Nome do Projeto
Lab-R
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
21/08/2023 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Lab-R é um projeto que integra um complexo de ações (pesquisa, ensino e extensão) com ênfase no ensino, explorando a temática da percussão, ritmo, música e expressão no âmbito do curso de bacharelado em música popular da UFPEL.
Objetivo Geral
Revisar a literatura existente sobre ritmo, percussão e aspectos culturais;
Realizar uma análise comparativa de estilos e técnicas percussivas em diferentes tradições musicais;
Realizar estudos de caso em comunidades culturais específicas, analisando a importância da percussão em suas manifestações musicais;
Conduzir experimentos práticos para compreender como diferentes padrões rítmicos são percebidos e transmitidos em diferentes contextos culturais;
Propor diretrizes para a incorporação de elementos culturais percussivos em práticas musicais contemporâneas.
Realizar uma análise comparativa de estilos e técnicas percussivas em diferentes tradições musicais;
Realizar estudos de caso em comunidades culturais específicas, analisando a importância da percussão em suas manifestações musicais;
Conduzir experimentos práticos para compreender como diferentes padrões rítmicos são percebidos e transmitidos em diferentes contextos culturais;
Propor diretrizes para a incorporação de elementos culturais percussivos em práticas musicais contemporâneas.
Justificativa
A percussão desempenha um papel significativo nos estudos antropológicos por diversas razões. A música e a percussão são componentes essenciais das culturas humanas em todo o mundo e têm desempenhado papéis cruciais na história, na expressão cultural e na vida social das pessoas.
O projeto destacará a relevância do estudo do ritmo, da percussão e suas tecnologias, assim como as diferentes formas em que os elementos da música e da cultura influenciam a expressão artística. Será apresentada, a seguir, a justificativa da pesquisa, indicando lacunas de conhecimento existentes na área e a importância de investigar a relação entre ritmo, música e cultura.
O projeto destacará a relevância do estudo do ritmo, da percussão e suas tecnologias, assim como as diferentes formas em que os elementos da música e da cultura influenciam a expressão artística. Será apresentada, a seguir, a justificativa da pesquisa, indicando lacunas de conhecimento existentes na área e a importância de investigar a relação entre ritmo, música e cultura.
Metodologia
A metodologia deste projeto consistirá em atividades que envolvam seminários, cursos, oficinas de Percussão e Estudo de Caso com Percussionistas locais.
Serão conduzidas oficinas de percussão com os alunos, nas quais serão apresentados diferentes instrumentos percussivos utilizados em diversas culturas musicais. Os participantes terão a oportunidade de experimentar e praticar técnicas de percussão específicas, a fim de compreender a diversidade de ritmos e padrões rítmicos encontrados em diferentes tradições musicais.
Serão convidados percussionistas locais, representantes de diferentes origens culturais, para compartilharem suas experiências e conhecimentos com os alunos. Os percussionistas apresentarão suas tradições musicais e demonstrarão como a percussão é utilizada para expressar aspectos culturais e emocionais em suas comunidades.
A divulgação dos resultados da pesquisa em plataformas de streaming e apresentação de trabalhos
em eventos acadêmicos e publicação de artigos em periódicos científicos.
Serão conduzidas oficinas de percussão com os alunos, nas quais serão apresentados diferentes instrumentos percussivos utilizados em diversas culturas musicais. Os participantes terão a oportunidade de experimentar e praticar técnicas de percussão específicas, a fim de compreender a diversidade de ritmos e padrões rítmicos encontrados em diferentes tradições musicais.
Serão convidados percussionistas locais, representantes de diferentes origens culturais, para compartilharem suas experiências e conhecimentos com os alunos. Os percussionistas apresentarão suas tradições musicais e demonstrarão como a percussão é utilizada para expressar aspectos culturais e emocionais em suas comunidades.
A divulgação dos resultados da pesquisa em plataformas de streaming e apresentação de trabalhos
em eventos acadêmicos e publicação de artigos em periódicos científicos.
Indicadores, Metas e Resultados
Para medir o progresso e o sucesso do projeto será utilizado os seguintes indicadores:
Produção Acadêmica:
Artigos científicos publicados em eventos e revistas especializadas durante o período do projeto, participação em Eventos Acadêmicos, apresentar resultados da pesquisa em eventos da UFPEL e espaços artísticos de âmbito nacional ou internacional, colaborar com outras instituições de ensino e pesquisa que tenham expertise em ritmica, percussão ou estudos culturais e engajamento da Comunidade Acadêmica.
Como resultados esperados, o projeto pretende engajar estudantes de graduação em música pesquisadores de diferentes departamentos da universidade.
Será proposto pesquisa de satisfação com os participantes das oficinas e atividades práticas.
O projeto tem como meta apresentações em eventos culturais, que incorporem elementos percussivos de diferentes culturas e expressem o aprendizado adquirido durante o projeto e apresentações realizadas por alunos após a conclusão do projeto.
Espera-se que a proposta possa contribuir para o Currículo Acadêmico dos participantes; Inclusão de conteúdos sobre rítmica, percussão e cultura nos currículos de disciplinas relacionadas.
Produção Acadêmica:
Artigos científicos publicados em eventos e revistas especializadas durante o período do projeto, participação em Eventos Acadêmicos, apresentar resultados da pesquisa em eventos da UFPEL e espaços artísticos de âmbito nacional ou internacional, colaborar com outras instituições de ensino e pesquisa que tenham expertise em ritmica, percussão ou estudos culturais e engajamento da Comunidade Acadêmica.
Como resultados esperados, o projeto pretende engajar estudantes de graduação em música pesquisadores de diferentes departamentos da universidade.
Será proposto pesquisa de satisfação com os participantes das oficinas e atividades práticas.
O projeto tem como meta apresentações em eventos culturais, que incorporem elementos percussivos de diferentes culturas e expressem o aprendizado adquirido durante o projeto e apresentações realizadas por alunos após a conclusão do projeto.
Espera-se que a proposta possa contribuir para o Currículo Acadêmico dos participantes; Inclusão de conteúdos sobre rítmica, percussão e cultura nos currículos de disciplinas relacionadas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNO SEXAS DE MORAES | |||
Bruno Lima Ribeiro Gularte | |||
CAMILA BARBOZA CASTRO | |||
CHRISTOPHER LEMOS LEITE | |||
DAVI ISAC DA SILVA SANTANA | |||
DEMETRIUS SILVA DA ROSA | |||
EDNEIA SANDRA DA ROSA BRAZÃO GONÇALVES | |||
Eduardo Vetromilla Fuentes | |||
FERNANDA MARTINS DE SOUZA | |||
GUILHERME HERNANDEZ FERREIRA | |||
JENIS ROBERTA FERREIRA DE AZEVEDO | |||
JOSÉ EVERTON DA SILVA ROZZINI | 4 | ||
LUCAS HIGA PEREIRA | |||
MARCELO BOLDT DOS SANTOS | |||
MIGUEL DUARTE RODRIGUES DA SILVA | |||
Marcelo Barros de Borba | 10 | ||
NATANIEL MORAES MELLO | |||
NEVERTON COSTA FERNANDES | |||
NILTON RICARDO AVENDANO DA ROSA | |||
RICARDO AQUINO DEI RICARDI |