Nome do Projeto
Pastoreio Racional Voisin (PRV) no Centro Agropecuário da Palma: Implantação e manejo pelas Turmas Especiais de Medicina Veterinária - PRONERA/ UFPEL
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/09/2023 - 05/09/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
As demandas por tecnologias produtivas que respeitem o bem-estar animal e que sejam sustentáveis no âmbito econômico, social e principalmente ambiental, adaptada aos ODSs, são crescentes na criação animal. O Pastoreio Racional Voisin (PRV) é um método racional de manejo do complexo solo-planta-animal e consiste no pastoreio direto e em rotação das pastagens, baseado em quatro leis universais. É uma forma de produção dinâmica, altamente dependente das interações do ser humano com o ambiente e tem como principal insumo a energia solar. O Presente Projeto visa trazer elementos de ensino teórico/práticos, com formação pelo trabalho, durante o processo de formação, implementação e manejo da tecnologia, em uma área de oito hectares localizada na Fazenda Experimental da Palma, da Universidade Federal de Pelotas, local onde residem os estudantes das Turmas Especiais de Medicina Veterinária. Serão desenvolvidas ações de formação teórica permanentes, bem como formações práticas durante a execução da proposta, com intuito de construir com e para os estudantes, conhecimentos sólidos na área de produção animal sustentável. Além disso, abre perspectivas de ações futuras de extensão e pesquisa.
Objetivo Geral
Planejar e executar a implementação, e manejar um projeto de Pastoreio Racional Voisin naCentro Agropecuário da Palma com as Turmas Especiais de Medicina Veterinária, para que durante o processo possam ser construídos conhecimentos com e para os estudantes da turma, demais estudantes e a sociedade.
Justificativa
O Pastoreio Racional Voisin é uma ciência e a arte baseada em conhecimentos desenvolvidos por André Voisin e utilizada na produção animal agroecológica. Busca relação harmônica entre o solo, o pasto, os animais e os seres humanos. Ao realizar o correto manejo da pastagem e do solo no PRV (repseitando seus princípios e leis fundamentais) são alcançados melhor produtividade e bem-estar animal (SILVA et al., 2022). O direcionamento do pastoreio com a forragem no ponto ótimo de repouso, há melhor digestibilidade e consequente redução da produção de metano entérico em bovinos (PEREIRA et al., 2020), bem como resultados de balanço energético negativo ao comparar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) durante a terminação de novilhos em sistema similar ao PRV (AMP, Adaptative Multi Paddock) com confinamento (STANLEY et al., 2018).
Portanto, o PRV é uma tecnologia agroecológica de alta eficiência energética que possibilita aos animais um ambiente mais resiliente, além de contribuir com a redução do aquecimento global através da estocagem de carbono e aumento gradual da fertilidade do solo (MACHADO FILHO et al, 2021).
Em se tratando de uma área localizada em uma fazenda experimental da instituição de ensino UFPEL, a implementação de um sistema de produção agroecológico, feita pelos próprios alunos, com orientação e métodos pedagógicos, proporciona um nível de formação técnica e social relevante. Para além de ações de ensino, após ser implementado, o projeto poderá servir de espaço para desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e inclusive de extensão. Portanto, a proposta é promissora em seus vários âmbitos e possibilidades.
Portanto, o PRV é uma tecnologia agroecológica de alta eficiência energética que possibilita aos animais um ambiente mais resiliente, além de contribuir com a redução do aquecimento global através da estocagem de carbono e aumento gradual da fertilidade do solo (MACHADO FILHO et al, 2021).
Em se tratando de uma área localizada em uma fazenda experimental da instituição de ensino UFPEL, a implementação de um sistema de produção agroecológico, feita pelos próprios alunos, com orientação e métodos pedagógicos, proporciona um nível de formação técnica e social relevante. Para além de ações de ensino, após ser implementado, o projeto poderá servir de espaço para desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e inclusive de extensão. Portanto, a proposta é promissora em seus vários âmbitos e possibilidades.
Metodologia
Inicialmente, a área destinada ao projeto é de oito hectares e fica localizada próxima aos alojamentos dos alunos, possibilitando um contato próximo com a rotina de trabalho. Será realizado o levantamento topográfico da área, bem como a elaboração de um projeto de divisão de área, com cerca elétrica, e hidráulica, baseado nos princípios e leis universais do PRV. Será respeitada a média de 50m2 por unidade animal terá uma fonte de água (bebedouro) em cada parcela. Também serão realizadas atividades para melhoramento do solo e da pastagem, com técnicas de sobressemeadura e plantio de mudas de forrageiras.
As atividades terão um grupo gestor, com representantes das TEMVs, um membro da Coordenação Político Pedagógica e outros participantes a nível técnico, voltado à técnica do sistema. Os trabalhos serão realizados de forma coletiva, com formações teóricas iniciais, seguidas de atividades práticas, sendo que os próprios alunos realizarão todos os processos de implantação e posterior manejo do sistema.
As atividades terão um grupo gestor, com representantes das TEMVs, um membro da Coordenação Político Pedagógica e outros participantes a nível técnico, voltado à técnica do sistema. Os trabalhos serão realizados de forma coletiva, com formações teóricas iniciais, seguidas de atividades práticas, sendo que os próprios alunos realizarão todos os processos de implantação e posterior manejo do sistema.
