Nome do Projeto
Pastoreio Racional Voisin (PRV) no Centro Agropecuário da Palma: Implantação e manejo pelas Turmas Especiais de Medicina Veterinária - PRONERA/ UFPEL
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/09/2023 - 05/09/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
As demandas por tecnologias produtivas que respeitem o bem-estar animal e que sejam sustentáveis no âmbito econômico, social e principalmente ambiental, adaptada aos ODSs, são crescentes na criação animal. O Pastoreio Racional Voisin (PRV) é um método racional de manejo do complexo solo-planta-animal e consiste no pastoreio direto e em rotação das pastagens, baseado em quatro leis universais. É uma forma de produção dinâmica, altamente dependente das interações do ser humano com o ambiente e tem como principal insumo a energia solar. O Presente Projeto visa trazer elementos de ensino teórico/práticos, com formação pelo trabalho, durante o processo de formação, implementação e manejo da tecnologia, em uma área de oito hectares localizada na Fazenda Experimental da Palma, da Universidade Federal de Pelotas, local onde residem os estudantes das Turmas Especiais de Medicina Veterinária. Serão desenvolvidas ações de formação teórica permanentes, bem como formações práticas durante a execução da proposta, com intuito de construir com e para os estudantes, conhecimentos sólidos na área de produção animal sustentável. Além disso, abre perspectivas de ações futuras de extensão e pesquisa.

Objetivo Geral

Planejar e executar a implementação, e manejar um projeto de Pastoreio Racional Voisin naCentro Agropecuário da Palma com as Turmas Especiais de Medicina Veterinária, para que durante o processo possam ser construídos conhecimentos com e para os estudantes da turma, demais estudantes e a sociedade.

Justificativa

O Pastoreio Racional Voisin é uma ciência e a arte baseada em conhecimentos desenvolvidos por André Voisin e utilizada na produção animal agroecológica. Busca relação harmônica entre o solo, o pasto, os animais e os seres humanos. Ao realizar o correto manejo da pastagem e do solo no PRV (repseitando seus princípios e leis fundamentais) são alcançados melhor produtividade e bem-estar animal (SILVA et al., 2022). O direcionamento do pastoreio com a forragem no ponto ótimo de repouso, há melhor digestibilidade e consequente redução da produção de metano entérico em bovinos (PEREIRA et al., 2020), bem como resultados de balanço energético negativo ao comparar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) durante a terminação de novilhos em sistema similar ao PRV (AMP, Adaptative Multi Paddock) com confinamento (STANLEY et al., 2018).
Portanto, o PRV é uma tecnologia agroecológica de alta eficiência energética que possibilita aos animais um ambiente mais resiliente, além de contribuir com a redução do aquecimento global através da estocagem de carbono e aumento gradual da fertilidade do solo (MACHADO FILHO et al, 2021).
Em se tratando de uma área localizada em uma fazenda experimental da instituição de ensino UFPEL, a implementação de um sistema de produção agroecológico, feita pelos próprios alunos, com orientação e métodos pedagógicos, proporciona um nível de formação técnica e social relevante. Para além de ações de ensino, após ser implementado, o projeto poderá servir de espaço para desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e inclusive de extensão. Portanto, a proposta é promissora em seus vários âmbitos e possibilidades.

Metodologia

Inicialmente, a área destinada ao projeto é de oito hectares e fica localizada próxima aos alojamentos dos alunos, possibilitando um contato próximo com a rotina de trabalho. Será realizado o levantamento topográfico da área, bem como a elaboração de um projeto de divisão de área, com cerca elétrica, e hidráulica, baseado nos princípios e leis universais do PRV. Será respeitada a média de 50m2 por unidade animal terá uma fonte de água (bebedouro) em cada parcela. Também serão realizadas atividades para melhoramento do solo e da pastagem, com técnicas de sobressemeadura e plantio de mudas de forrageiras.
As atividades terão um grupo gestor, com representantes das TEMVs, um membro da Coordenação Político Pedagógica e outros participantes a nível técnico, voltado à técnica do sistema. Os trabalhos serão realizados de forma coletiva, com formações teóricas iniciais, seguidas de atividades práticas, sendo que os próprios alunos realizarão todos os processos de implantação e posterior manejo do sistema.

