Nome do Projeto
Mídias na escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2023 - 31/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Mídias
Resumo
O Projeto Mídias na Escola oferece formação e apoio às redes estadual e municipal de ensino da região de Pelotas para o desenvolvimento de ações que visem a reflexão sobre o papel da mídia na sociedade e o direito de comunicar, bem como ações de apoio para realização de produções para mídias (jornal, rádio, web).
Objetivo Geral
Fomentar a discussão sobre o papel das mídias na atualidade e subsidiar escolas pública na implementação de produções midiáticas voltadas à comunidade escolar.
Justificativa
O termo “comunicação” tem origem na palavra latina “communicatio”, que agrega também o significado “participação”. Para Souza, 2006, comunicar é relacionar seres humanos e, nesse sentido, comunicação é um tipo de relação que se exerce de forma intencional sobre outrem; uma ação comum da qual participam duas ou mais consciências para realizarem um ato ou atividade em torno de objetos comuns. Ou, nas palavras de Martino: “em sua acepção mais fundamental, o termo 'comunicação' refere-se ao processo de compartilhar um mesmo objeto de consciência, ele exprime a relação entre consciências” (Martino, 2002, p. 14).
Nos dias de hoje, é impossível falar de comunicação sem considerar o fenômeno dos dispositivos midiáticos que passam a se constituir como referenciais na mediação de quase todas as relações sociais, pessoais e institucionais. Esse processo social de referência é o que pesquisadores como Veron, Braga, Fausto Neto, Ferreira, entre outros, denominam de midiatização. A midiatização é o processo em que os meios de comunicação assumem o papel de organizadores e dinamizadores dos circuitos de comunicação da sociedade, modificando os modos de ver, de sentir e de pensar. Todavia, também é importante trazer à discussão o que vem caracterizando a produção na internet e tenciona o campo da comunicação: o compartilhamento do lugar de dizer – a mídia não detém mais a exclusividade da pauta.
Considerando que a mídia corporativa no Brasil tem assumido um protagonismo político determinante, impondo suas agendas políticas e econômicas à revelia dos processos democráticos, escamoteando as suas intenções a pretexto de trazer informação, torna-se fundamental investir na formação dos estudantes nos diferentes níveis de ensino para que compreendam os processos de produção e circulação por meio da mídia de informações e de discursos na sociedade.
Assim, esse projeto se justifica 1º) pela discussão que busca fomentar junto aos professores da rede pública – ensino fundamental e médio sobre o papel das mídias na atualidade; 2º) pelo apoio que pretende dar a iniciativas de produção midiática (impressa e online) nas escolas da região.
Nos dias de hoje, é impossível falar de comunicação sem considerar o fenômeno dos dispositivos midiáticos que passam a se constituir como referenciais na mediação de quase todas as relações sociais, pessoais e institucionais. Esse processo social de referência é o que pesquisadores como Veron, Braga, Fausto Neto, Ferreira, entre outros, denominam de midiatização. A midiatização é o processo em que os meios de comunicação assumem o papel de organizadores e dinamizadores dos circuitos de comunicação da sociedade, modificando os modos de ver, de sentir e de pensar. Todavia, também é importante trazer à discussão o que vem caracterizando a produção na internet e tenciona o campo da comunicação: o compartilhamento do lugar de dizer – a mídia não detém mais a exclusividade da pauta.
Considerando que a mídia corporativa no Brasil tem assumido um protagonismo político determinante, impondo suas agendas políticas e econômicas à revelia dos processos democráticos, escamoteando as suas intenções a pretexto de trazer informação, torna-se fundamental investir na formação dos estudantes nos diferentes níveis de ensino para que compreendam os processos de produção e circulação por meio da mídia de informações e de discursos na sociedade.
Assim, esse projeto se justifica 1º) pela discussão que busca fomentar junto aos professores da rede pública – ensino fundamental e médio sobre o papel das mídias na atualidade; 2º) pelo apoio que pretende dar a iniciativas de produção midiática (impressa e online) nas escolas da região.
