Nome do Projeto
Padrões gramaticais para revisão textual
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2023 - 30/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto objetiva oportunizar a pesquisa e a reflexão sobre as regras e conceitos da Gramática Normativa da Língua Portuguesa, que regem o uso da norma culta, através do estudo de obras de diferentes gramáticos e linguistas. Cabe ressaltar que esse conhecimento é essencial à formação acadêmica, em especial aos futuros bacharéis redatores e revisores de textos, criando um espaço para a busca de um conhecimento aprofundado e diverso sobre o tema, que lhes dê autonomia e segurança no exercício profissional. A coordenadora do projeto organizará a logística dos encontros do grupo de pesquisa, estabelecendo os textos a serem lidos e os prazos para a realização das leituras. Juntamente com os estudos teóricos, haverá atividades práticas voltadas ao exercício profissional de cada aluno engajado na pesquisa. Nessas condições, este projeto funciona como atividade que complementa os conhecimentos sobre a língua culta que são desenvolvidos nas diferentes disciplinas cursadas. Este projeto visa, ainda, proporcionar ao estudante a experiência em um projeto de pesquisa afim com seu interesse, pois essa oportunidade será um grande diferencial na sua formação inicial.

Objetivo Geral

Pesquisar e refletir sobre as regras e conceitos que norteiam o uso culto , especialmente na escrita, da Língua Portuguesa.

Justificativa

Esta pesquisa justifica-se por se constituir em uma atividade que visa ao aprimoramento e a apropriação de um conhecimento que é o principal instrumento de trabalho - a língua culta - dos acadêmicos que são o público-alvo deste estudo, os futuros redatores e revisores de textos.
Ressalta-se, ainda, a relevância de um projeto desta natureza ao considerarmos que a maioria dos estudantes que acessam a universidade trazem consigo uma bagagem de conhecimentos sobre a língua materna bastante deficitário, dadas as atuais condições do ensino básico no país.
Em síntese, este estudo é uma atividade teórico-prática complementar às aprendizagens advindas das diferentes disciplinas cursadas na academia.

Metodologia

- Leituras orientadas.
- Encontros quinzenais (presenciais e remotos) para reflexões e discussões sobre as leituras.
- Atividades práticas de compreensão leitora e produção escrita para apropriação e fixação dos conhecimentos advindos das leituras realizadas.

Indicadores, Metas e Resultados

Este projeto de pesquisa tem como objetivo criar oportunidades para que os acadêmicos do curso de Letras - Redação e Revisão de Textos possam refletir sobre as regras e conceitos da Gramática Normativa, aperfeiçoando sua capacidade no domínio e no uso da língua materna, seja na prática da leitura, seja no exercício da escrita. Para tanto, faz-se necessário o conhecimento de uma concepção clara e objetiva da língua culta.
Além de proporcionar conhecimento sobre as teorias supracitadas, este estudo também objetiva organizar e oferecer alguns eventos, incluindo cursos, oficinas, voltados aos profissionais da língua portuguesa - professores do ensino básico da região, bem como redatores e revisores que já atuam no mercado de trabalho. É uma tentativa de aproximar o meio acadêmico do contexto social, especialmente o escolar, espaço em que as teorias gramaticais devem ser postas em prática para que sejam úteis e funcionais na interação cotidiana.
IMPACTOS
Resultados e produtos esperados:
Indicadores de resultados ao final do projeto:
* Diminuição de distâncias entre o pensamento científico (as teorias sobre a língua culta) e a prática de redação e revisão de textos.
* Criação de espaço onde o futuro profissional possa instrumentalizar-se com base nas teorias que regem o uso culto da língua.
* Publicação de artigos em periódicos da área.
* Apresentação de trabalhos produzidos em eventos da área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRIELE CRISTINA STASIAK
ANTONIA DOS REIS BARCELLOS
BRUNO CARDOZO GONCALVES
CARLA ROSANE DOS SANTOS VIEIRA
CLARA COUTO FERREIRA
KIMBERLY KRISTEN RIBEIRO SILVA
LETÍCIA DA ROSA SOARES
Letícia Chrisostomo Bortt Moreira
Maria Teresa Chrisostomo Bortt
SANDRA MARIA LEAL ALVES1

Página gerada em 28/04/2024 23:29:42 (consulta levou 0.141879s)