Nome do Projeto
Laboratório Virtual Multilinguagens
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
28/05/2024 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O projeto Laboratório Virtual Multilinguagens LVM visa a produção de vídeos de ensino das diversas áreas para a Educação Básica.
A primeira edição do projeto ocorreu em 2012, com a instauração do Canal do Laboratório Virtual Multilinguagens no Youtube, com a participação de estudantes dos cursos de Matemática, Pedagogia, Cinema de Animação, Design Digital, dentre outros que de forma multidisciplinar constittuíram um portal que possibilitou aos estudantes dos cursos a distância e à comunidade escolar o acesso a oficinas didáticas.
O portal está disponível no Canal https://www.youtube.com/@laboratoriovirtualmultilin117 e é acessado regularmente.
Com técnicas novas de roteirização, edição e disseminação de vídeos, a reconfiguração do LVM nodernizará a produção, de modo a divulgar propostas científicas da atualidade a um público cada vez mais engajado nas redes, além de proporcionar aos estudantes e professores participantes do projeto uma prática inovadora de construção de conhecimento.
Objetivo Geral
Disseminar a produção acadêmica mediante laboratório virtual multilinguagens, através de um site que contenha vídeos de produção, histórico e utilização de jogos e diversos materiais que envolvam matemática, ciências, história, filosofia e materiais para os anos iniciais
Justificativa
O LVM – Laboratório Virtual Multilinguagens possui caráter interdisciplinar, pois visa promover vídeos nos quais são gravadas oficinas didáticas, geradas a partir de produção de material de apoio pedagógico, com orientação para a prática docente envolvendo pesquisa em desenvolvimento infantil, do raciocínio lógico-matemático nos diferentes níveis de ensino, da relação com os processos de aprendizagem de língua estrangeira, bem como nos processos que envolvam as linguagens artísticas, visuais, teatrais, musicais, de espaço e tempo, ambientais, místicas, filosóficas, históricas, poéticas, corporais, matemáticas, experimentais, verbais e não-verbais, e se justifica pela necessidade de levar a experimentação para a sala de aula, como um recurso de ensino e aprendizagem que vise a compreensão dos conceitos e produção de significados a partir da ação, da experimentação e da reflexão sobre o fazer.
Metodologia
Reuniões periódicas de elaboração de roteiros;
construção do site;
pesquisa bibliográfica referente a materiais e jogos instrucionais;
elaboração de roteiros;
elaboração de materiais;
filmagem de vídeos;
alocação do site junto ao site da UFPel (wordpress); wp.ufpel.edu.br/lvm
alimentação do site com dados de filmagens e materiais instrucionais produzidos;
divulgação à comunidade dos vídeos;
Divulgação no Canal do Youtube do LVM: https://www.youtube.com/@laboratoriovirtualmultilin117
Disseminação dos vídeos nas diferentes redes sociais
construção do site;
pesquisa bibliográfica referente a materiais e jogos instrucionais;
elaboração de roteiros;
elaboração de materiais;
filmagem de vídeos;
alocação do site junto ao site da UFPel (wordpress); wp.ufpel.edu.br/lvm
alimentação do site com dados de filmagens e materiais instrucionais produzidos;
divulgação à comunidade dos vídeos;
Divulgação no Canal do Youtube do LVM: https://www.youtube.com/@laboratoriovirtualmultilin117
Disseminação dos vídeos nas diferentes redes sociais
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que o Laboratório Virtual Multilinguagens sirva de apoio ao planejamento de aulas de estudantes dos cursos de Licenciatura e professores da Educação Básica e do Ensino Superior, bem, como à Comunidade em geral, que se interessar por construção de conceitos de matemática, ciências, história, filosofia e diversas ciências estudadas nos anos iniciais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAROLINE RODRIGUES SOARES | |||
DANIELLE BARTZ SODRE | |||
HYNAIARA VIEIRA BOTELHO | |||
LEONARDO CORREA SABBADO | |||
MICHEL EIJI SAKAI | |||
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos | 9 |