Nome do Projeto
Núcleo de Comunicação do CLC
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/07/2023 - 18/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
O Núcleo de Comunicação do Centro de Letras e Comunicação (CLC) da Universidade Federal de Pelotas compreende a comunicação externa e interna do Centro, com ênfase na assessoria de imprensa. É ligado à Direção do CLC e mantém atividades com esta coordenação desde fevereiro de 2017.

Objetivo Geral

O Núcleo de Comunicação (NC) do Centro de Letras e Comunicação tem o objetivo de comunicar e divulgar aos públicos interno e externo ao CLC notícias e assuntos de interesse do Centro e da comunidade.
Objetivos específicos - Estabelecer o NC como instância de comunicação do CLC; - Articular os diversos serviços de comunicação, como: atualização do site institucional ; produção de notícias; relacionamento com a Coordenação de Comunicação Social da UFPel; produção de material, entre outros; atualização do perfil no Instagram ( https://www.instagram.com/clc.ufpel/ ) e da página no Facebook ( https://www.facebook.com/clcufpel ); interação com os públicos pelas redes sociais, envio e resposta de e-mails.

Justificativa

A comunicação organizacional é elemento estratégico fundamental nos órgãos públicos, especificamente no caso da universidade, tendo em vista a necessidade de disseminação de informação e conhecimento à comunidade, atendendo ao princípio da publicidade na Administração Pública. Sendo a universidade construída sobre três pilares - ensino, pesquisa e extensão -, percebe-se a extensão por intermédio da comunicação como via de mão dupla, pois possibilita à sociedade conhecer a universidade, ao passo que permite à universidade se envolver com a realidade social que a cerca. A prática da extensão universitária, aqui vista como possibilidade de interação com a comunidade por meios de comunicação jornalísticos e institucionais, é um exercício de cidadania e responsabilidade social.

Metodologia

O trabalho se dá conforme os métodos jornalísticos de produção de notícias em assessoria de imprensa e os princípios éticos da comunicação organizacional na universidade. Ferramentas: produção de notícias para o site do CLC; publicação de conteúdos e releases de eventos pelas áreas que compreendem os cursos do Centro, bem como do Programa de Pós-Graduação em Letras. Divulgação no Instagram e Facebook do CLC. Relação com os públicos por meio das redes sociais; comunicação por e-mails. Atualização dos dados institucionais do Centro no site do CLC.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se a expansão do CLC perante a comunidade, ao firmar a identidade do Centro como unidade produtora em extensão, pesquisa e ensino, mediante divulgação das atividades do Centro ao maior número de pessoas possível. Interação entre universidade e comunidade. Participação da comunidade interna e externa nas atividades do CLC que forem divulgadas nos meios de comunicação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA VIEIRA CAPUANO
DANIELA SILVA AGENDES3

Página gerada em 29/04/2024 02:07:28 (consulta levou 0.427734s)