Nome do Projeto
Núcleo de Ensino e Pesquisa em Filosofia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/08/2023 - 18/08/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Filosofia tem por intuito básico integrar as atividades de ensino e pesquisa em Filosofia, indissociáveis, mas com suas especificidades próprias, buscando propiciar aos alunos a pesquisa sobre as temáticas próprias à Filosofia, à luz, precípua e fundamentalmente, do instrumental necessário ao desenvolvimento do ensino de Filosofia, tanto no que se refere ao ensino médio quanto no que se refere ao ensino superior. Cabe ressaltar que o projeto visa promover a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social; a formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular; a produção de mudanças na própria instituição superior e nos demais setores da sociedade, a partir da construção e aplicação de conhecimentos, bem como por outras atividades acadêmicas e sociais; a articulação entre ensino/extensão/pesquisa, ancorada em processo pedagógico único, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico.

Objetivo Geral

O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Filosofia (NEPFIL) tem por objetivo precípuo o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão, tendo por base o princípio básico de que é preciso ampliar a vivência universitária, colocando o estudante em contato com públicos externos à universidade e favorecendo que novos conhecimentos, além dos que são proporcionados no ambiente do seu curso, sejam apresentados. Uma das possibilidades para a realização deste objetivo é a participação em ações editoriais, como na publicação de livros autorais, coletâneas e traduções que viabilizem o acesso livre e irrestrito de materiais produzidos no âmbito do curso.

Justificativa

A falta de materiais sistematizados em uma única plataforma dificulta o acesso por parte dos alunos de graduação (e também para professores e alunos da educação básica). Neste sentido, desde o ano de 2014 o NEPFIL online vem realizando publicações (livros digitais) que são utilizados por alunos e pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras. Em 2017 foi firmada uma parceria com a Editora da UFPel para a publicação de livros eletrônicos com duplo selo (o que se mantém até o momento). Trata-se de uma iniciativa extremamente importante para difundir pesquisas e materiais didáticos de qualidade e gratuitamente para a comunidade acadêmica.

Metodologia

O NEPFIL online conta com um comitê editorial composto por pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras. O comitê avalia as submissões de manuscritos e quando aprovados eles são diagramados, os metadados são enviados à Câmara Brasileira do Livro para a obtenção de ISBN através de nosso próprio selo editorial. Os livros são publicados no formato de livros digitais no formato PDF e publicados na página wp.ufpel.edu.br/nepfil. Cabe ressaltar que todos os volumes publicados recebem uma licença Creative Commons e possuem acesso totalmente gratuito para leitura online ou para download.

Indicadores, Metas e Resultados

O NEPFIL online já conta com um acervo de 102 títulos publicados nos últimos 09 anos (uma média de 10 livros por ano). Nossa meta principal é ampliar o volume de publicações anuais, melhorar o layout do site e ampliar a divulgação das publicações em diversas plataformas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JULIANO SANTOS DO CARMO20
MARIANA MARQUES BURKLE

Página gerada em 28/04/2024 16:16:23 (consulta levou 0.171593s)