Indicadores, Metas e Resultados

A implementação do sistema será um primeiro passo relevante, no sentido de estar dentro dos princípios do PRV, o que possibilitará um manejo adequado do mesmo. Ao respeitar as leis universais, o manejo será realizado de forma que proporcionará uma considerável e constante melhora do solo, das pastagens e consequentemente do manejo com os animais. A proposta de que os alunos planejem e executem as atividades referentes à implementação e manejo do sistema lhes possibilitará formação sólida, em um sistema agroecológico e de alta eficiência produtiva. Uma área produtiva dentro da Universidade tem infinitas possibilidades de focos de pesquisa, bem como de ações de extensão, principalmente voltadas aos camponeses, um público que demanda por sistemas de produção que sejam adequados à sua realidade, como pequenas áreas de terra, acesso limitado à recursos financeiros e força de trabalho. Os indicadores quantitativos serão área implantada, estudantes atingidos, novas ações implementadas no projeto, e os qualitativos serão a aprendizagem dos acadêmicos envolvidos obtidos por processos permanentes de avaliação com o grupo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Alisson José Scorteganha
Andressa Caroline Carvalho dos Anjos
Antônio Carlos Ferreira da Conceição
BRUNNO SORATTO MOREIRA SILVA
Beatriz Vitoria Braga da Silva
Brena Moreira Alves
CAMILE LARISSA DA LUZ GASPERIM
CARLOS AUGUSTO GUILHERME
CLEYTON RODRIGUES CHAVES
Chiara Emili Braga Mioranza
Cipriana Therina Coimbra Carvalho
DANIELA APARECIDA MOREIRA
DANIELI RODRIGUES DA ROSA
DEISI GARCIA DOS SANTOS
Danilo Antônio Nepomuceno de Oliveira
ELISA CARVALHO DUMER
FIDEL DE SOUZA PRETTO
FLAVIO MOREIRA DE SOUZA
Fabio Junior Lopes
Felipe Persio Hences
GIBRAN SILVA SCHUERNE
Gabriel Almeide da Silva
Gabriel Felix Modesto
Gabriel Jacob Milani Rodrigues
Glauber Rocha Carneiro
HANIEL MONTEIRO CARVALHO
Iara Guedes Martins
Indayara Kauana Lima Santos Onofre Santana
JACKELINE VIEIRA LIMA
JAIME ROQUE MONTEIRO CARVALHO
JESSYCA CRISTINA TEIXEIRA LIMA
Jamile Carlinda do Nascimento Silva
Jhon Vitor Almeida da Silva
Jéssica Gulart Severgnini
KAUANY LOPES FELIX
KETHELLYN DAYANY SILVA DE OLIVEIRA
Kaio Ariel Calaça Assuncao
Karen Roberta Oliveira Dias
Kléber Kayran de Campos Borges
LAURA CAROLINA CRISTOFOLI MULLER
LUIZ FILIPE DAME SCHUCH2
Letícia Maria Da Silva Costa
Letícia Rutz Dewantier da Cruz
Lucas Cassine silveira
Luciano Bergmann da Silva
MAIZA PAIXAO SOUZA
MARIA CLARA GOMES BITTENCOURT SANTOS
MARIA DOSOCORRO SOUSA SILVA
MATHEUS SANTOS REIS
Marcelo Antonio Siqueira Figueroa
Marciane Fischer
Maria Eduarda Berlt Alves
Maria Lucia Coimbra Carvalho
Mateus Francisco Valsoler
Matheus Sauer
Nadia Camila de Souza Fernandes
Nicole Cardozo Carvalho
PABLO HENRIQUE FERREIRA DA SILVA
PEDRO ERNESTO MORAIS DA SILVEIRA
Pietro Gonçalves Coelho
ROSELI RODRIGUES DE ALMEIDA
Rafael José de Oliveira Soares
Rafael Lavoisier Milani Rodrigues
Rafaela Witcel Tosatto
Rayane Venturoso Almeida
Renato Soares dsa Silva
Renilda Loia dos Santos
SUELE DA SILVA
TAINARA ONUCZAK CAZAROTTO
THAINA BARBOSA
VANESSA OLIVEIRA BARROS
VINÍCIUS TUCHTENHAGEN GOLDAS
Vinicius da Silva Caetano
Vitória Isabel Alves de Souza
Werik Venturoso Almeida
Weslley Wagner Herculano dos Santos
inayara Karolina Lima dos Santos Onofre Santana
sara luana barbosa homerding
Ádina da Silva de Moura

Página gerada em 27/04/2024 10:32:35 (consulta levou 0.313291s)