Indicadores, Metas e Resultados
A implementação do sistema será um primeiro passo relevante, no sentido de estar dentro dos princípios do PRV, o que possibilitará um manejo adequado do mesmo. Ao respeitar as leis universais, o manejo será realizado de forma que proporcionará uma considerável e constante melhora do solo, das pastagens e consequentemente do manejo com os animais. A proposta de que os alunos planejem e executem as atividades referentes à implementação e manejo do sistema lhes possibilitará formação sólida, em um sistema agroecológico e de alta eficiência produtiva. Uma área produtiva dentro da Universidade tem infinitas possibilidades de focos de pesquisa, bem como de ações de extensão, principalmente voltadas aos camponeses, um público que demanda por sistemas de produção que sejam adequados à sua realidade, como pequenas áreas de terra, acesso limitado à recursos financeiros e força de trabalho. Os indicadores quantitativos serão área implantada, estudantes atingidos, novas ações implementadas no projeto, e os qualitativos serão a aprendizagem dos acadêmicos envolvidos obtidos por processos permanentes de avaliação com o grupo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Alisson José Scorteganha | |||
Andressa Caroline Carvalho dos Anjos | |||
Antônio Carlos Ferreira da Conceição | |||
BRUNNO SORATTO MOREIRA SILVA | |||
Beatriz Vitoria Braga da Silva | |||
Brena Moreira Alves | |||
CAMILE LARISSA DA LUZ GASPERIM | |||
CARLOS AUGUSTO GUILHERME SOARES MARQUES | |||
CLEYTON RODRIGUES CHAVES | |||
Chiara Emili Braga Mioranza | |||
Cipriana Therina Coimbra Carvalho | |||
DANIELA APARECIDA MOREIRA | |||
DANIELI RODRIGUES DA ROSA | |||
DEISI GARCIA DOS SANTOS | |||
Danilo Antônio Nepomuceno de Oliveira | |||
ELISA CARVALHO DUMER | |||
FIDEL DE SOUZA PRETTO | |||
FLAVIO MOREIRA DE SOUZA | |||
Fabio Junior Lopes | |||
Felipe Persio Hences | |||
GIBRAN SILVA SCHUERNE | |||
Gabriel Almeide da Silva | |||
Gabriel Felix Modesto | |||
Gabriel Jacob Milani Rodrigues | |||
Glauber Rocha Carneiro | |||
HANIEL MONTEIRO CARVALHO | |||
Iara Guedes Martins | |||
Indayara Kauana Lima Santos Onofre Santana | |||
JACKELINE VIEIRA LIMA | |||
JAIME ROQUE MONTEIRO CARVALHO | |||
JESSYCA CRISTINA TEIXEIRA LIMA | |||
Jamile Carlinda do Nascimento Silva | |||
Jhon Vitor Almeida da Silva | |||
Jéssica Gulart Severgnini | |||
KAUANY LOPES FELIX | |||
KETHELLYN DAYANY SILVA DE OLIVEIRA | |||
Kaio Ariel Calaça Assuncao | |||
Karen Roberta Oliveira Dias | |||
Kléber Kayran de Campos Borges | |||
LAURA CAROLINA CRISTOFOLI MÜLLER | |||
LUIZ FILIPE DAME SCHUCH | 2 | ||
Letícia Maria Da Silva Costa | |||
Letícia Rutz Dewantier da Cruz | |||
Lucas Cassine silveira | |||
Luciano Bergmann da Silva | |||
MAIZA PAIXÃO SOUZA | |||
MARIA CLARA GOMES BITTENCOURT SANTOS | |||
MARIA DOSOCORRO SOUSA SILVA | |||
MATHEUS SANTOS REIS | |||
Marcelo Antonio Siqueira Figueroa | |||
Marciane Fischer | |||
Maria Eduarda Berlt Alves | |||
Maria Lucia Coimbra Carvalho | |||
Mateus Francisco Valsoler | |||
Matheus Sauer | |||
Nadia Camila de Souza Fernandes | |||
Nicole Cardozo Carvalho | |||
PABLO HENRIQUE FERREIRA DA SILVA | |||
PEDRO ERNESTO MORAIS DA SILVEIRA | |||
Pietro Gonçalves Coelho | |||
ROSELI RODRIGUES DE ALMEIDA | |||
Rafael José de Oliveira Soares | |||
Rafael Lavoisier Milani Rodrigues | |||
Rafaela Witcel Tosatto | |||
Rayane Venturoso Almeida | |||
Renato Soares dsa Silva | |||
Renilda Loia dos Santos | |||
SUELE DA SILVA | |||
TAINARA ONUCZAK CAZAROTTO | |||
THAINA BARBOSA | |||
VANESSA OLIVEIRA BARROS | |||
VINICIUS TUCHTENHAGEN GOLDAS | |||
Vinicius da Silva Caetano | |||
Vitória Isabel Alves de Souza | |||
Werik Venturoso Almeida | |||
Weslley Wagner Herculano dos Santos | |||
inayara Karolina Lima dos Santos Onofre Santana | |||
sara luana barbosa homerding | |||
Ádina da Silva de Moura |