Nome do Projeto
Despertando para a Eletrônica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2023 - 01/09/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O projeto deverá criar condições para que os estudantes do curso de Engenharia Eletrônica desenvolvam oficinas de Eletrônica junto aos estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de Pelotas. Essas oficinas deverão ser desenvolvidas em salas de aula, com a presença de vinte estudantes do ensino fundamental e com a condução de três estudantes da Engenharia Eletrônica. Para turmas maiores, deverão ser alocados mais estudantes da Engenharia Eletrônica. Nessas oficinas, deverão ser passados onze experimentos nos quais serão desenvolvidos os conceitos de energia e luz, corrente e tensão, circuito elétrico, comutação, resistência elétrica e capacitância. O funcionamento do diodo, do transistor de junção bipolar, dos foto-acopladores, dos LEDs, de um circuito integrado (chip) simples (timer 555), de uma placa experimental de montagens (protoboard), de um transdutor de som com controle pelo toque e da geração de som e alarme. Esses experimentos deverão ser desenvolvidos pelos estudantes do ensino fundamental em um formato de gincana no sentido de torná-los mais lúdicos e estimulantes. O material utilizado nas oficinas, componentes eletrônicos, deverá ser obtido junto ao desmanche de equipamentos eletrônicos, aproveitando assim componentes que, via de regra, são descartados e viram lixo eletrônico. Aqueles componentes que não puderem ser obtidos dessa forma deverão ser obtidos junto às lojas de componentes eletrônicos por meio da busca de parcerias, pois estima-se um valor bem baixo para os vinte kits necessários. Ao final de cada oficina, os estudantes de Engenharia Eletrônica deverão avaliá-la e elaborar um relatório para ser discutido com os professores orientadores no sentido de aperfeiçoar o projeto ao longo de seu desenvolvimento. O projeto deverá durar dois anos, inicialmente, oferecendo atividades de extensão a estudantes de Engenharia Eletrônica, no sentido de aproximá-los da realidade do ensino fundamental, e de promover um ambiente de desenvolvimento pessoal com as ricas interações humanas advindas das atividades desenvolvidas. Várias competências poderão ser desenvolvidas, como a habilidade de lidar com grupos de pessoas, nesse caso jovens estudantes, habilidade de lidar com o ensino de Eletrônica, liderança, enfim, trata-se de uma complementação humana da formação técnica universitária na área de Eletrônica.

Objetivo Geral

Despertar em estudantes do ensino fundamental de escolas públicas o interesse pelo estudo da Eletrônica, por meio do conhecimento de princípios básicos, adquiridos via uma metodologia ativa e experimental, desenvolvida por estudantes do curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Pelotas.

