Nome do Projeto
Considerações anatômicas a respeito de alterações morfológicas em dentes permanentes de interesse periodontal
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
17/07/2023 - 30/09/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O conhecimento da anatomia radicular e de suas variações de desenvolvimento é uma condição fundamental para um tratamento periodontal adequado. Determinadas peculiaridades anatômicas podem estar relacionadas com a instalação e perpetuação de algumas alterações periodontais localizadas. Alterações morfológicas na estrutura dentária podem ser consideradas fatores de risco para a evolução da doença periodontal, uma vez que favorecem a retenção de biofilme bacteriano e cálculo. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão narrativa da literatura a respeito de algumas anomalias de desenvolvimento presentes na anatomia radicular que representam fator predisponente ao aparecimento e progressão da doença periodontal. O controle mecânico do biofilme dentário pode ser influenciado negativamente na presença de concavidades radiculares, projeção cervical de esmalte, defeitos na junção esmalte-cemento, sulcos palato-radiculares, pérolas de esmalte, pré-furca e variações no tronco radicular, pela possibilidade de constituírem-se verdadeiros nichos de retenção bacteriana ou de dificultar o tratamento periodontal. Concluímos pelos achados anatômicos revistos que a presença de anomalias anatômicas é um achado frequente, devendo ser levado em consideração durante o exame e a terapia periodontal.

Objetivo Geral

Revisar narrativamente a literatura sobre as anomalias de desenvolvimento presentes na anatomia radicular que representam um fator predisponente à progressão da doença periodontal. Analisar e descrever individualmente cada anomalia de desenvolvimento tais como as concavidades radiculares, projeção cervical de esmalte, defeitos na junção esmalte-cemento, sulco palato-radicular, pérola de esmalte, tronco radicular e pré-furca.

Justificativa

O controle mecânico do biofilme dentário pode ser influenciado negativamente na presença de concavidades radiculares, projeção cervical de esmalte, defeitos na junção esmalte-cemento, sulcos palato-radiculares, pérolas de esmalte, pré-furca e variações no tronco radicular, pela possibilidade de constituírem-se verdadeiros nichos de retenção bacteriana ou de dificultar o tratamento periodontal

Metodologia

Este estudo será baseado nas diretrizes para síntese sem meta-análise (Synthesis Without Meta-analysis – SwiM), desenvolvidas para orientar revisões de intervenções nas quais a meta-análise de estimativas de efeito não é possível ou não pode ser realizada.
Questão de pesquisa: Este estudo será uma revisão narrativa de literatura e abordará a seguinte pergunta focada: “Quais anomalias de desenvolvimento presentes na anatomia radicular representam um fator para a instalação e progressão da doença periodontal?”
Estratégia de Busca: Cinco bancos de dados eletrônicos (Scopus, PubMed, EMBASE, Web of Science e Scielo) serão pesquisados por dois revisores independentes usando os descritores Mesh: anatomy [All Fields] AND periodontal disease [All Fields] AND root concavities [All Fields]; anatomy [All Fields] AND periodontal disease [All Fields] AND cervical enamel projections [All Fields]; anatomy [All Fields] AND periodontal disease [All Fields] AND cementoenamel junction [All Fields]; anatomy [All Fields] AND periodontal disease [All Fields] AND palato-radicular groove [All Fields]; anatomy [All Fields] AND periodontal disease [All Fields] AND enamel pearl [All Fields]; anatomy [All Fields] AND periodontal disease [All Fields] AND root trunk [All Fields]. Como critérios de inclusão, serão considerados estudos publicados em inglês ou espanhol, em periódicos nacionais e internacionais, sem restrição de ano de publicação e que apresentem a relação entre a presença desta condição anatômica e sua relação com o desenvolvimento ou progressão de lesões periodontais.
Critérios de Inclusão e Exclusão: Como critérios de inclusão serão avaliados estudos observacionais, revisões, relatos de caso e/ou qualquer outro onde haja relação profícua com a presença de alterações de desenvolvimento anatômico e sua correspondência com lesões periodontais. Serão excluídos estudos ou artigos com resumos escritos em idiomas diferentes dos citados e que não tenham conteúdo concreto com o objetivo da pesquisa para serem considerados válidos. Estudos em modelo animal, cartas ao editor e resumos de eventos científicos serão excluídos.
Seleção dos estudos: Os títulos e resumos dos estudos identificados pelas estratégias de busca serão avaliados pelos revisores e selecionados de acordo com sua relevância segundo alguns critérios como tipo de estudo.
Adicionalmente serão coletados dados referentes aos autores, ano e país de publicação assim como os principais resultados obtidos. A coleta e a extração de dados serão realizadas de forma independente por uma dupla de revisores e, quando houver divergências nos dados coletados, serão resolvidas por consenso entre a dupla ou arbitrado por consulta a um terceiro revisor. O Teste de Kappa será utilizado para verificar a concordância entre os avaliadores. Ao final desta fase, será determinado o número de estudos incluídos nesta revisão e apresentado o fluxograma proposto pelo PRISMA Statement (PRISMA: Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) observando os dados relatados de identificação, seleção, elegibilidade e inclusão dos artigos usados nesta revisão para cada entidade anatômica estudada.
Extração de dados: Após a conclusão do processo de seleção, será realizada uma leitura sistemática, seletiva e analítica dos estudos incluídos nos critérios de elegibilidade. Os dados qualitativos serão avaliados através da análise de seus conteúdos e os quantitativos através de uma análise descritiva por meio de uma distribuição absoluta e percentual, empregando o software Microsoft Excel 16.0 (Microsoft Corporation, Redmond, WA, EUA).

