Nome do Projeto
Métodos e medidas para monitoramento de barragens
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/10/2023 - 30/09/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O Brasil possui um grande número de barragens com diversas finalidades: geração de energia, contenção de águas, e rejeitos oriundos da mineração. Neste sentido o presente projeto de pesquisa vem tratar de uma diversidade de caos, principalmente de barragens de água e rejeitos. O avanço tecnológico atual nas áreas de geodésia e topografia possibilita grande precisão no monitoramento destas obras, em especial, as estações totais robóticas. Neste sentido, este pesquisa ficará concentrada no desenvolvimento de métodos de monitoramento de barragens de alta precisão, utilizando a telemetria para automatizar o processo de informações de posição e alertas. Avanços na tecnologia geotécnica e seus equipamentos proporcionaram diversificação no monitoramento de dados. Um exemplo é a estação total robótica, aliada no monitoramento de barragens. A ET pode analisar o deslocamento horizontal da barragem, permitindo que os reguladores tomem medidas emergenciais ou campanhas.

Objetivo Geral

Desenvolver um método de monitoramento em tempo real que possa ser aplicado para qualquer tipo de obra de contenção.

.

Justificativa

As barragens são obras de grande porte e servem para armazenamento principalmente de água e rejeitos que devem ser monitorados constantemente, a fim de evitar rompimentos e/ou vazão do
material depositado na barragem. Este rompimento é ocasionado por vários fatores, sendo os
principais: eventos extremos de precipitação de chuvas em sua estrutura de contenção, baixa resistência
do solo e abalos sísmicos na sua estrutura. Sendo assim, o uso da estação total robótica permite o conhecimento em tempo real dos deslocamento e recalques de um maciço de terra, possibilitando estabelecer parâmetros de monitoramento e alertas para tomadas de decisão emergenciais.

Metodologia

Para o desenvolvimento do projeto será utilizado referencial teórico, buscando embasar os métodos de monitoramento de barragens e os instrumentos disponíveis para execução do levantando. Serão utilizados planilhas eletrônicas para calcular os deslocamentos e recalques e desenvolvimento de uma plataforma para avaliar os resultados.

Indicadores, Metas e Resultados

Será acompanhado as campanhas de forma automatizada buscando avaliar a evolução das metas do projeto em questão. Os resultados esperados a elaboração de um manual técnico de monitoramento de barragens.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE FELIPE BRUCH4
FELIPE MARTINS MARQUES DA SILVA4
GABRIEL FRAGALI DE CASTRO
IGOR WILLRICH LULIER
MARCIANO CARNEIRO4
VINICIUS KLUMB

Página gerada em 28/04/2024 15:32:38 (consulta levou 0.142725s)