Nome do Projeto
Desenho Universal: para uma engenharia inclusiva
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
14/08/2023 - 13/08/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Esse projeto busca debater sobre O Desenho Universal como conteúdo básico e indispensável para garantir a acessibilidade por meio dos princípios inclusivos, dessa forma por meio do projeto serão analisadas a legislação, as normas e os decretos relacionados ao tema às condições de acessibilidade, Contribuindo para a formação de engenheiros capazes de desenvolver e aplicar os 7 princípios do desenho universal.

Objetivo Geral

Analisar a legislação, as normas e os decretos relacionados ao tema a serem observados no projeto de ambientes, produtos e serviços adaptados às condições de acessibilidade, visando a garantia do ensino de Engenharia universal. Criação de uma rede de pesquisa, extensão e ensino em design universal no CEng. Contribuindo para a formação de engenheiros capazes de desenvolver e aplicar os 7 princípios do desenho universal.

Justificativa

A lei garante a acessibilidade por meio dos princípios inclusivos, porém cabe ao os sistemas educacionais como a UFPel que promovam uma reestruturação física e principalmente e a conscientização e debate sobre a inclusão, precisando dentro do Ceng, presença de um grupo de discussão e estudos para adequação das PPCS, com a Acessibilidade inclusiva com praticas além do papel.

Metodologia

Aplicará nessa proposta a busca de profissionais especializados que possam dar suporte ao trabalho pedagógico desenvolvido para a aplicação pratica da inclusão por meio de orientação e formação técnica e educacional para que sejam capazes de atender as mais diversas condições que venham colaborar para a efetivação de ambientes inclusivos.
Levantamento de dados voltados a desenho universal nas PPCS dos cursos do Ceng;
Desenvolvimento de Cursos e Palestras de conscientização para o Desenho Universal: métodos e técnicas básicas da engenharia inclusiva.

Indicadores, Metas e Resultados

Construção de uma rede de pesquisa, extensão e ensino em Desenho Universal: para uma engenharia inclusiva em todos os cursos do Ceng.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDIL BILHALVA DOS SANTOS
JULIANA DENISE LUDTKE BOEIRA
MAURICIO SALLES DA CONCEIÇÃO
Nataly Matos da Silva
PATRICIA SOARES BILHALVA DOS SANTOS3
SAMIRA LUCAS SILVEIRA

Página gerada em 29/04/2024 01:22:58 (atualização a cada 5 minutos)