Nome do Projeto
Síntese, reatividade e atividade biológica de calcogenilcurcuminóides e calcogenilturmeronas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/02/2024 - 31/01/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O Ministério da Saúde (MS) vem incentivando iniciativas para a promoção de pesquisa e de desenvolvimento sustentável de tecnologias e inovações nas diversas fases da cadeia produtiva de plantas medicinais, visando gerar produtos de interesse para o SUS. O Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápico elaborou a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde (ReniSUS), relacionando 71 espécies com potencial terapêutico. As substâncias voláteis e não voláteis presentes nestas plantas, podem ser utilizadas na forma de mistura ou purificadas e submetidas à formulação, caracterizando-se como exemplo de green drug. A modificação química destas substâncias leva à obtenção de novas moléculas semissintéticas com potencial biológico e farmacológico, caracterizando-se em uma outra rota para a obtenção de green drugs e contribuindo para a cadeia produtiva destes recursos renováveis.
O uso de matéria-prima de fonte renovável e a síntese de compostos organocalcogênios (S, Se e Te) têm sido foco de nossos estudos desde 2003. Entre as espécies relacionadas pela ReniSus, o Eucalyptus globulus, a Eugenia uniflora e a Tagetes minuta foram utilizadas em nossos estudos como fonte de matéria-prima renovável visando a modificação química de grupos funcionais e/ou a adição de grupos organocalcogênios. Com isso, foram obtidas novas classes de substâncias semissintéticas que têm apresentado aumento na reatividade e na seletividade de suas reações, além de atribuir ou potencializar atividades biológicas e farmacológicas. No momento, nosso interesse está na Curcuma longa Linn. que é conhecida popularmente como cúrcuma, açafrão ou turmérico. Sua cultura tem função social importante, pois é feita por pequenos produtores, principalmente no estado de Goiás, com a utilização de mão de obra familiar.
A composição química da cúrcuma é variada e está presente em maior proporção nos rizomas da planta. O óleo essencial (OET) é constituído majoritariamente por um dos isômeros da turmerona e apresenta potencial terapêutico para diferentes atividades farmacológicas, mas há poucos estudos relacionados aos componentes isolados. A fração não-volátil é constituída por curcuminóides, em especial a curcumina (72-78%) que é a principal responsável pelas atividades farmacológicas da cúrcuma. Muitos estudos vêm sendo realizados visando produzir análogos e derivados da curcumina com o objetivo de melhorar a farmacocinética, mas mantendo, melhorando ou conferindo novas atividades farmacológicas. Estruturalmente, a curcumina apresenta diferentes sítios reativos que permite obter vários derivados que em muitos casos apresentam atividades superiores à curcumina. Entretanto, até o momento, há apenas poucos derivados da curcumina contendo grupos organoenxofre e não foram encontrados derivados com grupos organosselênio e não foram encontrados derivados organocalcogenados da turmerona.
Considerando a crescente aplicação dos compostos organocalcogenados em diversas áreas, propomos neste projeto estudar a obtenção de novos compostos organocalcogenados semissintéticos derivados da curcumina e da turmerona presentes nos rizomas da Curcuma longa L. Posteriormente, estudar suas possíveis aplicações sintéticas e atividades biológicas e farmacológicas. Espera-se agregar valor à Curcuma longa L. e contribuir para a cadeia produtiva de plantas aromáticas e medicinais da ReniSus e fortalecer a agricultura familiar.
Objetivo Geral
Este projeto visa estudar a obtenção de novos compostos organocalcogenados semissintéticos derivados da curcumina e da turmerona presentes nos rizomas da Curcuma longa L. Para isso, pretende-se estudar o desenvolvimento de metodologias sintéticas mais eficientes e mais limpas de acordo com alguns dos princípios da química verde e sustentável, utilizando energias alternativas (luz, ultrassom, micro-ondas), reagentes seguros e solventes verdes (PEG-400, glicerol, etanol). Posteriormente, pretende-se estudar suas possíveis aplicações sintéticas e atividades biológicas/farmacológicas (antimicrobiana, antioxidante, antinociceptiva, antidepressiva, anti-inflamatória, anticâncer) através da colaboração dos grupos de pesquisa parceiros na UFPel e em outras IEs. Espera-se desta forma, agregar valor à Curcuma longa L., contribuindo para a cadeia produtiva de plantas aromáticas e medicinais da ReniSus e assim, fortalecer a agricultura familiar.