Nome do Projeto
Revista Linguagem & Ensino: desenvolvendo habilidades de editoria e revisão
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2023 - 31/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto tem como objetivo desenvolver habilidades de editoria, revisão e diagramação de textos científicos de linguística e literatura, mantendo a excelência na avaliação da Revista Linguagem & Ensino. O projeto oferecerá momentos de aprendizagem aos participantes sobre todo o processo de editoração e de revisão de textos de uma revista científica. Dessa forma, especialmente os alunos do curso de bacharelado em Letras poderão aprofundar os conhecimentos adquiridos no curso e se preparar para atuar em editoras e preencher essa lacuna da graduação.

Objetivo Geral

Desenvolver habilidades de editoria, revisão e diagramação de textos científicos de linguística e literatura, mantendo a excelência na avaliação da Revista Linguagem & Ensino.

Justificativa

A Revista Linguagem & Ensino é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras do Centro de Letras e Comunicação da UFPEL. Desde 1998, colabora com a publicação de textos acadêmicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros que refletem sobre questões teóricas em linguística teórica e aplicada, linguagem e ensino, tradução e literatura. O fluxo de edição se dá por chamadas de publicações temáticas e por fluxo contínuo. Atualmente, ela pertence ao extrato A3 do sistema Qualis Capes, o que atesta a qualidade da revisa. Este projeto, que terá a participação de alunos, oferecerá momentos de aprendizagem aos participantes sobre todo o processo de editoração e de revisão de textos de uma revista científica. Dessa forma, especialmente os alunos do curso de bacharelado em Letras poderão aprofundar os conhecimentos adquiridos no curso e se preparar para atuar em editoras e preencher essa lacuna da graduação.

Metodologia

1) Especialmente alunos do curso de Bacharelado em Letras serão convidados a participar do projeto.
2) O grupo se reunirá para estudar técnicas de revisão, diagramação e editoração, a fim de atingir os objetivos. Serão estudadas as normas da ABNT (ABNT, 2018a; 2018b), técnicas de revisão (por exemplo, OLIVEIRA, 2016), os critérios da coleção Scielo (SCIELO, 2017) e estrutura de resumos em inglês. Nas reuniões, também serão distribuídas tarefas entre os integrantes, relacionadas à revisão, diagramação e editoração.
3) O grupo elaborará roteiros/templates de artigos e resumos, para facilitar a escrita e a leitura.
4) O grupo preparará uma oficina sobre escrita acadêmica.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos desenvolver habilidades de professores e alunos sobre todo o processo que envolve a publicação de artigos na Revista Linguagem & Ensino. Dessa forma, podemos aprimorar os processos de editoração, revisão e diagramação da revista, visando à manutenção da avaliação como excelente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
KARINA GIACOMELLI16
NATALI SILVEIRA ROCHA

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
PROAP/CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 25.000,00Coordenador

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa JurídicaR$ 25.000,00

Página gerada em 29/04/2024 03:55:43 (consulta levou 0.118855s)