Nome do Projeto
NEFROVET
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/10/2023 - 01/08/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde Animal
Resumo
O estudo das doenças que acometem os rins dos animais representa importante ramo da patologia veterinária e o detalhamento das inúmeras etiologias que podem estar envolvidas nos processos é bastante complexo. Além disso, com o aumento da expectativa de vida dos animais de estimação (pets) e com maior interesse dos tutores pela saúde desses animais, a nefrologia vem ganhado destaque. O rim é o principal órgão envolvido na manutenção de um ambiente extracelular constante no organismo. As funções homeostáticas vitais exercidas por este órgão incluem produção de urina (com o propósito de eliminar os resíduos metabólicos), regulação do equilíbrio ácido-base, função endócrina (eritropoietina, renina, cininas, prostaglandinas e 1,25 di-hidroxicolecalciferol - calcitriol) e manutenção das concentrações de cloreto de sódio e água Para uma função renal adequada é necessário um tecido renal normal, adequada perfusão sanguínea e eliminação normal de urina pelo sistema urinário O sistema urinário pode ser exposto a estímulos nocivos por ascensão do exterior via uretra, bexiga e ureteres, por via hematógena e pela exposição de substâncias pré-formadas ou metabolizadas localmente.

Objetivo Geral

Difundir para a comunidade em geral e em especial para tutores de cães e gatos, a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das nefropatias nesses animais.

Justificativa

Com o aumento da expectativa de vida dos animais de estimação (pets) e com maior interesse dos tutores pela saúde desses animais, a nefrologia vem ganhado destaque por envolver doenças que afetam frequentemente animais idosos. Também, esses animais se tornam verdadeiros membros das fam´lias e portanto, a divulgação de orientações sobre como melhorar a qualidade de vida desses pets, torna-se fundamental e nesse contexto a universidade deve exercer seu papel sendo fomentadora e divulgadora desses conhecimentos.

Metodologia

Serão realizadas ações com alunos de graduação do curso de medicina veterinária , os quais , acompanhados de docentes, promoverão eventos de divulgação ou irão a eventos de colaboradores onde haverá distribuição de folders informativos sobre as nefropatias e orientações gerais e específicas sobre o tema.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que a comunidade obtenha maiores conhecimentos a cerca das nefropatias e com isso procure os serviços de médicos veterinários e assim que os animais pets tenham melhor qualidade de vida. Assim esperamos que ao difundir orientações sobre os problemas renais, estejamos ajudando aos tutores e população em geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DO AMARAL
CRISTINA GEVEHR FERNANDES1
FABIANE BORELLI GRECCO1
JÚLIA VARGAS MIRANDA

Página gerada em 28/04/2024 14:00:22 (consulta levou 0.131667s)