Nome do Projeto
Tour Virtual - CEng
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/10/2023 - 31/10/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O projeto visa a elaboração de um tour virtual 360° da unidade acadêmica CEng (Centro de Engenharias da UFPel), com o objeto de aprendizagem pra os alunos do curso de Geoprocessamento e demais alunos do CEng. Utilizará conteúdos digitais 360º para viabilizar uma experiência de Realidade Virtual no formato tour virtual, uma experiência de Realidade Aumentada. Será utilizado um laser scanner 3D, com câmera embarcada de alta resolução e distanciômetro com precisão milimétrica para geração dos seguintes produtos: imagens, nuvem de pontos e planta baixa da edificação com e sem mobiliário. Os resultados do projeto prioriza o mapeamento e a visualização em 3D, com foco no conhecimento do espaço físico do CEng e apresentação da infraestrutura da unidade a comunidade interna e externa.

Objetivo Geral

O projeto apresentado tem como seu objetivo realizar o escaneamento das unidade CEng da UFPel, seu interior e exterior, visando a divulgação dos câmpus e possíveis melhorias de infraestrutura dos mesmos, com foco no ensino para os alunos participantes sobre tour virtual e as atuais tecnologias do mercado.

Justificativa

A realidade aumentada é uma ferramenta que auxilia na localização, orientação, reconstituição tridimensional de ambientes, permitindo assim o conhecimento de uma lugar de forma remota. Observou-se ao longo dos anos que alunos ingressantes possuem grande dificuldade em localizar salas e laboratórios, visto a infraestrutura decentralizada da UFpel. Sendo assim, o projeto propõe uma orientação prévia no deslocamento dos alunos, além de possibilitar o cadastramento dos espaços de forma prévia. Sobretudo, irá contemplar a formação de discentes especializados em tecnologia 3D.

Metodologia

Para o desenvolvimento do projeto será utilizado um laser scanner terrestre, que irá realizar a coleta de imagens que serão convertidas em uma nuvem densa de pontos, sendo posteriormente processadas de forma remota na plataforma de tour virtual. A levantamento in loco será realizado em etapas:
Etapa 1: Levantamento das áreas de uso comum (Corredores, banheiros e demais espaços)
Etapa 2: Levantamento das áreas específicas (Sala de permanências, salas de aulas e laboratórios)
Etapa 3: Processamento e modelagem.
Etapa 4: Geração e divulgação de produtos

Indicadores, Metas e Resultados

Será realizado o acompanhamento dos números de acessos ao tour virtual 3D através da plataforma virtual.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE FELIPE BRUCH2
FELIPE MARTINS MARQUES DA SILVA8
GABRIEL FRAGALI DE CASTRO
MARCIANO CARNEIRO4
NATALY IANE ANJOS OLIVEIRA
RICARDO GIUMELLI MARQUEZAN4
TALISON LUIS DE BRITTO MONTE
VINICIUS KLUMB

Página gerada em 28/04/2024 13:56:30 (consulta levou 0.155639s)