Nome do Projeto
Vacina recombinante contra Rhipicephalus appendiculatus
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/01/2024 - 01/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Rhipicephalus appendiculatus é uma espécie de carrapatos que parasitam bovinos e causam grandes prejuízos à pecuária de corte e de leite no continente africano. Este projeto tem como objetivo prospectar e produzir proteínas recombinantes com potencial antigênico e imunogênico. Para tanto, um gene alvo será selecionado com ferramentas de bioinformática, sintetizado, ligado em um plasmídeo de expressão e transforado em Pichia pastoris. Clones recombinantes serão selecionado para expressão da proteína recombinante que será purificada em coluna de níquel. Após, a proteína será submetida a testes in sílico para caracterização de seu potencia antigênico. Os resultados comporão uma dissertação de mestrado do PPGV e serão submetidos a revista científica.

Objetivo Geral

Produzir proteína recombinante, em sistema baseado em Pichia pastoris, com potencial entigênico e imunogênico contra Rhipicephalus appendiculatus

Justificativa

Rhipicephalus appendiculatus é uma espécie de carrapato que parasita bovinos e que causa grande prejuízos no continente africano, com destaque nos países Nigéria e Moçambique.

Metodologia

Genes potenciais serão prospectados por bioinformática, conforme depósitos disponíveis em bancos de dados. O gene escolhido será sintetizado e clonado em plasmídeo de expressão em Pichia pastoris. Após transformação desta levedura, clones expressando a proteína serão selecionados para produção da proteína recombinante. A proteína será purificada em coluna de níquel e testada em provas de antigenicidade e imunogenicidade in sílico.

Indicadores, Metas e Resultados

- Gene alvo selecionado.
- Síntese e propagação do plasmídeo.
- Transformação e seleção de clones de expressão.
- Produção da proteína recombinante.
- Teste de antigenicidade e imunogenicidade in sílico, com provas sorológicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MHANUEL CARLOS ARIJAMA
RODRIGO CASQUERO CUNHA2

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
PROAP/CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 3.600,00Coordenador

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339030 - Material de ConsumoR$ 3.600,00

Página gerada em 29/04/2024 02:30:20 (consulta levou 0.461315s)