Nome do Projeto
Concretizando o Futuro - FAUrb/UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/10/2023 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Educação
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
A busca por alternativas que visem minimizar os impactos ambientais causados pelo uso irracional dos recursos hídricos, descarte irregular de resíduos sólidos e pela ausência de educação ambiental nas comunidades em geral, é uma forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Propor ações que visem a educação ambiental são fundamentais e tais movimentos devem ser realizados principalmente nas escolas, pois sabe-se que o conhecimento que as crianças levam para casa tornam as medidas mais eficientes. Desta forma este projeto tem como objetivo despertar e levantar questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável das cidades, proporcionado e levando conhecimento a comunidade
Objetivo Geral
Contribuir para o desenvolvimento social, sustentável e técnico das comunidades em geral, mediante conscientização dos temas do uso racional dos recursos hídricos, descarte correto dos resíduos sólidos e seus impactos a sociedade. Através de oferta de oficinas, palestras, mesas-redondas, atividades educativas e conteúdo informativo sobre as temáticas.
Justificativa
O uso inadequado e irracional dos recursos naturais, está afetando o planeta, fatos que são retratados diariamente na mídia. Desta maneira conscientizar as comunidades do seu papel e formas de atuação são fundamentais para a redução destes impactos.
Nos últimos anos o Estado do Rio Grande do Sul vem sofrendo com a falta de chuva, que culmina no desabastecimento das cidades. Além deste problema, o uso dos recursos hídricos de forma descontrolada agrava a situação.
Promover ações que contribuam para o maior conhecimento da comunidade geral é um fator importante. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), são uma série de 17 objetivos globais estabelecidos pelas Nações Unidas como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O projeto contribui para alcançar as metas de pelo menos quatro objetivos: água potável e saneamento (ODS 6), cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11), consumo e produção responsáveis (ODS 12) e ação contra a mudança global do clima (ODS 13).
Nesse contexto, ações de sensibilização, conscientização e educação ambiental desempenham um papel fundamental para capacitar a população na construção de uma cidade mais limpa e sustentável, onde o descarte consciente e a reciclagem se tornem práticas cotidianas.
Nos últimos anos o Estado do Rio Grande do Sul vem sofrendo com a falta de chuva, que culmina no desabastecimento das cidades. Além deste problema, o uso dos recursos hídricos de forma descontrolada agrava a situação.
Promover ações que contribuam para o maior conhecimento da comunidade geral é um fator importante. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), são uma série de 17 objetivos globais estabelecidos pelas Nações Unidas como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O projeto contribui para alcançar as metas de pelo menos quatro objetivos: água potável e saneamento (ODS 6), cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11), consumo e produção responsáveis (ODS 12) e ação contra a mudança global do clima (ODS 13).
Nesse contexto, ações de sensibilização, conscientização e educação ambiental desempenham um papel fundamental para capacitar a população na construção de uma cidade mais limpa e sustentável, onde o descarte consciente e a reciclagem se tornem práticas cotidianas.
Metodologia
Promover junto à comunidade acadêmica e na comunidade em geral (principalmente nas escolas) ações que estimulem a conscientização ambiental dos participantes. Os principais temas abordados nas atividades serão o uso racional de água, destinação e reaproveitamento de resíduos sólidos.
Como método, divide-se o plano de ação extensionista em duas etapas: inicialmente ocorre um momento de capacitação dos discentes vinculados ao projeto, seguido de um segundo momento com ações na comunidade. Mais especificamente, a primeira etapa compreende a revisão sistemática sobre os temas, realizando o levantamento de indicadores e dados quanto o uso consciente e racional da água, recolhimento, destinação e reutilização dos resíduos sólidos da cidade de Pelotas e entorno, enquanto a segunda etapa será destinada a preparação e realização de oficinas, palestras, mesas-redondas, atividades criativas e divulgação de conteúdo nas redes sociais do projeto.
A UFPel mantém convênio com a Prefeitura da cidade de Pelotas/RS e através desta parceria o projeto pretende atuar junto as escolas de nível infantil e fundamental. Nas escolas de nível infantil pretende-se realizar oficinas lúdicas com a criação de brinquedos com “sucata”, ensinando as crianças a importância de separar os resíduos, como podem realizar em suas casas e como podem aproveitar e transformar estes materiais, minimizando, desta forma, o descarte irregular.
Junto as escolas de nível fundamental, pretende-se desenvolver rodas de conversa sobre a importância da separação e destinação correta, formas de reaproveitamento e reuso seguro dos materiais.
Como método, divide-se o plano de ação extensionista em duas etapas: inicialmente ocorre um momento de capacitação dos discentes vinculados ao projeto, seguido de um segundo momento com ações na comunidade. Mais especificamente, a primeira etapa compreende a revisão sistemática sobre os temas, realizando o levantamento de indicadores e dados quanto o uso consciente e racional da água, recolhimento, destinação e reutilização dos resíduos sólidos da cidade de Pelotas e entorno, enquanto a segunda etapa será destinada a preparação e realização de oficinas, palestras, mesas-redondas, atividades criativas e divulgação de conteúdo nas redes sociais do projeto.
A UFPel mantém convênio com a Prefeitura da cidade de Pelotas/RS e através desta parceria o projeto pretende atuar junto as escolas de nível infantil e fundamental. Nas escolas de nível infantil pretende-se realizar oficinas lúdicas com a criação de brinquedos com “sucata”, ensinando as crianças a importância de separar os resíduos, como podem realizar em suas casas e como podem aproveitar e transformar estes materiais, minimizando, desta forma, o descarte irregular.
Junto as escolas de nível fundamental, pretende-se desenvolver rodas de conversa sobre a importância da separação e destinação correta, formas de reaproveitamento e reuso seguro dos materiais.
Indicadores, Metas e Resultados
Despertar a consciência ambiental dos participantes quando a importância do uso consciente da água, reciclagem dos resíduos sólidos.
Mostrar o trabalho da Instituição para alunos do Ensino Técnico, Médio, Fundamental e Educação Infantil.
Promover a interdisciplinariedade entre diferentes cursos da Instituição.
Contribuir para o melhor entendimento da prática das profissões.
Mostrar o trabalho da Instituição para alunos do Ensino Técnico, Médio, Fundamental e Educação Infantil.
Promover a interdisciplinariedade entre diferentes cursos da Instituição.
Contribuir para o melhor entendimento da prática das profissões.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GABRIELA WETZEL FISS | |||
ISADORA FEITOSA CAUMO | |||
LEA ANTUNES MACHADO | |||
LUCAS VIDAL AFONSO | |||
MARIANA MEDEIROS GONCALES | |||
NATALIA DOS SANTOS PETRY | 7 | ||
SAMANTA QUEVEDO DA SILVA |