Metodologia
A metodologia se sustenta na realização de reuniões com as escolas, prevendo a construção coletiva das ações, partindo das vivências, das experiências e dos conhecimentos que a comunidade escolar já têm sobre os fenômenos de comunicação e o uso dos dispositivos midiáticos. O projeto prevê duas ações, atendendo a demanda da escola parceira e de outras que venham a ser contadas:
Ação 1 – Jornal escolar comunitário
Esta ação será desenvolvida com a comunidade escolar, que será responsável, juntamente com a equipe do
projeto, pela elaboração do jornal impresso e do formato a ser disponibilizado nas redes sociais da escola. Serão feitas reuniões gerais para discutir o formato da publicação e para definir as pautas e organização da publicação. Os textos e imagens serão elaborados pela escola e o trabalho de tratamento de imagens, redação e revisão de textos e diagramação será realizado pela equipe da UFPel. A distribuição do jornal à comunidade, cuja tiragem será de 500 exemplares, será feita pela escola.
Ação 2 – Formação em mídia e sociedade
Esta ação será realizada com grupos de professores em cinco escolas, com foco na relação das mídias/tecnologias com a sociedade e com a escola. Serão apresentados fundamentos teóricos e metodológicos para trabalhar a questão midiática em sala de aula e, a partir do que propõe a Base Curricular Nacional, os participantes serão chamados a propor formas de melhorar/resolver os problemas levantados no grupo.
Ação 1 – Jornal escolar comunitário
Esta ação será desenvolvida com a comunidade escolar, que será responsável, juntamente com a equipe do
projeto, pela elaboração do jornal impresso e do formato a ser disponibilizado nas redes sociais da escola. Serão feitas reuniões gerais para discutir o formato da publicação e para definir as pautas e organização da publicação. Os textos e imagens serão elaborados pela escola e o trabalho de tratamento de imagens, redação e revisão de textos e diagramação será realizado pela equipe da UFPel. A distribuição do jornal à comunidade, cuja tiragem será de 500 exemplares, será feita pela escola.
Ação 2 – Formação em mídia e sociedade
Esta ação será realizada com grupos de professores em cinco escolas, com foco na relação das mídias/tecnologias com a sociedade e com a escola. Serão apresentados fundamentos teóricos e metodológicos para trabalhar a questão midiática em sala de aula e, a partir do que propõe a Base Curricular Nacional, os participantes serão chamados a propor formas de melhorar/resolver os problemas levantados no grupo.
Indicadores, Metas e Resultados
Meta 1: Assessorar a comunidade escolar na produção e veiculação de seus próprios conteúdos nas formas impressa e eletrônica.
Indicador 1: capacitação da comunidade escolar na produção de conteúdos para veiculação nas mídias.
Resultado Esperado: comunidade escolar produz seus próprios conteúdos e os veicula no jornal escolar, em mídia eletrônica e nas redes sociais.
Meta 2: Refletir sobre a lógica midiática no contexto da sociedade midiatizada; construir coletivamente propostas de trabalho em sala de aula visando à formação dos estudantes.
Indicador: reconhecimento dos modos como a mídia se constitui como referencial para os processos sociais.
Resultado Esperado: professores de diferentes áreas participam dos encontros; docentes refletem sobre como a midiatização redefine os modos de ser, de viver; professores discutem propostas de intervenção em sala de aula.
Indicador 1: capacitação da comunidade escolar na produção de conteúdos para veiculação nas mídias.
Resultado Esperado: comunidade escolar produz seus próprios conteúdos e os veicula no jornal escolar, em mídia eletrônica e nas redes sociais.
Meta 2: Refletir sobre a lógica midiática no contexto da sociedade midiatizada; construir coletivamente propostas de trabalho em sala de aula visando à formação dos estudantes.
Indicador: reconhecimento dos modos como a mídia se constitui como referencial para os processos sociais.
Resultado Esperado: professores de diferentes áreas participam dos encontros; docentes refletem sobre como a midiatização redefine os modos de ser, de viver; professores discutem propostas de intervenção em sala de aula.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DANIEL MARQUES MACHADO | |||
LARA NASI | 2 | ||
MARCIA DRESCH | 6 | ||
RICARDO ZIMMERMANN FIEGENBAUM | 3 |