Justificativa

A importância da Eletrônica, como ciência aplicada, para o desenvolvimento tecnológico é inquestionável, pois está presente em todos os segmentos da atividade humana. É inegável a presença da Eletrônica nas ciências da saúde, por exemplo, pois por meio de equipamentos eletrônicos foi possível o grande avanço no diagnóstico de várias doenças, seja através de exames clínicos laboratoriais, seja através de exames de imagem. O grande desenvolvimento da Engenharia Biomédica, que tem proporcionado tantas soluções para problemas de saúde, só teve lugar por meio do desenvolvimento da Eletrônica. Na área da agroindústria, a grande produção associada à alta produtividade e melhor uso dos recursos naturais, como o solo, se deve, de forma definitiva, ao uso intensivo da Eletrônica. Na área de geração de energia, a eletrônica nunca esteve tão presente como atualmente, pois o uso racional e viável das fontes de energia limpas e renováveis só é possível por meio de sofisticados equipamentos eletrônicos. Na área das Tecnologias de Informação e Comunicações então, o uso da Eletrônica é absolutamente massivo. Não há como se pensar em TICs sem uma Eletrônica extremamente desenvolvida, pois os computadores e seus periféricos nada mais são do que equipamentos eletrônicos.
É possível chegar ao extremo, mas não exagero, afirmando que toda a atividade humana, atualmente, depende em muito da Eletrônica e que não há ciência aplicada tão presente ao cotidiano do ser humano quanto a Eletrônica, pois ao acordarmos, geralmente despertamos com um despertador eletrônico, nos informamos por meio de um equipamento eletrônico (smartphone), acionamos um interruptor de energia elétrica, que aciona um circuito eletrônico, que faz ligar uma lâmpada de LED (componente eletrônico) e daí seguimos o dia nos envolvendo com os mais diversos tipos de equipamentos eletrônicos. Ao nos recolhermos para dormir, as últimas coisas que fazemos são colocar para carregar com energia o equipamento que passou o dia inteiro junto a nós (smartphone) e acionamos um interruptor de energia elétrica, que aciona um circuito eletrônico, para desligar uma lâmpada, que atualmente nada mais é do que um circuito eletrônico.
Enfim, descrever as aplicações da Eletrônica ao cotidiano de um ser humano médio (utilizamos esse termo para excluir aqueles que vivem intensamente com a presença da Eletrônica e aqueles que ainda vivem em comunidades muito isoladas, sem qualquer presença tecnológica) certamente irá nos levar a uma longa e detalhada descrição, pois a Eletrônica está presente, dando suporte as mais diversas atividades humanas.
Dessa forma, é também inegável a importância de se despertar o interesse dos jovens, que ainda não começaram o estudo científico, pelo estudo dessa ciência aplicada tão indispensável à atividade cotidiana do ser humano contemporâneo. Por isso, estamos propondo esse projeto de extensão que deverá, por meio de uma metodologia baseada no experimento, envolver alunos do curso de Engenharia Eletrônica na condução de oficinas de Eletrônica junto aos jovens de ensino fundamental de escolas públicas.

Metodologia

O projeto se desenvolverá basicamente em oficinas a serem desenvolvidas pelos estudantes do curso de Engenharia Eletrônica com a participação de turmas de vinte alunos de ensino fundamental de escolas públicas.
Os estudantes que irão participar do projeto deverão estar regularmente matriculados no curso de Engenharia Eletrônica e já deverão ter cursado, preferencialmente, a disciplina de Eletrônica Fundamental.
Cada oficina será desenvolvida por um grupo de três estudantes do curso de Engenharia Eletrônica, que deverá também desenvolver os kits a serem utilizados nas oficinas.
Nessas oficinas, deverão ser passados onze experimentos nos quais serão desenvolvidos os conceitos de energia e luz, corrente e tensão, circuito elétrico, comutação, resistência elétrica e capacitância. O funcionamento do diodo, do transistor de junção bipolar, dos foto-acopladores, dos LEDs, de um circuito integrado (chip) simples (timer 555), de uma placa experimental de montagens (protoboard), de um transdutor de som com controle pelo toque e da geração de som e alarme. Esses experimentos deverão ser desenvolvidos pelos estudantes do ensino fundamental em um formato de gincana no sentido de torná-los mais lúdicos e estimulantes.
O material utilizado deverá ser obtido junto ao desmanche de equipamentos eletrônicos, aproveitando assim componentes que, via de regra, são descartados e viram lixo eletrônico. Aqueles componentes que não puderem ser obtidos dessa forma deverão ser obtidos junto às lojas de componentes eletrônicos por meio da busca de parcerias, pois estima-se um valor bem baixo para os vinte kits necessários.
Ao final de cada oficina, os estudantes de Engenharia Eletrônica deverão avaliá-la e elaborar um relatório para ser discutido com os professores orientadores no sentido de aperfeiçoar o projeto.
Ao final do projeto será elaborada uma publicação com os resultados alcançados tanto sob o ponto de vista da formação dos estudantes de engenharia quanto do público alvo (estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de Pelotas).

Indicadores, Metas e Resultados

Os principais indicadores são o número de estudantes de engenharia envolvidos no projeto, o número de estudantes de ensino fundamental de escolas públicas de Pelotas alcançados pelo projeto e o resultado das avaliações dos estudantes participantes e dos professores orientadores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREI DA LUZ DOS SANTOS
CAROLINE VERGARA FONSECA NUNES
CHRISTIANO MARTINO OTERO AVILA10
CLÁUDIO MANOEL DA CUNHA DUARTE10
JEAN GARCIA RAMOS

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