Indicadores, Metas e Resultados

O conhecimento da anatomia radicular e de suas variações de desenvolvimento é uma condição fundamental para um tratamento periodontal adequado. Determinadas peculiaridades anatômicas podem estar relacionadas com a instalação e perpetuação de algumas alterações periodontais localizadas. Algumas estruturas anatômicas um tanto quanto raramente observadas localizadas na estrutura coronária e/ou radicular, por vezes são desconhecidas e negligenciadas em diagnósticos e procedimentos clínicos.
Diagnósticos imprecisos de processos inflamatórios progressivos provenientes da dificuldade na interpretação e conhecimento destas variações anatômicas não são incomuns na rotina odontológica. O controle mecânico do biofilme dentário pode ser influenciado negativamente na presença destas anomalias anatômicas de desenvolvimento pela possibilidade de constituírem-se em verdadeiros nichos de retenção bacteriana ou de dificultar o tratamento periodontal, devendo ser levado em consideração durante o exame e a terapia periodontal.
Do exposto, como algumas variações anatômicas presentes tais como as concavidades radiculares, projeção cervical de esmalte, defeitos na junção esmalte-cemento, sulco palato-radicular, pérola de esmalte, tronco radicular e pré-furca podem favorecer um processo inflamatório periodontal ou mesmo dificultar um tratamento periodontal em curso, concretiza-se a necessidade da realização de exames minuciosos e seu devido conhecimento para a sua correta identificação, diagnóstico e conduta clínica.
Os resultados esperados deste processo revisional é destacar aquelas entidades anatômicas uma a uma, por vezes negligenciada pelo seu caráter incomum, mas que pode trazer consequências importantes, seja no campo da periodontia ou mesmo nas especialidades restauradoras, por conta de diagnósticos imprecisos e tratamentos dificultosos. Esperamos obter através dos resultados obtidos destes estudos clínicos com respeito a estas estruturas anatômicas de desenvolvimento, uma melhor conduta protocolar nos casos previstos de tratamento periodontal. Entender melhor estes pormenores anatômicos para servir melhor os nossos pacientes (público-alvo), assegurando-lhes um correto diagnóstico e tratamentos dignos e convergindo para a incolumidade e o seu bem-estar.
Adicionalmente espera-se qualificar melhor nossos acadêmicos de graduação, proporcionando-lhes uma adequada compreensão a respeito destas peculiaridades de desenvolvimento anatômicas e de sua correta identificação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIELLE FERREIRA CARDOSO
JOSUE MARTOS4
RAFAELA CORREA MARTINS

Página gerada em 29/04/2024 01:43:15 (consulta levou 0.252502s)