Nome do Projeto
As edificações ferroviárias da linha Rio Grande – Bage – sua arquitetura, relação com o entorno, preservação e inserção no contexto urbano contemporâneo
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/08/2023 - 31/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O trabalho pretende analisar o contexto histórico que motivou a construção da linha férrea Rio Grande - Bagé, os padrões arquitetônicas das edificações ferroviárias do trecho, seu estado de conservação, e sua inserção no ambiente urbano atual.

Objetivo Geral

1- Analisar o contexto histórico que motivou a construção da linha, os padrões arquitetônicas das edificações ferroviárias do trecho, seu estado de conservação e sua inserção no ambiente urbano atual.

2- Propor um debate sobre a possibilidade de reaproveitamento desses imóveis em finalidades turísticas e culturais.

Justificativa

O século XIX viu a história da cidade tomar novos rumos. A conformação física urbana tradicional teve sua ordem posta em xeque: expansão de área, degradação interna de suas estruturas no plano funcional e estético, e o significativo acréscimo populacional, entre outros, são elementos emblemáticos dessa nova realidade. Tais aspectos sinalizam transformações radicais na natureza da cidade tornando necessária uma nova forma.
A nova ordem urbana surgida a partir de então relaciona-se, diretamente, com a nova tecnologia posta em marcha pelas inovações técnicas surgidas com Revolução Industrial. Navios e ferrovias movidos a vapor provocam mudanças territoriais radicais, tornando-se elementos integrantes da paisagem em várias partes do mundo.
No Brasil a ferrovia foi, provavelmente, o elemento mais dinâmico na conformação das nossas cidades a partir do século XIX.
Com a desativação do transporte ferroviário de passageiros e a concessão da malha para uso exclusivo no transporte de cargas, muitas linhas e bens ferroviários encontram-se sem uso e em constante deterioração. Torna-se, portanto, imprescindível analisar esses remanescentes a fim de avaliar a possibilidade de inseri-los no contexto urbano atual.
É o caso da ferrovia Rio Grande - Bagé que cumpriu um papel fundamental entre o final do século 19 até a segunda metade do século 20 e hoje, com seu traçado retificado em alguns trechos, opera somente para carga, mantendo vários imóveis à margem o que permite pensar em seu reaproveitamento e inserção.

Metodologia

Fase 1
1-Trabalho de campo para definição de área de estudo apropriada (aos conteúdos empíricos e ao tempo de realização da pesquisa).
2- Definição de conceitos e categorias adequados ao contexto do século XIX.
3- Definição dos pressupostos teóricos.
4- Pesquisa empírica concomitante.
Fase 2
1- organização dos dados empíricos
2- plano de capítulos / gestão dos conteúdos
Fase 3
1- Redação
2- apresentação

Indicadores, Metas e Resultados

Apresentar a evolução e as conclusões da pesquisa em seminários, congressos e eventos da área.

Contribuir para o entendimento de como o patrimônio ferroviário da antiga linha Rio Grande - Bagé pode ser reaproveitado para fins turísticos e/ou cultural.


Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXSANDRA DA ROSA DE LOS SANTOS
ALINE MONTAGNA DA SILVEIRA1
ANTONIO SOUKEF JUNIOR6
Antonio Busnardo Filho
HENRICK WOLTER ABRAHAM
Helena Napoleon Degreas
IARA GIROLDO
RAFAEL EINHARDT FISS

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