos, físicos e biológicos.
Os indicadores do resultado final do estudo serão a documentação necessária à produção dos equipamentos máquinas e/ou seus subsistemas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALLAN MALDANER RODRIGUES
EDUARDO WALKER1
GIUSEPE STEFANELLO1
PHILLIPE GONCALVES CARVALHO
THAIS DE ALMEIDA LUCAS

Página gerada em 29/04/2024 02:20:39 (consulta levou 0.190060s)