Nome do Projeto
GEEU - Grupo de Estudos em Etnomusicologia da UFPEL
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
08/09/2023 - 20/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A proposta de criação do GEEU - Grupo de Estudos em Etnomusicologia da UFPEL parte de uma demanda e iniciativa de estudantes do curso de Bacharelado em Música - Ciências Musicais da UFPEL. Integrando também estudantes de outros cursos de graduação e pós-graduação, o grupo visa construir uma agenda de estudos e debates sobre etnomusicologia e suas relações multidisciplinares, realizados através de reuniões periódicas, com temáticas selecionadas e atividades geridas pelas estudantes. O projeto tem potencial para fortalecer a formação discente em etnomusicologia.

Objetivo Geral

Compor um grupo de estudos com reuniões periódicas para realizar discussões sobre etnomusicologia, com temáticas diversas e sob uma perspectiva multidisciplinar.

Justificativa

A etnomusicologia, enquanto abordagem que encara a música como fenômeno sociocultural, é um eixo de estudos central dentro do curso de Bacharelado em Música - Ciências Musicais da UFPEL, estando presente tanto de forma transversal no currículo quanto em componentes curriculares obrigatórios do curso. A proposta de criação do GEEU - na medida em que visa proporcionar um espaço de estudo e discussão aberto, multidisciplinar e integrador, que possa reunir estudantes de diferentes semestres do curso, bem como de outros cursos de graduação e pós-graduação - contribuirá de forma relevante para a formação dos discentes.

Metodologia

O grupo operará através de reuniões periódicas (de frequência semanal ou quinzenal), com duração de duas horas, baseadas na presença de palestrantes convidados e/ou no estudo e discussão de textos selecionados conforme temas de interesse do grupo.

Indicadores, Metas e Resultados

Metas: 1. Proporcionar reflexões e discussões, em grupo, acerca da etnomusicologia como uma perspectiva importante para o campo da música. 2. Propiciar aos discentes de graduação em música contato com a multidisciplinaridade possível se tratando do estudo científico da música. 3. Realizar leituras sobre o campo etnomusicológico e áreas afins. 4. Fomentar a formação em etnomusicologia e a produção de textos para eventos científicos e publicações.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Bolaji Oluwaseun Fatimah
DEMETRIUS SILVA DA ROSA
Felipe Marques da Silva
Henry Rafael Vallejo Infante
JOAO ALEXANDRE STRAUB GOMES2
Jean Peterson Notis
LEON MCLOUIS BORGES DE LUCAS
LUCAS NUNES DA SILVA BARROS
LUIS FERNANDO HERING COELHO1
LÍGIA POLIANA DE OLIVEIRA
LÍGIA POLIANA DE OLIVEIRA
MARIANA BRAUNER LOBATO
OLGA GENI PINTO JECK CABRAL
PATRICIA CRISTINA PEROTE DO NASCIMENTO
PAULO HENRIQUE SEVIDANES JUNIOR
YARANA ESTER DE CAMPOS BORGES

Página gerada em 28/04/2024 21:03:01 (consulta levou 0.182938s)