Nome do Projeto
Laboratório Virtual Multilinguagens
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
28/05/2024 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O projeto Laboratório Virtual Multilinguagens LVM visa a produção de vídeos de ensino das diversas áreas para a Educação Básica. A primeira edição do projeto ocorreu em 2012, com a instauração do Canal do Laboratório Virtual Multilinguagens no Youtube, com a participação de estudantes dos cursos de Matemática, Pedagogia, Cinema de Animação, Design Digital, dentre outros que de forma multidisciplinar constittuíram um portal que possibilitou aos estudantes dos cursos a distância e à comunidade escolar o acesso a oficinas didáticas. O portal está disponível no Canal https://www.youtube.com/@laboratoriovirtualmultilin117 e é acessado regularmente. Com técnicas novas de roteirização, edição e disseminação de vídeos, a reconfiguração do LVM nodernizará a produção, de modo a divulgar propostas científicas da atualidade a um público cada vez mais engajado nas redes, além de proporcionar aos estudantes e professores participantes do projeto uma prática inovadora de construção de conhecimento.

Objetivo Geral

Disseminar a produção acadêmica mediante laboratório virtual multilinguagens, através de um site que contenha vídeos de produção, histórico e utilização de jogos e diversos materiais que envolvam matemática, ciências, história, filosofia e materiais para os anos iniciais

Justificativa

O LVM – Laboratório Virtual Multilinguagens possui caráter interdisciplinar, pois visa promover vídeos nos quais são gravadas oficinas didáticas, geradas a partir de produção de material de apoio pedagógico, com orientação para a prática docente envolvendo pesquisa em desenvolvimento infantil, do raciocínio lógico-matemático nos diferentes níveis de ensino, da relação com os processos de aprendizagem de língua estrangeira, bem como nos processos que envolvam as linguagens artísticas, visuais, teatrais, musicais, de espaço e tempo, ambientais, místicas, filosóficas, históricas, poéticas, corporais, matemáticas, experimentais, verbais e não-verbais, e se justifica pela necessidade de levar a experimentação para a sala de aula, como um recurso de ensino e aprendizagem que vise a compreensão dos conceitos e produção de significados a partir da ação, da experimentação e da reflexão sobre o fazer.

Metodologia

Reuniões periódicas de elaboração de roteiros;
construção do site;
pesquisa bibliográfica referente a materiais e jogos instrucionais;
elaboração de roteiros;
elaboração de materiais;
filmagem de vídeos;
alocação do site junto ao site da UFPel (wordpress); wp.ufpel.edu.br/lvm
alimentação do site com dados de filmagens e materiais instrucionais produzidos;
divulgação à comunidade dos vídeos;
Divulgação no Canal do Youtube do LVM: https://www.youtube.com/@laboratoriovirtualmultilin117
Disseminação dos vídeos nas diferentes redes sociais

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o Laboratório Virtual Multilinguagens sirva de apoio ao planejamento de aulas de estudantes dos cursos de Licenciatura e professores da Educação Básica e do Ensino Superior, bem, como à Comunidade em geral, que se interessar por construção de conceitos de matemática, ciências, história, filosofia e diversas ciências estudadas nos anos iniciais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE RODRIGUES SOARES
DANIELLE BARTZ SODRE
HYNAIARA VIEIRA BOTELHO
LEONARDO CORREA SABBADO
MICHEL EIJI SAKAI
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos9

Página gerada em 21/12/2024 14:05:19 (consulta levou 0.090669s)