Nome do Projeto
Núcleo de Comunicação do CLC
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/07/2023 - 18/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
O Núcleo de Comunicação do Centro de Letras e Comunicação (CLC) da Universidade Federal de Pelotas compreende a comunicação externa e interna do Centro, com ênfase na assessoria de imprensa. É ligado à Direção do CLC e mantém atividades com esta coordenação desde fevereiro de 2017.

Objetivo Geral

O Núcleo de Comunicação (NC) do Centro de Letras e Comunicação tem o objetivo de comunicar e divulgar aos públicos interno e externo ao CLC notícias e assuntos de interesse do Centro e da comunidade.
Objetivos específicos - Estabelecer o NC como instância de comunicação do CLC; - Articular os diversos serviços de comunicação, como: atualização do site institucional ; produção de notícias; relacionamento com a Coordenação de Comunicação Social da UFPel; produção de material, entre outros; atualização do perfil no Instagram ( https://www.instagram.com/clc.ufpel/ ) e da página no Facebook ( https://www.facebook.com/clcufpel ); interação com os públicos pelas redes sociais, envio e resposta de e-mails.

Justificativa

A comunicação organizacional é elemento estratégico fundamental nos órgãos públicos, especificamente no caso da universidade, tendo em vista a necessidade de disseminação de informação e conhecimento à comunidade, atendendo ao princípio da publicidade na Administração Pública. Sendo a universidade construída sobre três pilares - ensino, pesquisa e extensão -, percebe-se a extensão por intermédio da comunicação como via de mão dupla, pois possibilita à sociedade conhecer a universidade, ao passo que permite à universidade se envolver com a realidade social que a cerca. A prática da extensão universitária, aqui vista como possibilidade de interação com a comunidade por meios de comunicação jornalísticos e institucionais, é um exercício de cidadania e responsabilidade social.

Metodologia

O trabalho se dá conforme os métodos jornalísticos de produção de notícias em assessoria de imprensa e os princípios éticos da comunicação organizacional na universidade. Ferramentas: produção de notícias para o site do CLC; publicação de conteúdos e releases de eventos pelas áreas que compreendem os cursos do Centro, bem como do Programa de Pós-Graduação em Letras. Divulgação no Instagram e Facebook do CLC. Relação com os públicos por meio das redes sociais; comunicação por e-mails. Atualização dos dados institucionais do Centro no site do CLC.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se a expansão do CLC perante a comunidade, ao firmar a identidade do Centro como unidade produtora em extensão, pesquisa e ensino, mediante divulgação das atividades do Centro ao maior número de pessoas possível. Interação entre universidade e comunidade. Participação da comunidade interna e externa nas atividades do CLC que forem divulgadas nos meios de comunicação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRENDA DA SILVA NAPARO
BRUNA VIEIRA CAPUANO
DANIELA SILVA AGENDES4
THAÍSSA GODOI DE SOUZA

Página gerada em 21/12/2024 13:37:33 (consulta levou 0.088897s)