Nome do Projeto
Concretizando o Futuro - FAUrb/UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/10/2023 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Educação
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
A busca por alternativas que visem minimizar os impactos ambientais causados pelo uso irracional dos recursos hídricos, descarte irregular de resíduos sólidos e pela ausência de educação ambiental nas comunidades em geral, é uma forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Propor ações que visem a educação ambiental são fundamentais e tais movimentos devem ser realizados principalmente nas escolas, pois sabe-se que o conhecimento que as crianças levam para casa tornam as medidas mais eficientes. Desta forma este projeto tem como objetivo despertar e levantar questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável das cidades, proporcionado e levando conhecimento a comunidade

Objetivo Geral

Contribuir para o desenvolvimento social, sustentável e técnico das comunidades em geral, mediante conscientização dos temas do uso racional dos recursos hídricos, descarte correto dos resíduos sólidos e seus impactos a sociedade. Através de oferta de oficinas, palestras, mesas-redondas, atividades educativas e conteúdo informativo sobre as temáticas.

Justificativa

O uso inadequado e irracional dos recursos naturais, está afetando o planeta, fatos que são retratados diariamente na mídia. Desta maneira conscientizar as comunidades do seu papel e formas de atuação são fundamentais para a redução destes impactos.
Nos últimos anos o Estado do Rio Grande do Sul vem sofrendo com a falta de chuva, que culmina no desabastecimento das cidades. Além deste problema, o uso dos recursos hídricos de forma descontrolada agrava a situação.
Promover ações que contribuam para o maior conhecimento da comunidade geral é um fator importante. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), são uma série de 17 objetivos globais estabelecidos pelas Nações Unidas como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O projeto contribui para alcançar as metas de pelo menos quatro objetivos: água potável e saneamento (ODS 6), cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11), consumo e produção responsáveis (ODS 12) e ação contra a mudança global do clima (ODS 13).
Nesse contexto, ações de sensibilização, conscientização e educação ambiental desempenham um papel fundamental para capacitar a população na construção de uma cidade mais limpa e sustentável, onde o descarte consciente e a reciclagem se tornem práticas cotidianas.

Metodologia

Promover junto à comunidade acadêmica e na comunidade em geral (principalmente nas escolas) ações que estimulem a conscientização ambiental dos participantes. Os principais temas abordados nas atividades serão o uso racional de água, destinação e reaproveitamento de resíduos sólidos.
Como método, divide-se o plano de ação extensionista em duas etapas: inicialmente ocorre um momento de capacitação dos discentes vinculados ao projeto, seguido de um segundo momento com ações na comunidade. Mais especificamente, a primeira etapa compreende a revisão sistemática sobre os temas, realizando o levantamento de indicadores e dados quanto o uso consciente e racional da água, recolhimento, destinação e reutilização dos resíduos sólidos da cidade de Pelotas e entorno, enquanto a segunda etapa será destinada a preparação e realização de oficinas, palestras, mesas-redondas, atividades criativas e divulgação de conteúdo nas redes sociais do projeto.
A UFPel mantém convênio com a Prefeitura da cidade de Pelotas/RS e através desta parceria o projeto pretende atuar junto as escolas de nível infantil e fundamental. Nas escolas de nível infantil pretende-se realizar oficinas lúdicas com a criação de brinquedos com “sucata”, ensinando as crianças a importância de separar os resíduos, como podem realizar em suas casas e como podem aproveitar e transformar estes materiais, minimizando, desta forma, o descarte irregular.
Junto as escolas de nível fundamental, pretende-se desenvolver rodas de conversa sobre a importância da separação e destinação correta, formas de reaproveitamento e reuso seguro dos materiais.

Indicadores, Metas e Resultados

Despertar a consciência ambiental dos participantes quando a importância do uso consciente da água, reciclagem dos resíduos sólidos.
Mostrar o trabalho da Instituição para alunos do Ensino Técnico, Médio, Fundamental e Educação Infantil.
Promover a interdisciplinariedade entre diferentes cursos da Instituição.
Contribuir para o melhor entendimento da prática das profissões.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIELA WETZEL FISS
ISADORA FEITOSA CAUMO
LEA ANTUNES MACHADO
LUCAS VIDAL AFONSO
MARIANA MEDEIROS GONCALES
NATALIA DOS SANTOS PETRY7
SAMANTA QUEVEDO DA SILVA

Página gerada em 28/04/2024 18:50:04 (consulta levou 0.799427s)