Nome do Projeto
Lone Tick - Efeito do sistema no bioma Pampa
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2024 - 30/06/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O carrapato do boi, Rhipicephalus microplus, está presente em todo território nacional, sendo ele responsável por grandes perdas econômicas na bovinocultura. O seu controle ainda é realizado predominantemente com acaricidas e apenas quando os animais apresentam visualmente a infestação. O uso contínuo, frequente e de forma inadequada de carrapaticidas levou ao surgimento de populações resistentes aos princípios disponíveis comercialmente. Uma das alternativas para combater este ectoparasita está relacionada a entender o ciclo biológico e como este parasita se manifesta no ambiente. O objetivo desse projeto é aplicar o Sistema Lone Tick em uma propriedade na cidade de Canguçu, Rio Grande do Sul, e validar esse sistema de manejo rotacional em bovinos na região sul do RS. O sistema propõe a divisão de uma determinada área em quatro potreiros e que ocorra rotações dos animais entre os potreiros a cada 28 dias, essa rotação gera um vazio sanitário de 84 dias em cada potreiro impossibilitando o contato das larvas de carrapato que se encontram no pasto encontrem o bovino, sendo assim, o carrapato fica “solitário” e sem encontrar o seu hospedeiro. Serão realizadas coletas de sangue, carrapatos e contagem dos mesmos, fezes e pesagem dos animais a cada 28 dias. Palavras-chave: carrapato bovino. manejo rotacional. controle alternativo.

Objetivo Geral

Avaliar o efeito do Sistema Lone Tick na população de carrapatos e dos agentes da tristeza parasitária bovina em uma fazenda da região sul do Rio Grande do Sul;

a) Implementar o Sistema Lone Tick em uma fazenda no município de Canguçu, RS;
b) Monitorar a infestação por Rhipicephalus microplus em bovinos criados a pasto submetidos a esse sistema, durante três anos;
c) Detectar a parasitemia por Babesia spp. em bovinos submetidos ao sistema;
d) Detectar a bacteremia por Anaplasma spp. em bovinos submetidos ao sistema.

Justificativa

De acordo com pesquisa realizada por Gauss e Furlong (2002) para que haja uma limpeza completa das pastagens e as larvas de carrapatos não sobrevivam, é necessário um período de 82,6 dias em exposição ao ambiente.
O pesquisador Andreotti (2023) da Embrapa Gado de Corte está no terceiro ano de uma pesquisa onde foi aplicado o Sistema Lone Tick no bioma do Cerrado, e obteve um percentual de controle igual a 82% na população de carrapatos. Os resultados da pesquisa são promissores, como a redução significativa de carrapatos a níveis considerados como não oferecendo risco a saúde a animal e não causando perdas consideráveis a produção animal.

Metodologia

O presente projeto foi submetido à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Federal de Pelotas, e aprovado em reunião no dia 16 de fevereiro de 2023, cadastrado no código CEUA 041547/2022-37.
O trabalho será desenvolvido, principalmente, no Laboratório de Doenças Parasitárias (LADOPAR), da Faculdade de Veterinária no Departamento de Veterinária Preventiva da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), em parceria com o Laboratório de Biologia Molecular Veterinária (LaBMo-Vet), da Faculdade de Veterinária, situado no Campus Capão do Leão da UFPEL.
As coletas em bovinos serão realizadas na propriedade Fazenda Martimar, localizada na Coxilha dos Piegas, 4° Distrito de Canguçu - RS, Brasil - CEP 96600-000. O período de estudo será de 3 anos, tendo o início em 2021 até o ano de 2024.
As coletas serão feitas a cada 28 dias, que é quando ocorre a troca dos bovinos de potreiro, sendo assim será coletado sangue, fezes, carrapato e também realizada a contagem do mesmo, além da pesagem dos bovinos.
O Sistema Lone Tick será implementado em uma área de 32 hectáres, que será dividida em 4 potreiros de 8 hectáres (Figura 1). Serão implementadas no sistema 16 matrizes de corte, e a população de carrapatos será acompanhada ao longo de 3 anos. A cada 28 dias os animais trocam de potreiro, em cada saída de potreiro realiza-se as coletas das matrizes. A ideia do Lone Tick é separar o carrapato do hospedeiro, deixando-o solitário e impossibilitando o encontro do carrapato com o boi. A cada 28 dias é realizada a troca de potreiros dos bovinos para um outro potreiro que já está com um vazio sanitário de 84 dias.
As amostras de sangue, fezes e carrapatos serão encaminhadas para o Laboratório de Doenças Parasitárias (LADOPAR) e Laboratório de Biologia Molecular Veterinária (LabMolVet), onde será realizada a produção de microhematócrito, esfregaço sanguíneo, OPG, biocarrapaticidograma e incubação de teleóginas ingurgitadas.

Indicadores, Metas e Resultados

Metas
a) Estabelecer um método alternativo de controle do carrapato do boi, utilizando como ferramenta o manejo rotacional de potreiros;
b) Reduzir o uso intensivo de acaricidas, diminuindo concomitantemente os custos com tratamentos.

Resultados esperados
A partir da pesquisa proposta espera-se estabelecer que o Sistema Lone Tick é eficaz no controle e redução da população de carrapatos, além de ser um método de controle sustentável, sem necessidade de aplicação de produtos químicos, reduzindo custos com o tratamento e que poderá ser utilizado em sistema orgânico de produção animal.
Este é o princípio do estabelecimento um método alternativo de controle do carrapato do boi, utilizando-se como ferramenta o manejo rotacional de piquetes, um sistema limpo e orgânico, sem o uso intensivo de acaricidas.
A partir dos dados obtidos com a pesquisa está proposto a submissão e publicação de pelo menos um artigo a uma revista classificada como “A” no “Sistema de Classificação de Periódicos, Anais e Revistas” da CAPES. Os resultados também serão divulgados em congressos e/ou simpósios relacionados a parasitologia veterinária e comporão uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia da UFPEL.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXSANDER FERRAZ
CAROLAINE GARCIA DE MATTOS
DANIEL FELIPE BUITRAGO LINARES
KAUÊ RODRIGUEZ MARTINS
RODRIGO CASQUERO CUNHA2
STHÉPHANI ALVES BRANCO CAMARGO

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
PROAP/CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 3.600,00Coordenador

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339030 - Material de ConsumoR$ 3.600,00

Página gerada em 17/10/2024 23:48:11 (consulta levou 0.090039s)