Nome do Projeto
De Galileu ao Hubble: A Evolução das Imagens na Astronomia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Neste projeto será retomada a exposição montada localmente para o Ano Internacional da Astronomia, em 2009, sobre os objetos celestes observados por Galileu Galilei. A exposição mostrava alguns objetos que Galileu observou usando pela primeira vez um telescópio e apresenta reproduções de seus desenhos e painéis da sonda Voyager, dos anos 70, doados por professores do Departamento e Astronomia da UFRGS. Na nova versão da exposição, pretendemos ampliá-la inserindo imagens das novas gerações de telescópios, em especial do telescópio espacial Hubble da NASA que ainda hoje nos brinda com imagens incríveis do Cosmos. A comparação da evolução das imagens de cerca de três décadas entre a Voyager e o Hubble é impressionante quando comparado à evolução dos quase quatrocentos anos entre Galileu e a Voyager. A partir daí poderemos mostrar como a tecnologia de imageamento é importante para o desenvolvimento da Astronomia. Uma característica especial deste projeto é que faremos duas versões dessa exposição: uma real, a ser exposta em espaços da universidade e da cidade; e outra virtual, a ser exposta num ambiente virtual que está sendo desenvolvido pelo IFM através do professor Carlos Campani, o V-GRID. A exposição “De Galileu ao Hubble – A Evolução das Imagens na Astronomia” comporá a primeira experiência de inserção de conteúdos científicos do projeto de pesquisa "V-GRAD - Virtualidade aplicada à educação e GeRação de ambientes interativos e colaborativos 3d para a formação em Arquitetura e Design".

Objetivo Geral

Conceber, elaborar e executar uma exposição (real e virtual) de Astronomia que divulgue a evolução do imageamento promovido por essa área e experimentando a divulgação científica virtual, em contraposição à exposição presencial.

Justificativa

A Divulgação Científica é reconhecidamente uma área que precisa ser desenvolvida para estimular nas pessoas o gosto pela ciência e tecnologia, com sua implicações na cidadania. A Astronomia tem sido a porta de entrada para a divulgação científica uma vez que é a área de maior interesse e admiração por parte da população em geral. A curiosidade e a beleza do Universo atrai todas as idades e classes sociais. É importante mostrar a importância do desenvolvimento do imageamento para podermos ter acesso a novas informações sobre os astros e também suas implicações na tecnologia de outras áreas, como a ressonânica magnética, por exemplo, A busca de conhecimento científico ocorre na medida que desenvolvemos e aperfeiçoamos as técnicas de imageamento. E as aplicações dessas técnicas não se resumem ao uso que as promoveu. O meio virtual está presente no nosso cotidiano e pode revelar-se como um grande aliado da divulgação científica considerando o acesso cada vez maior das pessoas. O uso de um ambiente interativo virtual 3D, desenvolvido através da colaboração de profissionais de várias áreas é uma oportunidade de experimentarmos uma ação como uma exposição virtual (contraposta à exposição real).

Metodologia

O projeto seguirá as fases de planejamento, com seleção das imagens, elaboração dos painéis e dos conteúdos a serem trabalhados; de execução, com as exposições real e virtual ocorrendo simultaneamente; e de avaliação, quando analisaremos o impacto e a relevância do projeto a partir de instrumentos avaliativos elaborados pela equipe.

Indicadores, Metas e Resultados

A expectiativa do projeto é atingir o maior número possível de pessoas e também de conseguir mostrar a importância das imagens para o desenvolvimento da Astronomia. Assim, avaliaremos se os objetivos colocados foram atingidos através do acompanhamento dos acessos virtuais ao ambiente virtual e ao registro de presença na exposição real.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA DE MACEDO SOARES SILVEIRA
CARLOS ANTONIO PEREIRA CAMPANI2
LUANA SERRA MACÊDO CORRÊA
VIRGINIA MELLO ALVES4

Página gerada em 06/08/2020 21:38:01 (consulta levou 0.098320s)