Nome do Projeto
Lab-R
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
21/08/2023 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Lab-R é um projeto que integra um complexo de ações (pesquisa, ensino e extensão) com ênfase no ensino, explorando a temática da percussão, ritmo, música e expressão no âmbito do curso de bacharelado em música popular da UFPEL.

Objetivo Geral

Revisar a literatura existente sobre ritmo, percussão e aspectos culturais;
Realizar uma análise comparativa de estilos e técnicas percussivas em diferentes tradições musicais;
Realizar estudos de caso em comunidades culturais específicas, analisando a importância da percussão em suas manifestações musicais;
Conduzir experimentos práticos para compreender como diferentes padrões rítmicos são percebidos e transmitidos em diferentes contextos culturais;
Propor diretrizes para a incorporação de elementos culturais percussivos em práticas musicais contemporâneas.

Justificativa

A percussão desempenha um papel significativo nos estudos antropológicos por diversas razões. A música e a percussão são componentes essenciais das culturas humanas em todo o mundo e têm desempenhado papéis cruciais na história, na expressão cultural e na vida social das pessoas.
O projeto destacará a relevância do estudo do ritmo, da percussão e suas tecnologias, assim como as diferentes formas em que os elementos da música e da cultura influenciam a expressão artística. Será apresentada, a seguir, a justificativa da pesquisa, indicando lacunas de conhecimento existentes na área e a importância de investigar a relação entre ritmo, música e cultura.

Metodologia

A metodologia deste projeto consistirá em atividades que envolvam seminários, cursos, oficinas de Percussão e Estudo de Caso com Percussionistas locais.

Serão conduzidas oficinas de percussão com os alunos, nas quais serão apresentados diferentes instrumentos percussivos utilizados em diversas culturas musicais. Os participantes terão a oportunidade de experimentar e praticar técnicas de percussão específicas, a fim de compreender a diversidade de ritmos e padrões rítmicos encontrados em diferentes tradições musicais.

Serão convidados percussionistas locais, representantes de diferentes origens culturais, para compartilharem suas experiências e conhecimentos com os alunos. Os percussionistas apresentarão suas tradições musicais e demonstrarão como a percussão é utilizada para expressar aspectos culturais e emocionais em suas comunidades.

A divulgação dos resultados da pesquisa em plataformas de streaming e apresentação de trabalhos
em eventos acadêmicos e publicação de artigos em periódicos científicos.

Indicadores, Metas e Resultados

Para medir o progresso e o sucesso do projeto será utilizado os seguintes indicadores:

Produção Acadêmica:
Artigos científicos publicados em eventos e revistas especializadas durante o período do projeto, participação em Eventos Acadêmicos, apresentar resultados da pesquisa em eventos da UFPEL e espaços artísticos de âmbito nacional ou internacional, colaborar com outras instituições de ensino e pesquisa que tenham expertise em ritmica, percussão ou estudos culturais e engajamento da Comunidade Acadêmica.

Como resultados esperados, o projeto pretende engajar estudantes de graduação em música pesquisadores de diferentes departamentos da universidade.

Será proposto pesquisa de satisfação com os participantes das oficinas e atividades práticas.

O projeto tem como meta apresentações em eventos culturais, que incorporem elementos percussivos de diferentes culturas e expressem o aprendizado adquirido durante o projeto e apresentações realizadas por alunos após a conclusão do projeto.
Espera-se que a proposta possa contribuir para o Currículo Acadêmico dos participantes; Inclusão de conteúdos sobre rítmica, percussão e cultura nos currículos de disciplinas relacionadas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO SEXAS DE MORAES
Bruno Lima Ribeiro Gularte
CAMILA BARBOZA CASTRO
CHRISTOPHER LEMOS LEITE
DAVI ISAC DA SILVA SANTANA
DEMETRIUS SILVA DA ROSA
EDNEIA SANDRA DA ROSA BRAZÃO GONÇALVES
Eduardo Vetromilla Fuentes
FERNANDA MARTINS DE SOUZA
GUILHERME HERNANDEZ FERREIRA
JENIS ROBERTA FERREIRA DE AZEVEDO
JOSÉ EVERTON DA SILVA ROZZINI4
LUCAS HIGA PEREIRA
MARCELO BOLDT DOS SANTOS
MIGUEL DUARTE RODRIGUES DA SILVA
Marcelo Barros de Borba10
NATANIEL MORAES MELLO
NEVERTON COSTA FERNANDES
NILTON RICARDO AVENDANO DA ROSA
RICARDO AQUINO DEI RICARDI

Página gerada em 28/04/2024 23:04:49 (consulta levou 0.349520s)