Nome do Projeto
Análise das mudanças na matriz socioprodutiva da agricultura no Sul Gaúcho
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2023 - 31/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O objetivo do presente projeto é estudar as dinâmicas associadas à mudança da matriz produtiva na região sul do Rio Grande do Sul. Para tanto, será realizado um amplo levantamento histórico com base em dados secundários, no qual se buscará construir um banco de dados com os principais indicadores socioprodutivos da agricultura neste território. As fontes de obtenção dessas informações serão fundamentalmente o Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) e o Censo Agropecuário (2017), os quais permitirão construir uma série histórica das principais variáveis (produção de alimentos e de commodities). Além disso, secundariamente e para atender ao objetivo geral, serão realizadas análises socioeconômicas e estudos de caso sobre as recentes metamorfoses sociais do universo empírico estudado. Os resultados obtidos serão sistematizados e tabulados, extraindo-se daí um conjunto de elementos gráficos que permitam a compreensão do fenômeno analisado. Espera-se reunir elementos que permitam compreender os aspectos centrais da mudança da matriz produtiva nessa região.

Objetivo Geral

Analisar as dinâmicas associadas à mudança da matriz socioprodutiva na região sul do Rio Grande do Sul.

Justificativa

A base socioprodutiva da agricultura se altera ao longo do tempo, fortemente influenciada por fatores externos ligados ao processo de modernização e do preço das commodities agrícolas. As metamorfoses relacionadas a esses fenômenos têm reconfigurado o meio rural no sul gaúcho. A análise temporal desses processos socioeconômicos podem auxiliar na melhor compreensão do presente e do futuro da agricultura familiar nesta região.
A pesquisa justifica-se pela atualidade da temática e pelo fenômeno estudado possuir elevado potencial de causar impactos sociais, ambientais, culturais e econômicos no contexto empírico a ser analisado, atuando diretamente no tema da sustentabilidade.

Metodologia

Quanto aos instrumentos metodológicos dos quais se lançará mão, o estudo partirá de uma busca bibliográfica sobre o tema por meio de uma revisão sistemática de literatura. Conforme Castro (2009) a revisão de literatura sistemática é recomendada para o levantamento da produção científica disponível visando pavimentar os caminhos na direção daquilo que se deseja conhecer. Neste caso, as obras vinculadas à temática dos sistemas produtivos da agricultura familiar no Sul Gaúcho.
De outra parte, serão pesquisadas e catalogadas as séries históricas das produções agropecuárias do SIDRA/IBGE e das informações constantes no Censo Agropecuário (2017). Para o tratamento destes dados lançou-se mão da estatística básica simplificada, conforme descrito por Carvalho; Campos (2016), compreendendo: (i) coleta, organização e descrição dos dados; (ii) reunir elementos para realizar as duas etapas finais da pesquisa, que consistem em proceder à análise dos elementos para, enfim, (iii) chegar-se à uma conclusão. Desta forma será construído o banco de dados, por intermédio do qual serão extraídos os resultados finais do estudo.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta 1 - Banco de dados a partir dos dados da evolução das principais atividades realizadas na agropecuária no sul gaúcho. Indicador: Quadro comparativo e análise temporal.
Meta 2 - Estudo de caso sobre as metamorfoses no meio rural do sul gaúcho. Indicador: relação das características explicativas dos fenômenos socioeconômicos identificados.

Espera-se reunir um conjunto de subsídios que auxiliem na compreensão da dimensão das mudanças da matriz produtiva no universo empírico analisado, fornecendo elementos para eventuais intervenções – da extensão rural e do poder público em suas distintas esferas – nessa realidade com vistas a ações e projetos relacionados à sustentabilidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLÁUDIO BECKER4
GABRIELITO RAUTER MENEZES1
KETHLEN BEATRIZ DE OLIVEIRA KURTZ
MARIELEN PRISCILA KAUFMANN2
SAVANY MENDES XAVIER
TAMIRES PÔRTO LIMA

Página gerada em 28/04/2024 16:27:48 (consulta levou 0.143231s)